Olá Galera, bem vindos a mais um artigo do Projeto Paulistando no ES, para você, que é a primeira vez que aparece para aqui, primeiro o nosso muito obrigado por nos acompanhar e sei que, VOCÊ, gosta de viajar e explorar os locais assim como nós.

Portanto, fique a vontade para conhecer e explorar através de nossas experiências os 66 municípios já visitados por nós desse estado lindo, o Espirito Santo.

Hoje, vamos te mostrar o que encontramos pelo município de número 66 por nós visitado, Mantenópolis-ES.

Um município que as vezes, deixa os capixabas na dúvida de pertencer ou não ao Espírito Santo, mas comprovamos e fomos até a divisa da cidade com Minas Gerais e conferimos que ele pertence ao Estado da Graça.

Portanto, quando alguém te disse que Mantenópolis pertence a Minas Gerais, pode dizer de boca cheia NÂO ele pertence, SIM as terrinhas capixabas.

Nesse artigo, vamos te apresentar :

CENTRO DA CIDADE;

IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES (QUE NÃO POSSUI COLUNAS);

MIRANTE BELA VISTA;

RAMPA DE VOO LIVRE SANTA LUZIA DE MANTENÓPOLIS;

Pronto a conhecer nossa trajetória por Mantenópolis?

MANTENÓPOLIS ES O QUE CONHECER

O município se encontra na divisa dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo ao norte dos dois estados, daí, você já sente que o clima por lá é seco e quente, se for passar por lá na mesma época em que a visitamos, saiba que deve abusar do filtro solar, água e muita proteção nas pernas, braços e rosto.

A cidade é simples, mas possui um comércio bem ativo com banco (Banestes), o único que observei, casa lotérica, supermercado, mercearias, farmácias e uma feira livre que acontece aos sábados com produtores da região onde encontra-se de tudo, desde um simples legume a sementes exóticas que prometem milagres.

Outro ponto que nos chamou a atenção foi a pintura na parede da Rodoviária do artista capixaba Edvandro, um verdadeiro filho de Mantenópolis que mostra sua arte através de pinturas que levam sua originalidade nos traços expressados e nas cores fortes.

O artista já apresentou trabalhos fora do Brasil e está se preparando para em Novembro, juntamente com outros artistas do Estado, estarem indo apresentar a cultura e a arte capixaba fora do Brasil.

Queremos deixar nossa energia positiva para eles e sabemos que o Estado estará sendo representado por gente talentosa e que deseja mostrar o melhor do Espírito Santo.

Outro local que nos chama muito, são as praças centrais da cidade, elas atraem pessoas e costumam ser o ponto de encontro para uma conversa, namoro ou simplesmente se sentar e ver a vida passar. Há quem frequente as praças centrais para saber das noticias boas, ruins e até das fofocas do dia.

IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES

Em frente a Praça Central, encontra-se a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, uma igreja com aproximadamente seus sessenta anos e que intriga pela sus construção, já que não existem colunas em seu interior.

Uma obra que mostra a modernidade já naquela época e que hoje é uma das atrações centrais da cidade.

MIRANTE BELA VISTA

Sempre buscamos um local mais alto e amplo, onde podemos observar a cidade em um todo.

Fomos informados do Mirante Bela Vista, um local em uma das comunidades mais antigas da cidade e que recebeu esse projeto para valorizar sua história e seus moradores que agora, além de ganharem quadra, área de academia ao ar livre e um lugar ideal para se passar o fim de tarde, também foram incluídos no roteiro turístico da cidade.

Afinal, o lugar apresenta uma vista impressionante de toda a cidade e mostra cada pontinho do alto que Mantenópolis apresenta.

Subir a escadaria que fica bem ao lado da Rodoviária da Cidade vale a pena, pois o que você vai encontrar lá no alto vai te surpreender e te proporcionar belos registros.

RAMPA DE VOO LIVRE DE MANTENÓPOLIS SANTA LUZIA

Ao estarmos sentados a beira da estrada fazendo nosso almoço de pão com salsicha, foi o que tinha pro dia, fomos surpreendidos por um senhor que se aproximou e nos perguntou se eramos os blogueiros que estavam mostrando a cidade e o que ela tinha de melhor.

O destino como sempre nos surpreendendo e nos colocando sempre no local certo no momento ideal, acabamos conhecendo o Custódio, um apaixonado por Mantenópolis e pelo esporte.

Fomos convidados a dormir na Rampa de Voo Livre Santa Luzia de Mantenópolis ES que fica no bairro de Mesmo nome, Santa Luzia de Mantenópolis.

Seguimos em direção a ele e não imaginávamos o que tinha por vir.

COMO CHEGAR A SANTA LUZIA DE MANTENÓPOLIS

Para se chegar a Rampa de Voo Livre basta voltar na estrada que sai de Nova Venécia em sentido Vitoria e prestar atenção na placa que indica Santa Luzia a beira da estrada, não sei precisamente te informar o local exato de entrada, basta prestar atenção na placa.

A estrada de acesso é bem escondida e você pode passar despercebido e ficar alguns minutos ou até mesmo horas procurando.

Outra dica que te damos é saber que o primeiro bairro a entrar não é Santa Luzia, ao entrar nesse local, pegue a sua direita, passe por uma estrada que dá acesso a um condomínio a beira da estrada e siga em frente, se achar melhor é só perguntar logo na entrada da cidade para não haver erro.

Ao percorrer por cerca de uns 4 km pela estrada de chão batido, chegará uma hora em que você se depara com um entroncamento te oferecendo duas direções, pegue a estrada do lado esquerdo (vindo do primeiro bairro que sitei acima).

Não siga as placas que indicam cachoeira, elas te levaram para a parte do Estado de Minas Gerais, já que o rio que é a barreira que limita os dois estados.

FINALMENTE CHEGAMOS

Finalmente chegamos a Santa Luzia de Mantenópolis, agora, era achar a entrada de acesso até a rampa.

Chegamos a uma sorveteria e fomos atendidos por um casal de senhores bem simpáticos e que nos informaram que a entrada de acesso a rampa era pela rua lateral ao cemitério da cidade.

E lá fomos nós ao encontro do cemitério da cidade, parece até que os cemitérios tem atração por nós.

Realmente, ao lado do cemitério da cidade tem uma rua que apresenta uma porteira que geralmente fica aberta e que dá acesso a uma outra que, devido a vândalos está permanecendo fechada, mas o acesso pode ser liberado quando houver alguém na rampa.

Como já estavam nos esperando fomos recepcionados e seguimos a diante, mas pensa que tudo é mar de flores?

Tivemos que encarar uma subida com o Wolverine que achamos que não íamos conseguir chegar até ao final, mas finalmente nosso guerreiro conseguiu chegar até ao fim.

Fomos surpreendidos pela paisagem a nossa frente e ficamos encantados com os picos e montanhas que conseguíamos ver até onde nossos olhos alcançavam.

A vista é de tirar o folego e teríamos uma noite de paz e tranquilidade com as estrelas como nossas lâmpadas naturais, foi incrível.

A rampa substituiu a rampa que ficava ao centro da cidade de Mantenópolis, já que ela está fechada por não possuir local ideal para pouso, pois os proprietários de gado pediram proibição devido o gado se assustar com os parapentes.

A entrada de acesso a Rampa de Voo é gratuito e está aberto aos fins de semana quando se tem treino.

A Rampa de Voo Livre de Santa Luzia de Mantenópolis já é referencia para diversos praticantes do voo livre e já recebeu campeonatos internacionais.

Para maiores informações para pratica do voo livre no local basta entrar em contato com o Custódio pelo Instagram da Rampa @rampavoolivrestaluzia ou pelo telefone(27) 9.9768-4001.

GOSTOU DAS DICAS PARA CONHECER MANTENÓPOLIS?

Esperamos que sim e desejamos que você vá até lá conhecer a cidade e o que ela tem para apresentar a todos que a visitam.

A cidade é uma graça e o povo muito acolhedor.

AGRADECIMENTOS:

Queremos agradecer ao Hildebrando que andou conosco em alguns pontos nos contando a história da cidade e mostrando alguns ponto bem interessantes de Mantenópolis.

Também ao artista Edvandro que tem obras apresentadas em diversos locais da cidade mostrando as riquezas da cultura, não só do município de Mantenópolis, mas também de todo o Espirito Santo. Orgulho de ver um artista tão privilegiado pertencer ao Espírito Santo. Sigam ele no Instagram @edvandro_art trabalhos lindos e bem originais.

E ao Custódio e aos amigos que fizemos na Rampa de Santa Luzia de Mantenópolis, a vocês, nossa gratidão imensa por nos proporcionar uma vista tão maravilhosa e uma noite espetacular.

Gratidão e um até breve a todos!