E ai, tudo bom com você?
Seja bem vindo mais uma vez ao Caminha Gente, um blog que traz até você dicas sobre viagens e lugares que merecem sua visita.
Hoje, a viagem através de nossa escrita é pela cidade de Guaçuí-ES, um município ao sul do Estado do Espírito Santo e que faz parte das cidades que compõem o cinturão do nosso lindo Caparaó, aqui do lado capixaba.
E ai, quer conhecer e saber O QUE FAZER EM GUAÇUÍ ES ?
Leia o artigo até o final, anote as dicas e os detalhes para você ir conferir O QUE FAZER EM GUAÇUÍ ES e se apaixonar por essa cidade que nos encantou e surpreendeu.
Ah! antes disso, você sabe quais os municípios que fazem parte da Rota do Caparaó aqui no Espírito Santo?
CIDADES QUE COMPÕEM O CAPARAÓ
Muito se fala sobre o Caparaó ou “Caparaó Capixaba” como muitos costumam dizer.
Porém, algumas pessoas não tem o conhecimento que ele é composto por 10 municípios que apresentam atrativos naturais que tem muito a oferecer a seus visitantes.
Os municípios que o compõe são: Alegre, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jeronimo Monteiro e São José do Calçado.
Agora que você já sabe um pouco sobre o Caparaó do lado capixaba vamos ao que você precisa saber sobre a cidade de Guaçui-ES.
O QUE FAZER EM GUAÇUI-ES?
CRISTO REDENTOR DE GUAÇUI-ES
Nossa viagem tem início por um dos pontos marcantes e conhecidos do município e que apresenta uma vista panorâmica e encantadora de toda a cidade, o CRISTO REDENTOR DE GUAÇUÍ ES.
O local é bem conservado e apresenta um espaço ideal para quem deseja passar uma tarde com a família ou curtir um um por do sol daqueles por lá.
A entrada é gratuita e possui uma estrutura boa com banheiro, sombra e gramado para relaxar o local fica aberto de terça a Domingos das 07h00 as 18h00 .
COMO CHEGAR AO CRISTO REDENTOR DE GUAÇUI ES
O acesso ao Cristo Redentor é fácil, pois a entrada fica a beira da BR-482, placas de indicação também conseguem te guiar até o local sem problema algum.
Você tem duas opções para chegar até ao município de Alegre, pela BR 262 passando por Viana e acessando os municípios de Venda Nova do Imigrante e Castelo e também pela BR-101 sentido ao Sul do Estado passando por Viana, Guarapari, acessando Cachoeiro de Itapemirim, pegando sentido Alegre para chegar ao destino final, Guaçui-ES.
A estrada é toda calçada e possui câmaras de vigilância, pois também, apresenta casas no local.
LOJA DE ARTESANATO NA PRAÇA JOÃO ACACINHO
Andando pelas ruas da cidade, acabamos tendo uma ótima surpresa como a Lojinha de Artesanato da Associação de Artesãos de Guaçui-ES que possui um trabalho lindo para a valorização da arte local.
A casinha é uma replica da antiga estação ferroviária que existia no município e que ajudou a levar o progresso para todo o estado através dos trens de carga e também de passageiros que iam com destino a baixada fluminense no Rio de Janeiro.
São diversos itens a venda, quem visita fica encantado com o capricho, não só com as peças confeccionadas, mas também, com a exposição dos materiais a venda nas prateleiras e pelo espaço.
O colorido é fascinante e orna com todo o ambiente, causando assim harmonia de cores.
Sinceramente, por já termos passado em diversas cidades, essa foi a lojinha de artes mais organizada que já vimos, pois tivemos o prazer de contemplar todas as peças e prestigiar todos artesãos em um rápido tour sem ficar confusos e perdidos em meio a tantas obras expostas.
Eles são um exemplo a ser seguido por outros municípios no que diz respeito a distribuição e ornamento de materiais dentro dos pontos de vendas da arte local, pois, quem está viajando e para nesses pontos, geralmente está acompanhado da família e precisa ter agilidade na hora de observar o local e achar algo que chame a sua atenção e efetue a compra.
Isso gera mais para os artesãos que apresentam seus materiais e agilidade para quem está em viagem e deseja levar uma lembrança ou algo que não se vê geralmente por ai, afinal, o trabalho de um artista geralmente se torna exclusivo e poucas pessoas terão o mesmo que você.
Portanto, fica a dica para melhoramento de diversas lojinhas de artesanato que fazem esse trabalho nos municípios.
GRANDE HOTEL MINAS GERAIS
Caminhado pela cidade, um estabelecimento chamou nossa atenção pelos diversos pés de lavandas espalhadas no alto de seu telhado, além, claro, de apresentar uma arquitetura do século XX bem conservada.
O local se chamava HOTEL MINAS GERAIS, que no qual, fiquei intrigada e encantada com a beleza que ele apresentava, fiquei ali alguns minutos parada observando e fui procurar na internet a respeito daquela obra que me deixou tão imprescionada.
Descobri que o hotel tem uma historia importante na cidade e que e já foi considerado o principal centro de hospedagem do município, já que, muitos passavam por ali na época em que o café era um dos principais recursos em muitas cidades do Brasil.
Foi uma época em que o hotel chegou a receber hospedes ilustres como Deputados, Senadores, Governadores, também cantores como Elba Ramalho, The Fivers, Nelson Gonçalves, Martinha e muitos outros.
Hoje, o centenário hotel, faz parte da beleza da cidade e suas construções históricas que a deixam ainda mais encantadora e com ar de cidade pequena do interior.
O hotel está em pleno funcionamento e possui estrutura bem conservada e aconchegante, pelo que vi no site, pois, infelizmente não tivemos acesso dentro do hotel, por lá, você tem como ver as fotos dos quartos e outros cômodos do estabelecimento.
CLIQUE AQUI E FAÇA SUA RESERVA
Se fizer a escolha de se hospedar por lá, tenho certeza que será uma experiência incrível.
CENTRO DA CIDADE DE GUAÇUÍ ES
Não tínhamos a noção de que a cidade possuía tantas casas históricas e uma preservação bem ampla, apesar de temos ficado sabendo que alguns moradores (herdeiros) dessas relíquias históricas estão pondo todo esse patrimônio histórico a se perder.
Pois muitos estão colocando as casas que foram de seus pais ou avós a venda, e assim, quem as compra deseja pô-las abaixo e construir uma mais moderna no lugar, isso é muito triste, pois assim, a história do município também vai se perdendo com o passar do tempo.
Esperamos que o Ministério da Cultura e a Prefeitura tomem conta desse fato e não deixe a história de Guaçuí se acabar no desejo de ganancia ou falta de conhecimento de muitos.
Existem casas que pertenceram a pessoas ilustres e marcantes da cidade e que possuem lembranças que muitos moradores que vivem ali desde criança e fazem questão de relembrar.
Em circulação pelas ruas da cidade, muitos moradores tinham histórias para nos apresentar e dizer com orgulho da trajetória da cidade no decorrer dos anos.
Ficamos encantados e até um teatro em homenagem a um ator a cidade tem, ISSO MESMO, o ator FERNANDO TORRES, esposo da atriz Fernanda Montenegro. O belo TEATRO FERNANDO TORRES é em homenagem a esse que nasceu no município e que contribuiu para o nome da cidade.
Pois segundo moradores, Fernando pertencia a uma tradicional família da cidade e tinha grande amor por sua terra natal.
O teatro é um dos meios que a cidade encontrou em homenagear esse que foi e é lembrado com muito orgulho pelos moradores do município.
Um outro ponto que me chamou a atenção, foram duas escolas, uma ainda em funcionamento a ESCOLA EOCLICIANO OLIVEIRA que tem data de fundação de 1923 e o COLÉGIO SÃO GERALDO com data de fundação no dia 05/08/1924, são 96 anos de existência e que hoje funciona como Casa da Cultura no município.
Ainda pelo centro da cidade uma grande estrutura metálica que parecia ter feito parte de um pontilhão, onde passava o trem, nos chamou a atenção, sim, era uma ponte que hoje deixou a lembrança da Estrada Férrea Leopoldina que cortava a cidade.
A estrutura foi transformada em ponto de acesso para pedestres e carros e faz a alegria de quem curte uma bela fotografia para guardar de lembrança.
PRODUTOS ARTESANAIS LAGUIAR
Bem próximo dali fica os PRODUTOS ARTESANAIS LAGUIAR, produtos de qualidade e deliciosos que recomendamos a visita.
Você vai poder se deliciar com produtos caseiros e feitos com muito amor, carinho e dedicação de um cara gente fina e simpático o Cristiano Aguiar, alias, foi ele próprio que nos recebeu e apresentou todos os seus produtos.
Além das deliciosas e já conhecidas geleias de pimenta e alho, ele produz licores e compotas irresistíveis, tudo artesanalmente e que foi aprimorado por ele com o passar dos anos.
Duvido, você chegar lá e não se perder nas delicias que apresenta para degustação. É uma coisas de louco e comer rezando pra não engordar uma grama.
O Cristiano recebe visitantes de terça a sexta das 08h00 as 17h00, sendo que, você deve ligar antecipadamente, pois como é ele sozinho para tudo, ele as vezes necessita se ausentar. Portanto ligue e agende sua visita.
TELEFONE DE CONTATO: (28) 3553-2784/ (28) 9.9919-3769 – O endereço é na Rua Tenente Arnaldo Túlio,213, Guaçuí-ES (rua da palha)
IGREJA MATRIZ SÃO MIGUEL ARCANJO
Continuamos nossa caminhada pelas ruas da cidade e conhecemos a IGREJA MATRIZ SÃO MIGUEL ARCANJO uma obra gigantesca e com uma praça bem charmosa a frente.
A Igreja possui uma arquitetura linda e por dentro um altar impressionante. Todos os anos no mês de Setembro é celebrada a festa do Padroeiro atraindo,assim, pessoas de diversas partes do município interessados nas comemorações e comidas tipicas.
Ainda pelo centro podemos notar que existem algumas praças que oferecem água potável aos moradores e a quem passeia pelas ruas e enfrenta o calor.
CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS
Resolvemos chegar até o extremo da fronteira do município com outras cidades próximas e fomos surpreendidos por uma placa a beira da estrada, próximo ao Trevo que dá acesso a uma cidade que se chama Varri Sai, já no Rio de Janeiro.
A placa indicava CEMITÉRIO DOS ESCRAVOS e como estava dentro do território capixaba, resolvemos ir atrás e verificar o que era.
Pois bem, fomos na esperança de chegar lá e ter a possibilidade de ser uma grande fazenda que possuía um casarão histórico, uma velha Senzala e por lá possuir o cemitério dos antigos escravos que trabalharam nela.
Mas, infelizmente não era nada disso, tivemos a decepção e encontrar um mato alto, onde não se dá pra avistar nem a pequena capela existente dentro do cemitério que serve de local pra orações.
Esperamos que os governantes tenham a consciência de que o local é um patrimônio histórico e que faz parte da riqueza do município e tomem providência.
Não se tem como visitar um local naquela situação.
Bom, como precisávamos encerrar a noite e descansar seguimos mais a frente e acabamos acampando em um local bem simpático no terreno de uma igrejinha no meio do nada. Foi uma noite tranquila e de paz, Graças a Deus!
E assim, encerramos nosso fim de semana em Guaçuí-ES.
GOSTOU DAS DICAS?
Esperamos que tenha gostado das dicas e que elas possam te ajudar quando visitar o município, ele é lindo e rico em belezas e história.
Visite as belezas, conheça a história e o que o Espírito Santo tem para apresentar para você.
Até a nossa próxima aventura pelas estradas Capixabas.