Caminha Gente

O tempo passa rápido, muita coisa foi deixada para traz, mas, nunca será esquecida.

Hoje, completamos um ano na estrada.

Vou te contar resumidamente por onde já passamos, amigos que fizemos e como e onde estamos hoje.

Venha caminhar com a gente nessa história de aventuras que já realizamos.

A decisão

Quem nos acompanha já sabe mais ou menos a nossa historia, somos pessoas como você que todos os dias realizavam suas obrigações e deveres como pais e cidadãos.

Foi exatamente essa rotina que nos fez querer mudar de vida e estilo para vivermos algo que sempre buscamos viajar, ter emoções e uma vida sem muita rotina.

Decidimos vender o que tínhamos e começar a fazer um planejamento para viver na estrada – não determinamos um tempo, mas, determinamos abrir mão de muita coisa para viver por mais tempo na estrada.

Então saímos de nossos empregos ajuntamos todo o dinheiro e caímos na estrada para alimentar o desejo de viver algo que sempre sonhávamos desde que estamos juntos há cinco anos.

Litoral de São Paulo

Saímos com a intenção de conhecer todo o litoral do Brasil começando pelo litoral de São Paulo – estado onde morávamos – conhecer diversas praias que muitas pessoas nos falavam e que víamos na internet até chegarmos ao Maranhão – estado esse que me fascina e que é meu desejo conhecer.

Começamos pelas praias do litoral Sul de São Paulo e me encantei com diversas como Itanhaém a cidade que foi cenário da primeira versão da novela “Mulheres de Areia”.

No litoral norte Ilha Bela com suas águas claras e cheia de barcos coloridos, Caraguatatuba e sua história de tragédia e renascimento, Ubatuba e suas ilhas paradisíacas e praias escondidas, Boiçucanga com seu encontro de rio com a imensidão do mar  e as irmãs Toque Toque Grande e Toque Toque pequeno com suas diferenças mais belas igualmente.

foto-de-diversos-barcos-coloridos-da-beira-da-estrada

Foram muitas as paisagens fantásticas á beira da estrada. Imagens registradas para sempre

Foram inúmeras as praias, muitas mesmooo, se for pra descrever cada uma o artigo levaria dias escrevendo.

Foram dias viajando na estrada, parando em campings e na companhia da Serra do Mar, dando um show com suas cachoeiras a beira da estrada e suas grandes árvores cheias de flores.

Á medida que avançamos eu ficava mais deslumbrada com a visão que se revelava á frente dos meus olhos.

imagem-de-diversos-barcos-dentro-do-mar

Conforme avançávamos na estrada as surpresas eram unicas.

Praias que gostei

Todas são belíssimas, cada uma com sua característica, dizer qual gostei mais será difícil, pois quem conhece as praias que citei é difícil essa classificação.

As praias que desejo voltar e poder explorar mais são da região de Ubatuba e Trindade.

foto-de-barcos-de-pesca-a-beira-mar

Os barcos de pesca dão um ar mais bucólico e deixam ainda mais beleza.

Lugares cheios de muita natureza, pessoas com histórias de vida interessante, boa gastronomia e hospedagens para todos os gostos e bolsos.

Litoral Rio de Janeiro

Ao cruzar o limite de São Paulo com Rio de Janeiro a beleza continua a me encantar pelas paisagens que me fazem viajar mais.

Passamos por lugares dignos de serem chamados de “Caribe Brasileiro” como as praias a beira da estrada chegando a Angra dos Reis, um espetáculo – só você vendo para entender a emoção de ver aquilo – praias de areia branca e outras douradas como ouro.

O local que mais me chamou á atenção foi Trindade com sua beleza exótica, gente simples e descontraída, gastronomia excelente e hospedagem excelente.

foto-de-lagarto-a-beira-do-rio

Consegue ver o que eu vi a beira de um rio em Trindade? Foi o maior Lagarto que já vi, parecia um dinossauro.

foto-de-lagarto-proximo-a-pedra

Ver a perfeição de Deus em todos os detalhes não tem preço. Consegue ver ?

Conhecemos pessoas que até hoje fazem parte de nosso rol de amizade e que já nos encontramos algumas vezes para acampar novamente como os nossos queridos Beth e Bruno do Blog Eu Preciso Disso.

Trindade nos proporcionou um contato com a natureza incrível.

Ao mesmo tempo em que você está realizando uma trilha na mata fechada, observando rios, curtindo os animais que ali se apresentam até você e as belíssimas cachoeiras como a “Pedra que engole”, você pode em questões de minutos conhecer diversas praias, mangues e piscinas naturais formadas em grandes rochedos.

A  mais famosa “Cachadaço” com seus quase sete metros de profundidade – que parecem não existirem por suas águas serem tão translucidas que te dá a impressão que não é tão funda.

A famosa frase “as aparências enganam” se encaixa nesse lugar. Infelizmente não conseguimos realizar a trilha até o Cachadaço devido ao tempo que estava chuvoso – mas, voltarei para contemplar tudo e mais um pouco.

Trilha Praia Brava.

Uma trilha de nível fácil para médio e em alguns pontos bem escorregadia – mas, usando calçados adequados você consegue finaliza-la de boa.

foto-de-pequena-queda-de-agua

Conforme você avança a trilha encontra diversos riacho até chegar a cachoeira

foto-de-pequena-cachoeira

Uma parte da cachoeira da trilha da Praia Brava

A trilha oferece ao longo da caminhada outras diversas pequenas aberturas para outros caminhos, onde você pode contemplar e curtir rios e cachoeiras encantadoras.

Rio de Janeiro

Sempre que passei pelo Rio de Janeiro foram somente em ponte aérea, nunca havia parado para conhecer a fundo suas atrações tão faladas.

Nossa hospedagem foi através de um hostel, para termos a experiência de como é dividir o quarto com mais pessoas.

Confesso a vocês que não sou muito de dividir quarto, gosto mesmo é da minha privacidade e de ter minha liberdade, por isso, gosto mesmo é de acampar, minha liberdade é muito importante para mim e poder fazer o que você quer, na hora que desejar não tem preço.

Ficamos duas semanas em Botafogo, bem em frente ao mar e com o privilégio de está bem no meio de todos os pontos turísticos que eu desejava conhecer.

Realizamos todos os trajetos traçados na “canela”  atravessamos túneis para chegar a Copacabana, Leblon e Arpoador. Realizamos também o trajeto até a Comunidade do Vidigal “á pé” – por não conhecermos o local achamos melhor chegar á casa de uma amiga, a Julia – uma colombiana, que trabalhava no Hostel, super gente fina e que nos falamos até hoje – de Van, o transporte que os moradores usam para ter acesso ao ponto mais alto da comunidade.

Lá de cima tive a maior e melhor visão do Rio de Janeiro, hoje pode-se dizer que só se conhece o Rio quem sobe o Vidigal e contempla até onde a visão alcança.

Também realizamos até um certo ponto a trilha “Dois Irmãos” – digo “até certo ponto” porque o dia estava muito quente e eu passei mal, tivemos que voltar.

foto-de-tucano-em-arvore

Para mim os melhores momentos da viagem é quando fotografo a natureza, me sinto muito grata

Outros pontos que conhecemos no Rio:

Parque Lage

Trilha do morro da Urca (que te leva até o Pão de Açúcar)

Pão de Açúcar

Praia Vermelha

Museu Militar

Passamos em frente á Rede Globo

Praia de Botafogo

Igrejas Históricas

De “gruja” tivemos a oportunidade de assistir a gravação do programa “Treme Treme” da Multihow em plena rua.

Não visitamos o Cristo Redentor por dois motivos: o primeiro é que o Marcio estava muito gripado e teve febre enquanto caminhávamos, o segundo era o valor para chegar até o Cristo, para quem viaja como nós até um real é muito dindin.

Da próxima o Cristo Redentor não escapa, vamos chegar até lá pela trilha que você pode fazer através do Parque Lage – mas, se você se animou, lembre-se, tenha preparo, fôlego e muita força de vontade, pois segundo os guardas do parque ela é bem puxadinha e tem trechos de escalada em escada de ferro, mas, nada impossível.

Niterói

foto-de-avião-com-a-ponte-rio-niteroi-ao-fundo

Fomos conhecer o que nos aguardava do outro lado da ponte Rio x Niterói.

Todo mundo fala muito do Rio de Janeiro e nós, decidimos conferir se Niterói tinha belas paisagens e praias.

Nossa experiência foi através do Couchsurfing onde você se hospeda na casa de alguém que participa dessa plataforma – uma ótima dica para quem gosta de fazer mochilões trocando experiências e fazendo amizades.

Ficamos duas semanas na companhia da Rosangela, uma figura super alto astral, que ama viajar, dona de três gatos fofos e carinhosos e que ama a vida – ela é o exemplo de pessoa que levarei para a vida toda.

Através dela conhecemos diversas praias que fazem de Niterói um lugar com destaque por suas belas praias, gente descontraída e muitas trilhas para realizar.

Praias em Niterói:

Praia de Itacoatiara (incluindo o Costão de Itacoatiara)

Praia de Piratininga

Lugares mais centralizados que conhecemos e indicamos para você tirar fotos incríveis e nunca se esquecer de Niterói:

Complexo dos fortes: Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Forte de Boa Viagem, Forte são Luiz – existem outros fortes que fazem parte do complexo, estamos indicando o que visitamos.

foto-de-um-forte-militar

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Um lugar lindo e que oferece muita beleza e arte.

foto-do-museu-de-arte-contenporanea-em-niteroi

MAC – Museu de Arte Contemporânea em Niterói

A contemplação através de seu pátio é muito prazerosa. O museu na segunda não abre, mas, você pode ter acesso ao pátio onde pode tirar lindas fotos.

Nova Friburgo, Lumiar

Lumiar é um distrito de Nova Friburgo região serrana do Rio de Janeiro, para se chegar até esse paraíso você passa por lugares de tirar o fôlego.

São paisagens da natureza que parecem ser de outro país, daqueles que a gente vê nos filmes ou comerciais de automóveis.

foto-de-serra-ao-fundo-na-beira-daestrada

Paisagens de tirar o folego

São estradas com curvas que revelam vales, grandes árvores, cores e pássaros que fazem abrilhantar mais ainda o local.

O clima de montanha é espetacular, quando saímos do Rio o clima estava tipo “clima de micro-ondas” era insuportável e ao começar a subida você sente o clima ir mudando gradativamente.

Ao chegarmos a Lumiar fomos recebidos por um belo lago bem no centro da cidade que é rodeado de barzinhos, restaurantes, lanchonetes, padarias tradicionais, e lojas de artesanato local.

Fiquei encantada com o lugar, tudo me lembrava de Domingos Martins.

foto-de-lago-no-centro-da-cidade

O lago no centro da cidade é um charme

Ficamos em um camping que indico a todos o Cantinho Doce da nossa querida Renata Benevenuti, um lugar encantador com um belo rio que passa dentro do camping e que proporciona um banho espetacular ou uma pescaria.

A pouco tempo ela me informou que o Camping agora conta também com suíte – quando estivemos por lá ela ainda estava construindo.

foto-de-rede-para-descano

Camping Cantinho Doce – área de descanso com diversas redes.

Ali fizemos grandes amigos que temos contatos e que fazem parte da nossa história.

Isso é uma das heranças que viajar te dá poder ter amigos na bagagem.

Hoje

Hoje ao completarmos um ano, nos encontramos no Espírito Santo, estado que nasci, vive e que desejamos mostrar a você que ainda não conhece ou você que vive aqui, mas ainda, não teve a oportunidade de explorá-lo profundamente.

Pretendemos catalogar os municípios com seus atrativos turísticos, gastronomia, cultura, costumes e particularidades que cada município tem.

O Espírito Santo tem atrativos perfeitos para quem deseja conhecer diversos locais em pouco tempo.

Uma das vantagens de conhecê-lo é a pequena distancia para se locomover de um município para o outro, por exemplo, estando em Vila Velha e querendo ir a capital Vitória, basta atravessar a famosa 3ª Ponte e em 15 minutos já estará no centro da capital.

foto-de-praia-cheia-de-pessoas

Praia da Costa, município de Vila Velha

Caso queira conhecer as montanhas em uma hora e meia você chega a Domingos Martins.

Nossa estadia por aqui irá se estender e sem tempo determina para ter um fim. Gostamos de explora-lo e trazer suas belezas que são inúmeras.

Locais que já visitamos no estado:

Região Sul:

Região de Montanhas

Domingos Martins

Castelo

Próximos locais que pretendemos visitar:

Cariacica

Santa Leopoldina

Santa Teresa

Santa Maria de Jeribá

Ibiraçu

Uma das regiões que não posso deixar de conhecer e que me encanta através de fotos que já vi é a região do Caparaó.

Não sairei do estado enquanto não conhecer essa beleza de lugar.

Agradecimentos

foto-de-pessoa-em-cima-de-uma-grande-pedra-olhando-para-o-horizonte

Seja Grato todos os dias, mesmo que você não compreenda

Meu agradecimento maior é a Deus, por ter nos dado essa oportunidade de contemplar tudo que Ele fez para que sua criação mais completa possa contemplar sua perfeição.

Hoje, vejo as coisas e as pessoas de forma diferente, sinto que algo em mim mudou e esse é o objetivo de se viajar, abrir seu velho armário, ir eliminando velhos costumes, preconceitos e razões pelas quais você acha as mais corretas e acaba vendo que não é bem como você acha que devia ser.

Vai adquirindo conhecimento, sensibilidade em pequenas coisas, começa a ver o seu semelhante com outro olhar e vê que pequenas coisas que muitas vezes te faziam explodir hoje passam despercebidas e não tem mais a mesma importância agora.

Por isso meu agradecimento vai todo e exclusivamente para o único que é digno de toda a minha gratidão DEUS.

Talvez você esteja achando ao ler minhas palavras umas baboseiras ou uma melação, mais digo a você, viaje e conheça um mundo fora da sua casinha, conheça a realidade do outro e se conheça, assim, você verá quem realmente você é.

Seja grato todos os dias, mesmo que para você não faça nenhum sentido.