Bem vindos a Barra de São Francisco, nosso 68º município capixaba visitado pelo Projeto Paulistando no ES.

Hoje chegamos a cidade que não para de progredir e que mostra suas belezas escondidas, Barra de São Francisco, situada a 250 km de distancia da Capital Vitória-ES, aproximadamente 4hs de viagem que valem a pena.

Hoje, vamos te mostrar O QUE CONHECER EM BARRA DE SÃO FRANCISCO ES cidade que fica ao extremo norte do Estado do Espírito Santo e que faz divisa com Minas Gerais.

Barra de São Francisco fez parte da historia da Guerra do Contestado, conflito esse que envolveu os Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia por liderança de território.

Hoje, em alguns municípios do extremo norte do Espírito Santo é possível notar as divisas que atravessam algumas cidades ao meio ou parte do asfalto Minas ou Bahia no meio do Espírito Santo.

Mas isso não impede do Espirito Santo ser lindo e com tantas riquezas naturais que já possui, pois a abundancia em cachoeiras, rios, lagoas e orla marítima são impressionantes.

Devido a esse conflito, Barra de São Francisco ficou conhecida como a “Sentinela Capixaba” em homenagem aos agricultores e policiais que perderam suas vidas fazendo sentinela para que tivessem suas terras invadidas por desbravadores de outro estado.

Hoje a frase “Sentinela Capixaba” faz parte do brasão da Bandeira do município com muito orgulho e preservando a memoria dos que resistiram com bravura e valentia em defesa de seu território.

Agora, que já te contamos um pouco sobre esse município de gente valente, vamos te apresentar alguns pontos que se destacaram, no nosso ponto de vista, na cidade.

Acompanhe abaixo.

Onde se hospedar em BARRA DE SÃO FRANCISCO

PROCURANDO HOSPEDAGEM? CLIQUE AQUI!

O QUE CONHECER EM BARRA DE SÃO FRANCISCO ES

O CENTRO DA CIDADE

Esperávamos uma cidade de características bem interioranas, com centro pequeno, casas históricas e gente sentada a praça jogando conversa fora e crianças correndo de um lado para outro, mas não, tivemos uma surpresa.

Um centro bem movimentado, com diversas lojas, mercados grandes, padarias, farmácias e uma Rodoviária bem ao centro que fica de frente com uma galeria de lojas e a Igreja Matriz São Francisco de Assis, alias, você sabia que quem nasce em Barra de São Francisco é Franciscano?

igreja-são-francisco-de-assis-em-barra-de-são-fracisco-es
Igreja Matriz São Francisco de Assis, município de Barra de São Francisco-ES

Pois bem, outra coisa que nos chamou a atenção foi o reaproveitamento de caixas d’água de amianto, aquelas antigas caixas de cimento, elas ganharam destaque nas avenidas da cidade se tronando belos jardins e até hortas comunitárias, onde se pode colher alecrim, pimenta e até boldo.

Achei a ideia espetacular, quantas vezes chegamos a cidade com algum problema estomacal e não encontramos farmácias abertas e poderíamos ter ao alcance, um remédio natural.

Fica a dica para outras cidades, a ideia é muito perfeita.

praça-central-de-barra-de-são-grancisco-es
Praça Senador Atílio Vivacqua, município de Barra de são Francisco-ES

Outro ponto que chamou a atenção é a praça central da cidade a Praça Senador Atílio Vivacqua, que, por apresentar ser uma praça bonita, está merecendo atenção, alguns bancos quebrados e falta um pouco de manutenção ao redor. Cremos que isso em breve será acertado, pois o cartão de visita da cidade não pode ser deixado de lado.

Fica a nossa dica para os governantes e também para a população está preservando o que pertence a eles.

PRECISA ALUGAR UM CARRO? VEJA AQUI!

CACHOEIRA DOS MOLS

Depois do tour pelo centro, partimos em busca de um lugar indicado por uma seguidora que nos disse existir uma cachoeira muito bonita na região, a Cachoeira dos Mols.

cachoeira-dos-mols-em-barra-de-são-francisco-es
Cachoeira dos Mols, município de Barra de São Francisco-ES

Se é pra desbravar, lá vamos nós, achar a tal cachoeira que, por sinal, pelas fotos que havia visto é muito linda.

Seguimos em direção a placa que indicava para a AABB da cidade e fomos a procura desse lugar lindo; andamos por volta de uns 40 minutos até acharmos a cachoeira, e olha que quase passamos batidos, pois a cabeceira da cachoeira beira a estrada e se você não perguntar, também não vai percebe-la.

Depois de acharmos, ficamos sabendo que o local dará lugar a uma captação de água para o município e que em breve nadar ali não será mais permitido.

Já que está pronta a barragem mais abaixo, construída para acumular a água que desce da bela queda d’água.

Como estávamos procurando um lugar para passar a noite, foi ali o nosso lugar escolhido para armar as barracas e passar uma noite bem tranquila ao som das águas da cachoeira.

cachoeira-dos-mols-em-barra-de-são-francisco.es
A bela cachoeira impressiona quem a visita.

Mas, não tínhamos ideia do que nos esperava, nuvens ao sul estavam anunciando que iriamos ter uma noite cheia de chuva, e assim foi.

Roger ficou acampado a beira da cachoeira e eu, Marcio e Wolverine tivemos que subir, já que a subida anunciava que se ficássemos ali em baixo, pela manhã não iriamos conseguir subir com o carro.

Então, tomamos a decisão de subir antes da chuva e dormir dentro do carro mesmo, assim foi nossa noite, dentro do carro, muita chuva, raios e trovões a noite toda e preocupados com Roger a beira da cachoeira, afinal, trombas d’água podem acontecer inesperadamente.

Mas graças a Deus tudo deu certo e pela manhã fomos em direção a outro ponto que pretendíamos conhecer, a Cachoeira do Zé do Pão, também indicação de outra seguidora.

CACHOEIRA DO ZÉ DO PÃO

E lá fomos nós em direção a BR que dá acesso a Ecoporanga e logo vimos a placa, escondidinha a beira da estrada coberta de mato que indicava que ali era a entrada para Monte Sinai.

Paramos, tiramos o mato que cobria a placa e seguimos em direção a cachoeira, rezando para que a estrada estivesse boa, afinal, choveu a noite anterior toda, mas o sol havia dado o ar da graça até o momento em que havíamos encontrado o caminho para a cachoeira.

cachoeira-do-zé-do-pão-em-barra-de-são-francisco-es
Cachoeira Zé do Pão, comunidade Monte Sinais, município de Barra de São Francisco-ES

Passamos por belas paisagens, lugares de tirar o folego e quando estávamos próximos, a chuva novamente começou a dá o ar da graça.

Mas conseguimos chegar até a Cachoeira e finalmente ver o que ela reserva, tivemos a surpresa de encontrar um local bem estruturado com banheiros, barzinho, churrasqueira e um lugar irado para tomar banho, pena que o tempo não favoreceu a beleza que o lugar realmente possui, mas dá pra se ter uma ideia.

cachoeira-do-zé-pão-em-barra-de-são-francisco-es
Cachoeira do Zé Pão, a chuva não ajudou, mas o lugar vale a pena em dias de sol.

O proprietário, “seu” Zé do Pão é bem receptivo e nos disse que não cobra entrada, quem quiser vir e passar o dia é bem vindo, pode trazer sua carne, fazer um churrasquinho e pede apenas para consumirem a bebida do estabelecimento para ajudar.

Vale a pena a visita, pois a simpatia dele é contagiante.

CACHOEIRA DO GRANITO

Outro local que vale a pena visitar em Barra de São Francisco é a Cachoeira do Granito, um grande “lajão” de pedras que servem de local para pegar um bronze e diversas arvores que abrigam bem contra o sol.

cachoeira-do-granito-em-barra-de-são-francisco-es
Cachoeira do Granito
cachoeira-do-granito-em-barra-de-são-francisco-es
Cachoeira do Granito, município de Barra de São Francisco-ES

O local é bem rustico e não possui estrutura com banheiros ou barzinho, é para ir com a familia, levar o necessário para passar o dia e aproveitar.

Eventualmente, devido as chuvas que ocorreram em dias anteriores a cor da água e o volume não são assim.

Segundo moradores que encontramos por lá, a cor da água é clara e pode-se encontra diversas

ATENÇÃO: NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER O LIXO!

VALEU A PENA A VISITA

A visita a Barra de São Francisco valeu a pena, conhecemos pessoas, compartilhamos experiências e conhecemos mais da história do município.

Quando se viaja com coração aberto, olhares voltados para descobrir belezas e pessoas que podem compartilhar com você de sua história tudo se torna transformador, isso é viajar.

Viajar é descobrir, no outro, aquilo que não se consegue ver em você.

Compartilhe, seja grato e faça amigos, viaje mais.

Obrigado pela receptividade Barra de São Francisco-ES.