Dicas do Vale do Catimbau por Armando Mendes.

 

imagem-de-armando-na-rocha

Foto: Armando Mendes

imagem-de-armando-plantando-bananeira-na-rocha

Foto: Armando Mendes

Catimbau. Apesar de criado em 2002 o parque nacional do Vale do Catimbau ainda é pouco explorado. Moro em Pernambuco há mais de 20 anos e ainda não tinha ouvido falar do parque até o ano passado.

 

imagem-de-armando-em-cima-de-rocha

Foto: Armando Mendes

A partir da leitura de relatos aqui mesmo no Mochileiros decidi me aventurar e parti para conhecer o parque no ultimo final de semana 7-8/07.

 

imagem-de-rocha-enorme

Foto: Armando Mendes

 

Vou deixar aqui um relato breve da visita como meio de incentivar o turismo pra essa região!

Dia 01.

Parti de Recife em direção a Buíque – PE (282km) uma das cidades que compõe o parque e a entrada para a Vila do Catimbau. Saí por volta das 8h da manha depois de alugar o carro.

 

imagem-de-placa-da-cidade

Foto: Armando Mendes

 

O acesso é bom, feito através da BR 232 duplicada até o município de São Caetano-PE. Segue por ela até Arcoverde-PE onde entramos na PE-270 até Buíque. Levei umas 4h para percorrer o trajeto todo. Minha previsão era chegar na Vila do Catimbau para o almoço e tentar já entrar nas trilhas a tarde.

 

imagem-de-armando-com-pessoal-local

Foto: Armando Mendes

 

Havia feito contato prévio com o Guia Márcio (87) 99986-1143. Um cara muito atencioso e gente finíssima. Achei um tanto caro ele cobrava 100 reais o dia. Mas esse preço ele faz de 1-10 pessoas.

 

Ele é indígena e conhece a região como ninguém. Ele me recomendou ficar na pousada Maria Vitória que fica na entrada da Vila do Catimbau. A pousada é simples mas a atenção dos proprietários e o preço são atrativos: 60reais a diária! já incluso Café, almoço e Jantar!!! De Buíque para a Vila são alguns Km de estrada de terra, mas estrada boa sem nenhuma dificuldade.

 

imagem-de-armando-observando-vale

Foto: Armando Mendes

Foto: Armando Mendes

Foto: Armando Mendes

Encontrei com o guia na chegada e já combinei de sair a tarde pra ver o máximo de trilhas que eu conseguisse. Ele também escolheu o por-do-sol do chapadão para irmos.
Visitamos então: Trilha das Umburanas, Trilha dos Homens sem cabeça (pinturas rupestres) e Trilha do Chapadão.

Dia 2.

No segundo dia combinei com o guia de começarmos bem cedo nossas visitas. Fizemos as trilhas das Torres e Lapiás, Pedra da tartaruga, trilha da igrejinha e Alcobaça. Esse último é um imenso painel de pinturas rupestres algumas datam de 6000 anos! Vale a pena demais a visita.

 

imagem-de-pinturas-rupestres

Foto: Armando Mendes

imagem-de-rocha

Foto: Armando Mendes

 

Descobri nessa visita que o Parque é o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, perdendo apenas para a serra da Capivara-PI. Foi um dia bem puxado, mas deu pra fazer!

 

imagem-de-arco-de-rocha

Foto: Armando Mendes

 

Minha visita foi extremamente curta. Minha impressão é que o parque ainda é pouco explorado, falta vontade política e carece de infraestrutura para o turista. Mas a paisagem impressiona. Com certeza vale a pena a visita! Qualquer duvida mande perguntas! Abraço!

 

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]