Dicas do Vale do Catimbau por Armando Mendes.
Catimbau. Apesar de criado em 2002 o parque nacional do Vale do Catimbau ainda é pouco explorado. Moro em Pernambuco há mais de 20 anos e ainda não tinha ouvido falar do parque até o ano passado.
A partir da leitura de relatos aqui mesmo no Mochileiros decidi me aventurar e parti para conhecer o parque no ultimo final de semana 7-8/07.
Vou deixar aqui um relato breve da visita como meio de incentivar o turismo pra essa região!
Dia 01.
Parti de Recife em direção a Buíque – PE (282km) uma das cidades que compõe o parque e a entrada para a Vila do Catimbau. Saí por volta das 8h da manha depois de alugar o carro.
O acesso é bom, feito através da BR 232 duplicada até o município de São Caetano-PE. Segue por ela até Arcoverde-PE onde entramos na PE-270 até Buíque. Levei umas 4h para percorrer o trajeto todo. Minha previsão era chegar na Vila do Catimbau para o almoço e tentar já entrar nas trilhas a tarde.
Havia feito contato prévio com o Guia Márcio (87) 99986-1143. Um cara muito atencioso e gente finíssima. Achei um tanto caro ele cobrava 100 reais o dia. Mas esse preço ele faz de 1-10 pessoas.
Ele é indígena e conhece a região como ninguém. Ele me recomendou ficar na pousada Maria Vitória que fica na entrada da Vila do Catimbau. A pousada é simples mas a atenção dos proprietários e o preço são atrativos: 60reais a diária! já incluso Café, almoço e Jantar!!! De Buíque para a Vila são alguns Km de estrada de terra, mas estrada boa sem nenhuma dificuldade.
Encontrei com o guia na chegada e já combinei de sair a tarde pra ver o máximo de trilhas que eu conseguisse. Ele também escolheu o por-do-sol do chapadão para irmos.
Visitamos então: Trilha das Umburanas, Trilha dos Homens sem cabeça (pinturas rupestres) e Trilha do Chapadão.
Dia 2.
No segundo dia combinei com o guia de começarmos bem cedo nossas visitas. Fizemos as trilhas das Torres e Lapiás, Pedra da tartaruga, trilha da igrejinha e Alcobaça. Esse último é um imenso painel de pinturas rupestres algumas datam de 6000 anos! Vale a pena demais a visita.
Descobri nessa visita que o Parque é o segundo maior sítio arqueológico do Brasil, perdendo apenas para a serra da Capivara-PI. Foi um dia bem puxado, mas deu pra fazer!
Minha visita foi extremamente curta. Minha impressão é que o parque ainda é pouco explorado, falta vontade política e carece de infraestrutura para o turista. Mas a paisagem impressiona. Com certeza vale a pena a visita! Qualquer duvida mande perguntas! Abraço!
[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]
Excelente as fotos e seus comentários, vou me programar para conhecer o vale também, pois sou apaixonado pela natureza, pois revela a grandeza e as maravilhas que o DEUS maravilhoso criou. Quero conhecer também, valeu, forte abraço.fcD.
Kildare Cunha tenho certeza que você vai se amarrar nesta trip, boa sorte
Armando, lindas fotos! Achei que você viu muito rapidamente. Ficou parecendo que vc precisa voltar mais devagar e curtir mais e melhor tantas belezas. Estou indo conhecer, mas com certeza terei que voltar mais vezes!
Parabéns!
Abraço..
Se
Deus quiser irei visita enbrevi gostei muito valeu
Show de bola amigo, vá mesmo pois é sensacional, abraços