Olá viajante, bem vindo a mais um artigo do Caminha Gente, hoje, vamos te apresentar a cidade de Baependi no interior de Minas Gerais.

A cidade é conhecida como a cidade de Nhá Chica, ganhou mais fama ainda, após sua beatificação em 2013. Com isso a cidade ganhou fama também no turismo religioso, e os pontos mais visitados nesse aspecto é o Santuário de Nhá chica e a bela Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat ao centro da cidade.

Mas a cidade, além de ser bem conhecida devido ao seu turismo religioso, também possui diversas cachoeiras que a fez ser incluída no Circuito das Águas de Minas Gerais e merecem ser conhecidas por sua beleza.

Visitamos algumas delas e ficamos encantados com o que nos foi apresentada.

Confira!

O QUE VOU VER NESSE ARTIGO:

– COMO CHEGAR A BAEPENDI MG

– CACHOEIRAS DA REGIÃO

– ONDE SE HOSPEDAR EM BAEPENDI

– QUAL MELHOR ÉPOCA PARA CONHECER A CIDADE

O QUE CONHECER E FAZER EM BAEPENDI MG

COMO CHEGAR A BAEPENDI MG

Pretende ir para Baependi? Então, vamos te passar algumas informações para sua viagem.

Primeiro, por se tratar de um município pequeno, a ida para lá não requer muitas dificuldades e existem algumas rotas para chegar até lá. Confira!

COMO CHEGAR A BAEPENDI DE CARRO:

Se a sua partida é do estado de São Paulo ou Rio de Janeiro, a melhor opção é pela Rodovia Dutra até a saída 330 na cidade de Engenheiro Passos. Dali em diante, basta pegar a BR-354 até Caxambu e em seguida a saída para BR-267, que passa bem em frente a Baependi.

Aos que saem de Belo Horizonte o trajeto é ainda mais fácil, bata pegar a BR-381 até a cidade de Campanha e pegar a BR-267.

COMO CHEGAR A BAEPENDI DE ÔNIBUS:

Para quem vai de ônibus, a passagem deve ser comprada para a cidade de Caxambu ou São Lourenço, pois não são todas as cidades que tem rota direta para Baependi.

EMPRESAS DE ÔNIBUS QUE LEVAM ATÉ BAEPENDI:

  • Caxambu X Baependi – Viação Coutinho
  • São Lourenço X Baependi – Viação Coutinho
  • Belo Horizonte X Caxambu – Viação Gardênia
  • Juiz de Fora X Caxambu – Viação Santa Cruz
  • Campina – destino Caxambu X São Lourenço – Viação Santa Cruz e 1001
  • Rio de Janeiro – destino Caxambu X São Lourenço – Viação Cidade do Aço
  • Rio de Janeiro X São Lourenço – Viação Útil
  • São João Del Rei X Baependi – Viação Sandra
  • São Paulo – destino Caxambu X São Lourenço – Viação Cometa

COMO CHEGAR A BAEPENDI DE AVIÃO:

Para quem prefere chegar ao estado de Minas Gerais de avião para conhecer Baependi, o aeroporto mais proximo é o Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco que fica aproximadamente 235 km de Baependi. A dica aqui é alugar um carro para visitar Baependi. Portanto clique no link abaixo e confira as ofertas da Rantcars.

ALUGUEL DE CARROS, CLIQUE AQUI!

O QUE CONHECER EM BAEPENDI MG?

A cidade, apesar de pequena, possui diversos atrativos e muita natureza para ser explorada. Além do turismo religioso, ela também possui campo para o ecoturismo, pois possui diversas cachoeiras, muitas, ainda desconhecidas por quem visita a cidade interessado no turismo religioso gerado em volta de Nhá Chica.

Visitamos algumas cachoeiras, confira:

CACHOEIRA DO CALDEIRÃO

Essa, foi a primeira citada pelo pessoal do Camping e Hostel Pato Selvagem, onde passamos três dias incríveis em contato com a natureza e a localização é ideal para quem procura conhecer mais das cachoeiras da região. O camping, também oferece hostel para quem não curte camping.

O camping fica aproximadamente a 15 km da Cachoeira do Caldeira e a estrada é bem Routs, completamente de terra e alguns trechos com poeira bem fininha, portanto, se você é daqueles que não tá afim de colocar seu carro em jogo na poeira, fique apenas com o turismo religioso da cidade.

Porém, para aqueles que estão afim de curtir um fim de semana diferente, cheio de emoção e em contato com a natureza esse é o passeio ideal.

Outra dica, é você ir com um carro com tração traseira, pois em alguns trechos a subida é mais íngreme e possui poeira extremamente fina que ocasiona patinação em alguns trechos, mas o que vai ver a sua frente, valerá toda a poeira que vai levantar durante o trajeto.

Até certo ponto da estrada, é possível encontrar placas de indicação da cachoeira, mas logo depois a entrada da Cachoeira do Onorato e a subida mais íngreme com um cruzamento ao topo, elas simplesmente desaparecem, mas, basta seguir em frente, mantendo sempre a esquerda e sem entrar em nenhuma entrada que você encontrará uma bela baixada com um rio incrivelmente cristalino a sua esquerda. Esse é o sinal que está no caminho exato.

Após passar por esse belo rio com margem que dá para tomar um otimo banho, preste atenção a esquerda em uma pequena pinguela, ali fica uma placa bem discreta com o nome Cachoeira do Caldeirão.

Pronto, você chegou ao paraíso, agora é aproveitar a água gelada, as pedras que te oferecem um belo cenário e a queda d’água que é incrível. Segundo informações dos moradores da região, não é recomendado seguir muito proximo a queda, pois, há relatos de afogamento no local.

CACHOEIRA DO ONORATO

A bela Cachoeira do Onorato, localiza-se aproximadamente 10 km do Camping e Hostel Pato Selvagem e a estrada de acesso é mais tranquila e com menos poeira.

A entrada de acesso a cachoeira é bem receptiva, já de cara você pode observar animais tipicos de sítio como cavalos, vacas e algumas galinhas que se encontram soltas e que te remetem ainda mais ao ambiente de roça ou se preferir casa de vô do interior.

Outra característica do local e que, por sinal, achamos bem interessante é o “Bar Curral” isso mesmo, um bar que fica dentro de um antigo curral e que te oferece almoço com prato feito, diversos petiscos, entre eles, a famosa porção de tilápia que você pode se deliciar na companhia de uma boa cervejinha gelada.

Mas isso, você deixa pra volta da cachoeira, pois caminhar de barriga cheia e não poder dá um mergulho no poço espetacular que está a sua espera é um grande desperdício. Portanto, aproveite primeiro a cachoeira para depois curtir as delicias oferecidas no Bar Curral.

Além disso, para quem curte uma pescaria, o local também oferece Pesque Pague e um Moinho onde você pode ver a fabricação de fubá artesanal e que está em pleno funcionamento desde o século XX.

Para chegar até a cachoeira a caminhada é bem curtinha, em questão de cinco minutos, o acesso está feito, sem dizer o visual de diversas pequenas quedas e um poço de água cristalina, oferecendo um banho bem refrescante antes, de fato, chegar a queda d’água.

O volume de água na queda é bem volumoso e a água é bem límpida. A trilha é bem tranquila e o acesso pode ser feito tranquilamente por crianças e pessoas de mais idade.

O acesso a propriedade e a cachoeira é gratuito. Não é permitido levar bebidas e nem realizar churrasco, mas, é permitido levar alimentos, porém, levando seu lixo, traga-o de volta.

OUTRAS CACHOEIRAS DA REGIÃO

  • CORREDEIRA DO CAIXÃO BRANCO
  • CACHOEIRA DO JUJU
  • CACHOEIRA DO ITAUNA
  • CACHOEIRA DO GAMARRA

ONDE SE HOSPEDAR EM BAEPENDI MG

Booking.com

QUAL MELHOR EPOCA PARA CONHECER BAEPENDI E SUAS CACHOEIRAS?

Segundo os moradores da região, qualquer época é boa para conhecer as belezas naturais de Baependi, tanto, que visitamos a região no mês de Setembro e encontramos as cachoeiras cheias e com água translucida. Uma dica para você e que sempre fazemos é escolher uma data e ao ligar para reservar a hospedagem, confirmamos com o local se na data escolhida é boa para visitar a cidade. Perguntamos se nesse período o local apresenta seca muito forte ou tempo muito chuvoso, assim, evitamos surpresas que podem decepcionar.

GOSTOU DAS DICAS?

Esperamos ter lhe ajudado a ir conhecer essa cidade encantadora do Sul de Minas Gerais. Tire um tempo e faça uma visita, experimente coisas novas, faça novas amizades e descubra o que a vida tem para te oferece.

Aproveite-a, pois a vida, só se vive uma vez!

VEJA OUTRO ARTIGO RELACIONADO COM ABEPENDI

GALERIA DE FOTOS DAS CACHOEIRAS QUE VISITAMOS EM BAEPENDI