Bem vindos a mais um artigo do Caminha Gente através do Projeto Paulistando no ES, hoje vamos te apresentar a cidade de número 61 e te mostrar O QUE CONHECER EM MONTANHA ES.

Um município que se localiza no estremo norte do Estado do Espirito Santo e que desperta curiosidade por ser uma cidade mais ao norte e se chamar Montanha sem haver montanhas ao ser redor.

Ficou curioso? Então venha viajar através de nossa experiência nesse município de numero sessenta e um.

O QUE CONHECER EM MONTANHA ES

Montanha é um município de pessoas simples, mas que recebe seus visitantes com simpatia e carisma através de seus moradores que se orgulham do lugar onde moram.

Andamos pela cidade e acabamos descobrindo que o município recentemente inaugurou uma barragem e que promete agitar os fins de semana da população e também da região mais próxima, pois o local está sendo preparado para receber turistas com uma estrutura de quiosques, arborização, estacionamento e banheiros para atender quem vem conhecer e passar o dia de lazer com a família e amigos.

A cidade também é composta por obras como: ESTÁDIO MUNICIPAL OTTO LOTHAR REUTER LIMA que recebe jogos regionais e também alguns eventos de maior porte e o TEATRO MUNICIPAL OSWALDO LOPES que atende a população na parte cultural como apresentações e mostra de alguns festivais como mostra de cinema.

Como toda cidade do interior, não poderia deixar de existir a IGREJA CENTRAL que se torna o chamariz e o ponto de encontro da população no cair da noite e nos fins de semana, afinal, após a missa sempre rola aquele lanchinho em família e a paquera da garotada.

O município conta com uma Rodoviária que recebe quem chega e quem se vai deixando saudade pra traz.

MARCO DA TRÍPLICE DIVISA

Enquanto andávamos pelas ruas da cidade e conversávamos com alguns munícipes, fomos informados que não muito distante dali há uma evidencia da velha história da GUERRA DO CONTESTADO.

Para quem não leu os artigos anteriores de MUCURICI, PONTO BELO E ECOPORANGA vou resumir rápido o que foi a GUERRA DO CONTESTADO.

Essa guerra se deu pela briga de posse dos três Estados vizinhos Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo, pois todos queriam ficar com um pedacinho que por coincidência ficava nos municípios acima sitados, daí os três estados resolveram medir forçar e ver quem ficaria com cada pedacinho.

Essa guerra durou anos e pelo jeito ainda se estender, mais agora de forma mais burocrática e politica onde não precisa ter sangue e nem guerra.

Andamos por mais ou menos 26 km por estrada de chão batido, comendo poeira e debaixo de um sol escaldante e infelizmente não encontramos o tal marco que mostra a primeira divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo.

Infelizmente tivemos que desistir e deixar aqui nossa dica para que o município preserve esse pedaço da história que é importante para, não só de Montanha, mas também, na história do povo Espírito-santense.

Montanha é formada por vários distritos e comunidades, até encontramos uma que parecia uma cidade fantasma onde se tem diversas casas abandonadas e vazias habitadas por diversos cachorros e uma velha igrejinha abandonada, uma cena digna de filme de terror.

igreja-abandonada-em-montanha-es

Andamos por algumas delas como :

TAQUARINHA que é apelidada e chamada carinhosamente de Três Corações por ter o marco de encontro dos três Estados MG, BA e ES.

CRISTAL DO NORTE um lugarzinho simpático que reúne centenas de pessoas com suas festas de Vaquejadas e muito forro.

VINHÁTICO um distrito que possui um santuário que chama á atenção, o SANTUÁRIO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.

santuário-imaculado-coração-de-maria-em-montanha-es

GOSTOU DAS DICAS?

Gostou das dicas e das informações que passamos sobre o município de Montanha?

Nossa visão da cidade no geral foi boa, pois se trata de um município de gente simples, carismática e trabalhadora, não houve um minuto ou dia sequer que encontramos algum morador insatisfeito com o lugar onde mora.

O clima por lá é bem elevado, portanto, se passar por lá, lembre de levar protetor solar e muita água.

Conheça o Espírito Santo, sua história e seu povo.