Água Doce do Norte, cidade de número 69 no Projeto Paulistando no ES, hoje, vamos te apresentar a cidade que fica no extremo noroeste do Estado do Espirito Santo e que fica a 270 km de distancia da capital Vitória-ES.

Uma cidade que demonstra em suas ruas a tranquilidade de uma cidade receptiva e que onde todo mundo conhece todo mundo.

Vem com a gente conhecer da história e desbravar as belezas dessa cidade que fica localizada na antiga área do Contestado, onde as terras eram disputadas pelos estados de MG e ES.

Vem Caminhar com a Gente por Água Doce do Norte-ES.

ÁGUA DOCE DO NORTE ES

Do pequeno povoado da década de quarenta, hoje, já quase não se tem mais nada, Água Doce do Norte, que no ano de 1951 se tornou distrito de Barra de São Francisco teve um desenvolvimento “ligeiro” com a ajuda do cultivo do café que na ocasião vivia sua, então, anos dourados.

Com esse empurrão da economia alavancando no cultivo do mais famoso e amado do Brasil, o café, ela ganhou sua independência.

PORQUE O NOME ÁGUA DOCE DO NORTE

Claro, que conhecemos alguns moradores mais antigos e os mesmo nos contaram duas versões sobre o nome da cidade.

Uma vem do habito antigo de alguns moradores tomarem um cafezinho bem ralinho que se a semelhava a uma água bem doce o outro é que os primeiros posseiros que por ali passaram e paravam para tomar água do rio sentiam que a água do local possuía um sabor mais adocicado que não se encontrava em nenhum outro lugar. Daí, o nome Água Doce do Norte.

Bom, nenhuma das duas hipóteses conseguimos comprovar, pois ninguém nos ofereceu um cafezinho e da água do rio não conseguimos provar, devido as chuvas que cairão na região deixando a água mais escura.

águas-do-rio-preto-em-água-doce-do-norte-es

Mas deixamos, para você, quando for visitar a cidade, a responsabilidade de provar de uma das duas opções e nos contar se é verdade.

De 1988, data de emancipação do município para cá, muita coisa mudou, mas a economia da região continua com base forte no café que movimenta bem a cidade.

Outra característica que nos foi apontada, é que, devido a altitude variada da região é possível produzir o café Conilon e o Arábica.

PELO INTERIOR DA CIDADE

Circulando pelas ruas e perguntando sobre os atrativos existentes na região, os moradores nos informaram de alguns pontos que deveríamos ir visitar, são elas: SANTA LUZIA DO AZUL, CACHOEIRA DE SANTO ONOFRE, e as CORREDEIRAS PANTALEÃO.

Pois bem, com a informações em mãos e a direção para onde irmos, la fomos nós em busca de tudo isso.

CACHOEIRA DE SANTO ONOFRE

Seguindo pela estrada em direção a Santo Agostinho e observando tudo pelo trajeto, fomos surpreendidos por uma cachoeira que era espetacular, a Cachoeira de Santo Onofre.

cachoeira-são-onore-em-agua-doce-do-norte-es
Cachoeira de Santo Onofre, a beleza a beira da estrada

A princípio, não sabíamos que era ela, a unica coisa que desejávamos era descer a estreita estradinha de terra e chegar bem próximo a ela e registrar tudo.

A cachoeira é incrível e feroz, de cima da estrada você tem a noção dela como um todo, ao se aproximar ela fica completamente perigosa e ao mesmo tempo extraordinária, pois ela tem um sumidouro que forma a segunda queda.

É impressionante a força da água que desce dela.

No local não encontramos ninguém que pudesse nos dá informação sobre visitação, simplesmente encontramos tudo aberto e fomos entrando até que alguém aparecesse e nos dissesse que não poderíamos entrar ou que tínhamos que pagar entrada.

ATENÇÃO: O local fica em propriedade particular, pelo que pudemos observar, pois existe duas casas e alguns cachorros, também fica em um local de não muito fácil acesso, tivemos problemas com algumas abelhas, mas nada de mais. Portanto, tenha cuidado ao visitar o local.

CORREDEIRAS PANTALEÃO

Não tão distante da Cachoeira Santo Onofre, encontramos em seguida as Corredeiras Pantaleão que fica em propriedade particular, mas, com acesso permitido, desde que, você se identifique.

Para chegar as corredeiras atravessa-se um pasto de mato baixo e siga a beira das grandes arvores que estarão a sua esquerda, bem mais abaixo, você verá um clarão, onde vão se apresentar diversas lajeados de pedra, ideais para pegar sol.

águas-do-rio-preto-em-água-doce-do-norte-es
Corredeiras do Pantaleão

As corredeiras, no dia em que visitamos a cidade, infelizmente estavam improprias para banho devido a força da água que descia, mas o local oferece piscinas naturais de águas cristalinas que agradam quem a visita.

Para conhecer as Corredeiras Pantaleão e a Cachoeira Santo Onofre, basta seguir pela Rodovia do Café (ES-080) em direção a Santo Agostinho e prestar atenção no seu lado esquerdo.

SANTA LUZIA DO AZUL

Fomos indicados a conhecer esse cantinho que fica no meio de duas grandes pedras e que formam um belo vale, onde a tranquilidade impera e onde o cemitério possui pouquíssimas sepulturas, pois por ali, a fama do local, é que, só se morre em Santa Luzia do Azul se for de susto.

santa-luzia-do-azul-em-água-doce-do-norte-es
Vista do alto Cruzeiro de Santa Luzia do Azul, vila de Água Doce do Norte.

O lcoal é bem interiorzinho e os moradores logo deram um jeito de vir puxar assunto conosco e saber o que estavámos procurando por ali, perguntamos o que tinha para se fazer e conhecer na pequena vila que faz divisa com Minas Gerais.

Muitos nos disseram que nada, mais um se destacou dizendo que tinha a subida ao cruzeiro e que também tinha um artista na cidade, seu filho.

Foi ai que conhecemos o Bryan Berranteiro e seu pai que nos levou até ao alto do cruzeiro da cidade.

E lá fomos nós e aproveitamos para ver se o Bryan, um menino de apenas 7 anos entendia de tocar um berrante que é maior que ele, um berrante profissional.

bryan-berranteiro-agua-doce-do-norte-es
O Bryan é um menino de ouro e promete ser um grande homem.

O acesso ao cruzeiro é restrito, pois fica em propriedade particular, e para chegar até lá é necessário pegar a chave com o dono do terreno para abrir as porteiras.

Chegamos ao ponto mais alto e ficamos impressionados com o que estava a nossa frente, muitas, mais muitas montanhas e picos a nossa frente a perder de vista.

Ficamos ali e decidimos ver o Bryan tocar o berrante.

Fomos surpreendidos pelo que ele nos mostrou e também sobre sua história que me deixou bem tocada, pois o pai do Bryan cria ele sozinho e luta pelo sonho do filho em ser um reconhecido tocador de berrante profissional.

O Bryan é pequeno, mas possui sonhos gigantes e deseja vencer junto com o pai para poderem ter uma vida mais tranquila e confortável.

Ele nos contou orgulhoso que foi a São Paulo e se apresentou no palco do Programa Silvio Santos e que ficou muito orgulhoso e feliz em representar sua cidade e seu Estado.

Agora, ele aguarda ansioso para se apresentar no palco do Programa a Hora do Faro.

Estamos na torcida por ele e desejamos que esse sonho se torne realidade, assim como desejamos que os nossos também se realizem, pois desejamos aos outros aquilo que desejamos a nos mesmos.

Boa sorte Bryan e que Deus proporcione muita saúde e disposição para você e seu pai.

Os sonhos são sim, possíveis, acredite!

Quem quiser acompanhar o Bryan, pode segui-lo pelo Instagram @bryanberranteiro

COMO CHEGAR A ÁGUA DOCE DO NORTE

Como dissemos no inicio do artigo, o município fica a 270 km da capital Vitória e para se chegar até ela deve-se pegar a Rodovia BR-101 Norte em direção a Ibiraçu, e pegar o trevo que vai para o município de Colatina.

Chegando a Colatina, você pega em direção ao município de Águia Branca, passando por Barra de São Francisco (sempre seguindo pela ES-080).

Durante o percurso, diversas paisagens vão compor a sua lista de lugares lindos que, só se vê no Espírito Santo, são ao todo, quatro horas e trinta e oito minutos de pura beleza a beira da estrada.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer aos nossos amigos do UP Hop Adventure por nos acompanharem nessa aventura e por ter nos proporcionado o café da manhã.

praça-central-de-água-doce-do-norte-es
Tivemos um café da manhã oferecido pela equipe do UpRope Adventure.

Eles são uma equipe de aventura que realiza Rapel em diversos pontos do Estado e que oferecem a oportunidade de acessibilidade a pessoas portadoras de dificuldade motora a realizar uma trilha e a chegar em pontos do Espirito Santo que muitos aventureiros já estiveram como o pico do Mestre Alvaro e o Morro do Moreno.

O projeto de acessibilidade conta com o apoio da Decathlon Vila Velha e se chama MONTANHA PARA TODOS.

Já realizamos trips com eles e sabemos da seriedade do trabalho oferecido por eles e das pessoas sensacionais que eles são.

Gratidão pela presença de vocês conosco!

Instagram: @up.hope_adventure

Embarque com a gente em nossa próxima viagem pelos Espírito Santo rumo ao município de numero 70.

Vem Caminhar com a Gente por ai.