Caminha Gente

O QUE FAZER EM ITARANA ES – O PARAÍSO DAS PEDRAS PRECIOSAS

Hoje o Caminha Gente e Canal Viagens do Roger trazem até você um lugarzinho aconchegante, cheio de surpresas e de pessoas que sabem receber.

Bem vindo a Itarana, um município que apresenta belezas naturais e muita história sobre as misteriosas pedras semipreciosas encontradas na grande Pedra da Onça.

Pedra da Onça Itarana ES

Bom, mas toda essa história vamos te contar, aqui, em detalhes e mostrar a você que Itarana também tem carnaval de rua que reúne pessoas de diversas partes da região e do Estado e que tudo por lá se resume em muito carisma de seus moradores e muito orgulho da cidade.

Então venha e CONHEÇA ITARANA, O PARAÍSO DAS PEDRAS PRECIOSAS e suas histórias misteriosas.

O QUE FAZER EM ITARANA ES – O PARAÍSO DAS PEDRAS PRECIOSAS

O QUE SIGNIFICA O NOME ITARANA

Como em muitos outros municípios capixabas a presença indígena ainda é presente, seja ela, através de costumes ou através dos nomes dados aos municípios.

Assim aconteceu com o município de Itarana.

Ita= pedra Rana= Onça, daí o nome Itarana e que também tem a ver com o seu maior marco da década de 40 a misteriosa Pedra da Onça.

Local esse que na década de 40 despertou o desejo de ficar rico de muitas pessoas e que tem história pra contar.

Segundo relato de moradores, o local foi visado por pessoas tanto da região como também de outros estados como Minas Gerais.

A fama das pedras percorreu o estado e até mesmo o mundo, pois, uma das pedras encontradas no município faz parte da coroa da Rainha da Inglaterra e está exposta no museu de Londres.

Pensa que acabou por ai?

Não, ainda existem outras curiosidades no município e que fazem até os mais corajosos duvidarem.

CASARÃO MAL ASSOMBRADO

Na Serra do Limoeiro, uma história ainda ronda os moradores e quem visita o município.

A existência de um casarão centenário que “dizem ser assombrado” faz com que muitos curiosos parem a beira da estrada e o observem.

LOCALIDADE DE ITARANA

Itarana fica a mais ou menos 120 km de distancia da Capital Vitória e faz divisa com os municípios vizinhos de Itaguaçu, Laranja da Terra e Santa Maria de Jetibá.

Para conhecer o município o melhor trajeto é vindo por Fundão e passando por Santa Teresa e descendo a Serra do Limoeiro.

PONTOS TURÍSTICOS DE ITARANA ES

Como em toda cidade de interior as velhas lendas e histórias não podem faltar, e uma delas é da Pedra da Onça e a bela Pedra Alegre.

As duas altas pedras são ícones importantes da história do município e mexem com a curiosidade e imaginação de muitos.

PEDRA DA ONÇA

Quem visita Itarana tem curiosidade de conhecer essa pedra com mais de 400 metros de altitude e que possibilita uma visão impressionante do por do sol.

Sua história envolve pedras preciosas e pessoas que com o desejo de encontrar tesouros embarcaram na aventura de virar garimpeiros.

Na década de 40 muitos moradores da região e também de fora dela vieram se aventurar na grande pedra em busca de pedras semipreciosas.

Muito se tirou de lá e se fez história, pois, por não saberem na época do valor real das pedras e também serem primários no garimpo tudo se perdeu.

Bem ao topo ainda se permanece o antigo garimpo, hoje interditado, que atrai curiosos em busca de relembrar a história.

Hoje, a grande Pedra da Onça recebe visitantes interessados em ver o lindo por do sol que ela fornece e também ficar em contato com a natureza.

Segundo relatos o local era habitado por uma grande Suçuarana, uma onça parda que era temida e que assim deu nome ao local.

Devido ao tempo não nos foi permitido subir e observar o lindo por do sol lá de cima, mas, tivemos o prazer de contempla-la da bela Estância Pedra da Onça que fica bem a sua frente.

PEDRA ALEGRE E RAMPA DE VOO LIVRE

Bem ao lado da Pedra da Onça fica a linda Pedra Alegre que permite fotos incríveis de sua bela formação rochosa.

A bela formação rochosa faz parte de uma cadeia de pontões existentes no Estado do Espírito Santo e que mede 909 metros de elevação.

Rampa de Vôo Livre de Itarana ES

Ela fica localizada em um bairro de Itarana chamada Praça Oito e se destaca entre a Pedra da Onça e a Pedra da Praça Oito.

Diversas pessoas que praticam esportes radicais costumam a procurar para pratica de caminhadas e trilha de estilo radical ou Rad como também são conhecidas.

Para se chegar até o ponto de partida para a subida você consegue chegar de carro, dali em diante, as pernas serão seu meio de transporte.

Segundo moradores que já subiram até lá, a vista vale todo o esforço e a recompensa é a bela vista de diversos outros pontões como os Cinco Pontões de Laranja da Terra.

IGREJINHA VERDE

Logo ao final da descida na Serra do Limoeiro, você irá avistar a bela Igrejinha Verde, carinhosamente chamada assim pelos moradores do bairro da Praça Oito.

A Igreja Sagrado Coração é encantadora e é toda construída de pedras e pintada na cor verde e que a noite se transforma em um belo cartão postal.

As luzes que a iluminam a deixa ainda mais charmosa e vistosa, não tem como passar por ela e não nota-la.

PEDRA DA PRAÇA OITO ITARANA ES

Essa, nós subimos e ficamos impressionados com a vista do por do sol que encontramos por lá.

Além disso, a subida foi emocionante e cheia de adrenalina, pois subimos em uma Toyota Bandeirantes que mais parecida um trator abrindo caminho pelo mato alto.

Fomos convidados a subir pelo “seu” Aristeu, proprietário da Estância Pedra da Onça.

Foi demais o passeio e quem se hospedar por lá e quiser realizar o passeio ele leva com muito prazer, pois ele tem espírito aventureiro.

Mas saiba que, você tem que ter coragem pra encarar a subida no meio do mato alto no meio da mata e uma subida radical pela pedra com um despenhadeiro dos dois lados.

Isso mesmo tem que ter coragem de confiar no homem viu, e acreditem euzinha Ghaidy, encarei e foi ótimo.

A vista que se tem lá de cima é impressionante e encarar a aventura compensa com a vista que você vai encontrar.

PEDRA TOMA VENTO E IGREJINHA DE SANTA LUZIA

Outra aventura que encaramos de Toyota foi subir até a Pedra do Toma Vento onde fica localizada a Igrejinha de Santa Luzia.

Fomos encarar a subida pela temida Serra do Limoeiro até o ponto de indicação de uma discreta plaquinha que indica a entrada para a Pedra Toma Vento e a Igrejinha de Santa Luzia.

Eu e o Roger resolvemos encarar a subida na caçamba da Toyota e sentir o vento na cara.

Foi demais, vimos diversas paisagens impressionantes e quase chegando à igrejinha se pode ver outro distrito chamado Várzea Alegre que fica na parte do município de Santa Tereza.

A vista é linda e impressionante, vale a pena parar, subir na pedra e contemplar.

Assim que você chega à igrejinha, se vê sua beleza.

Construída por um morador que recebeu a graça de voltar a enxergar ela permanece a anos recebendo todos os anos devotos de Santa Luzia.

Santa essa, que cuida dos olhos e que ganha á devoção de quem busca essa graça de enxergar novamente.

A cada ano a festa recebe mais e mais visitantes que vem até o local para agradecimento, realizar pedidos ou simplesmente ver a paisagem do local.

O por do sol foi um espetáculo e a noite caiu nos dando o prazer de contemplar as estrelas por longas horas que até perdemos a noção do tempo.

FICOU COM VONTADE DE CONHECER ITARANA ES?

Pois bem, a nossa aventura não acaba por aqui, estão por vir mais artigos dessa nossa aventura no município de Itarana.

Lugar esse que nos conquistou pela alegria e simpatia de seu povo.

Esse é o primeiro de outros que viram em sequencia, portanto, fica ligadinho que logo mais vamos te apresentar mais dessa cidade encantadora.

Sair da versão mobile