Olá, seja bem vindo mais uma vez ao Caminha Gente, hoje chegamos a um dos municípios mais desejados e que muita gente não sabe que é nele que se localiza o Patrimônio da Penha.

Um lugar onde tudo se transforma em harmonia, paz e amor.

Divino de São Lourenço tem muita história pra contar, pois foi uma habitada por índios Puris, explorada por desbravadores mineiros e ainda teve sua força econômica através do trabalho e esforço escravo na produção de café.

Tempos esses que não se devem ser esquecidos, pois o passado faz parte da história para que possamos refletir e seguir em frente evoluindo para dias melhores.

A cidade é pequena e seus moradores são bem receptivos e demonstraram curiosidade com nossa passagem pela cidade.

Nossa primeira parada, foi na Igreja Matriz Divino e São Lourenço que é o ponto marcante da cidade e que é o ponto de encontro de alguns no fim de semana.

Foi lá, que recebemos a informação que ali próximo, existe uma corredeira que forma piscinas naturais no verão e que é usada pelos moradores e visitantes para se refrescar.

FAÇA AQUI SUA RESERVA

ONDE IR EM DIVINO DE SÃO LOURENÇO ES

PATRIMÔNIO DA PENHA

Seguindo as placas de indicação dentro da cidade, fomos rumo ao lugar que muita gente tem curiosidade de conhecer, Patrimônio da Penha.

A pequena vila é muito aconchegante, lugar de gente de “cuca fresca” e que vem em busca de uma convivência harmoniosa com a natureza e com quem estiver na mesma sintonia.

Pra quem conhece a vila de Trindade no litoral sul do Rio de Janeiro sabe do que estou falando e de como o local esbanja tranquilidade e gente descontraída.

Ao chegar, você já começa a reparar nos diversos campings e pousadas pé no chão que o local oferece, tem para todos os estilos e gostos.

Outro ponto que se destaca, são os pequenos restaurantes, barzinhos e lojinhas com artigos de artesanato que se encontram a beira da rua.

Os preços também são bem acessíveis para a alimentação, conseguimos almoçar no modo self service a vontade no valor de R$ 15,00.

CAMPING TIA LEIA

Para quem curte uma vibe mais pé no chão e com contato maior com a natureza o Camping da Tia Leia é a pedida.

O camping fica bem centralizado e próximo a bares, restaurante e também dos acessos que te levam as trilha das cachoeiras.

O camping sai por R$ 30,00 por pessoa com direito a banho quentinho e pontos de energia e luz.

Você também conta no mesmo local com o serviço do Bar do Neguin, que fica na frente do camping e oferece uma comida excelente e cerveja bem gelada, sem dizer da companhia dessa família hiper simpática da tia Leia que tem uma alegria e energia contagiante.

Quem desejar ir conhecer Patrimônio da Penha e se hospedar no Camping da Tia Leia? Ligue para (28) 9.9932-1973

TRILHA DAS CACHOEIRAS

Quem nos acompanhou e foi nosso guia nessa aventura por lá foi o Patrick Martins, mais conhecido como nosso querido Bicho Grilo.

Levantamos cedo e logo tratamos de nos arrumar para irmos conhecer as belezas que esse lugar magico apresenta por todos os lados.

Patrick adora o Patrimônio da Penha e conhece tudo como a palma da mão, além disso ele é Guia de Turismo licenciado e oferece segurança para quem decide realizar uma trilha pelas cachoeiras, não só de lá, mais de muitas outras que ele conhece pelo Estado.

Portanto, se você gosta de passeios radicais e caminhar em meio a natureza ele é o guia certo para guiar.

Cachoeiras visitadas por nós nessa aventura com o auxílio do Patrick:

  • CACHOEIRA VÓ TUTI
  • CACHOEIRA CALDEIRÃO DAS DELICIAS
  • CACHOEIRA DO ARCO IRIS
  • CACHOEIRA PORTAL DO CÉU
  • CACHOEIRA POÇO DOS CURUMINS

CACHOEIRA VÓ TUTI

Nosso passeio começou pela Cachoeira mais próxima ao centro da vila e por onde a beleza começa a se revelar.

A Cachoeira Vó Tuti fica em propriedade particular, no Restaurante e Camping Vó Tuti, mesmo sendo propriedade particular a entrada não é negada e nem cobrada, apenas pede-se para manter o local preservado e limpo.

O ambiente é muito aconchegante e oferece na parte da noite um barzinho com musica ao vivo, petiscos e bebidas.

O acesso até a cachoeira é por um caminho plaino, mas com alguns pedacinhos contendo raizes das arvores que estão ao redor e muito verde.

Dá para tomar banho, basta ter cuidado ao andar sobre as pedra bem abauladas que tomaram a forma arredondada devido a força da água.

Piscinas são formadas, possibilitando o banho em meio a água translucida e encantadora que corre do alto da montanha.

Você vai se apaixonar quando ver a cachoeira e aproveitar bem o que ela tem para te oferecer.

ALUGUEL DE CARROS. VEJA AQUI!

CACHOEIRA CALDEIRÃO DAS DELICIAS

Subindo a trilha começamos a ver paisagens belíssimas e uma natureza quase que intocável, daquelas que você olha e pensa: “cara como pode existir uma coisa tão bela assim e eu não ter visto antes?”

Seguindo pela trilha você se deslumbra com diversas espécies de plantas, flores, pássaros e belos caminhos de água que ajudam a abastecer a vila.

O local é abundante em água e te faz perceber que você está em um pequeno pedaço que faz parte do gigantesco Parque do Complexo do Caparaó.

E na companhia de toda essa exuberância acabamos sendo apresentados a Cachoeira Caldeirão das Delicias, uma queda de água surpreendente que forma duas bacias de água cristalina perfeita.

Dá para ver o fundo e acreditem, é tão translucida a água que você acaba tendo a falsa ilusão de ser raso.

Portanto, transite com quem realmente conhece o local e sabe dos riscos que você pode correr.

Outro ponto interessante da cachoeira é a pedra que ficou presa entre uma parede e outra e que se tornou uma redonda e gigante pedra devido a força que a água bate nela.

O acesso é por uma trilha que começa em uma casa engrunhada no meio da mata e que apresenta algumas pinturas em grafite que dão belas fotos.

Dali, basta descer a trilha que em alguns pontos é mais escorregadia e em outros mais ingrime, se tornando de dificuldade média, mas para os que já estão acostumados a andar em meio mata fechada, vão tirar de letra.

Outra atenção é para as pedras que dão acesso aos poços, tome cuidado para não escorregar, elas são bem molhadas e se tornam assim uma armadilha para os menos atentos.

ATENÇÃO: Essa cachoeira também oferece uma parte de pedra que parece ter borda infinita, dali você vai a oportunidade de um belo registro.

CACHOEIRA DO ARCO-IRIS

Subindo mais uns 300 metros, conhecemos a Cachoeira do Arco-Iris uma cachoeira com uma queda cortinada espetacular e que apresenta acesso melhor a sua piscina natural bem aos seus pés.

A bela cortina de água que se forma na parede de pedra é um verdadeiro colírio aos olhos de quem a vê e admira sua beleza.

É realmente um momento de contemplação e gratidão a Deus por toda aquela natureza e beleza existente ali e por termos o privilégio de poder contemplar tudo isso.

Você vai se apaixonar pela bela cachoeira.

CACHOEIRA PORTAL DO CÉU

Quanto mais subíamos as trilhas que nos levavam as belas cachoeiras, mais nos surpreendíamos e quando pensávamos que não haveria outra mais bela que a anterior, ficávamos outra vez bestificados com mais beleza a nosso frente.

A trilha para essa cachoeira é tranquila, porem longa, mas oferecendo belos registos e muita natureza a sua volta, até biquinha de água natural para você se refrescar você vai encontrando no meio do caminho.

Foi assim que com a Cachoeira Portal do Céu, uma cachoeira que é de tirar o folego e de te fazer sentar a sua frente e ficar horas á admirando, por ser tão esplendorosa.

Suas águas transparentes fazem com que você observe os minusculos peixes que passeiam indo e vindo a todo momento por ali.

Segundo os frequentadores do local, as águas do Patrimônio da Penha são excelentes para a criação de carpa por serem bem geladas e sua qualidade perfeita.

CACHOEIRA DOS CURUMINS

Um pouco antes de chegar a Cachoeira dos Curumins, você será surpreendido por um local que possui um balanço e que permite você parar para meditar ou fazer um lanche em meio a sombra das árvores e ao silencio da mata.

Seguindo a pequena trilha você chega a cachoeira dos curumins um lugar onde o banho não é permitido, pois é desse ponto que é captada a água para o consumo na vila.

Não existe um, que não respeite essa regra, todos são fiscais de todos e o respeito ali predomina.

E por falar em respeito, você de ter a consciência de uma informação muito importante, ali é permitido o naturismo, você pode se deparar com pessoas completamente nu e que não se importam se você não quiser tirar sua roupa, desde que, você tenha respeito por todos que ali se encontram.

COMO CHEGAR A PATRIMÔNIO DA PENHA

O acesso até a vila pode ser feito através do município de Ibitirama sentido para quem vai conhecer Pedra Roxa, chegando no cruzamento você para, observa as placas e pega o sentido indicado pela plaquinha até patrimônio da Penha.

O outro acesso é pela cidade a qual Patrimônio da Penha pertence, Divino de São Lourenço.

Para se chegar tanto a Divino como a Ibitirama existem linhas de ônibus, sendo que para Ibitirama existe a linha da viação Minas Tour que vem de Iúna que também vem de Ibitirama.

O acesso de carro é tranquilo e você passa por tanto por estradas de terra batida como por asfalto.

O trajeto que escolhemos fazer foi por Cachoeiro de Itapemirim, passando por Alegre até chegar ao nosso destino, Divino de São Lourenço.

A EXPERIÊNCIA EM PATRIMÔNIO DA PENHA

Nossa experiência ali em meio aquela beleza toda foi graças ao Patrick que nos auxiliou e nos mostram com calma os acessos e toda a beleza que a vila proporciona a seus moradores e visitantes.

Patrimônio da Penha é sinônimo de tranquilidade, paz e amor a todos os momentos e a quem desejar visita-la.

Para maiores informações sobre as trilhas e guia é só entrar em contato com o Patrick através do telefone: (27) 99661-4429 ele realiza expedições para a vila e também outros locais do Estado.

Falou em trilha em meio a natureza o Patrick é o cara para te guiar e mostrar os melhores cantinhos para você.

Valeu muito a experiencia de conhecer esse paraíso.