Caminha Gente
O tempo passa rápido, muita coisa foi deixada para traz, mas, nunca será esquecida.
Hoje, completamos um ano na estrada.
Vou te contar resumidamente por onde já passamos, amigos que fizemos e como e onde estamos hoje.
Venha caminhar com a gente nessa história de aventuras que já realizamos.
A decisão
Quem nos acompanha já sabe mais ou menos a nossa historia, somos pessoas como você que todos os dias realizavam suas obrigações e deveres como pais e cidadãos.
Foi exatamente essa rotina que nos fez querer mudar de vida e estilo para vivermos algo que sempre buscamos viajar, ter emoções e uma vida sem muita rotina.
Decidimos vender o que tínhamos e começar a fazer um planejamento para viver na estrada – não determinamos um tempo, mas, determinamos abrir mão de muita coisa para viver por mais tempo na estrada.
Então saímos de nossos empregos ajuntamos todo o dinheiro e caímos na estrada para alimentar o desejo de viver algo que sempre sonhávamos desde que estamos juntos há cinco anos.
Litoral de São Paulo
Saímos com a intenção de conhecer todo o litoral do Brasil começando pelo litoral de São Paulo – estado onde morávamos – conhecer diversas praias que muitas pessoas nos falavam e que víamos na internet até chegarmos ao Maranhão – estado esse que me fascina e que é meu desejo conhecer.
Começamos pelas praias do litoral Sul de São Paulo e me encantei com diversas como Itanhaém a cidade que foi cenário da primeira versão da novela “Mulheres de Areia”.
No litoral norte Ilha Bela com suas águas claras e cheia de barcos coloridos, Caraguatatuba e sua história de tragédia e renascimento, Ubatuba e suas ilhas paradisíacas e praias escondidas, Boiçucanga com seu encontro de rio com a imensidão do mar e as irmãs Toque Toque Grande e Toque Toque pequeno com suas diferenças mais belas igualmente.
Foram inúmeras as praias, muitas mesmooo, se for pra descrever cada uma o artigo levaria dias escrevendo.
Foram dias viajando na estrada, parando em campings e na companhia da Serra do Mar, dando um show com suas cachoeiras a beira da estrada e suas grandes árvores cheias de flores.
Á medida que avançamos eu ficava mais deslumbrada com a visão que se revelava á frente dos meus olhos.
Praias que gostei
Todas são belíssimas, cada uma com sua característica, dizer qual gostei mais será difícil, pois quem conhece as praias que citei é difícil essa classificação.
As praias que desejo voltar e poder explorar mais são da região de Ubatuba e Trindade.
Lugares cheios de muita natureza, pessoas com histórias de vida interessante, boa gastronomia e hospedagens para todos os gostos e bolsos.
Litoral Rio de Janeiro
Ao cruzar o limite de São Paulo com Rio de Janeiro a beleza continua a me encantar pelas paisagens que me fazem viajar mais.
Passamos por lugares dignos de serem chamados de “Caribe Brasileiro” como as praias a beira da estrada chegando a Angra dos Reis, um espetáculo – só você vendo para entender a emoção de ver aquilo – praias de areia branca e outras douradas como ouro.
O local que mais me chamou á atenção foi Trindade com sua beleza exótica, gente simples e descontraída, gastronomia excelente e hospedagem excelente.
Conhecemos pessoas que até hoje fazem parte de nosso rol de amizade e que já nos encontramos algumas vezes para acampar novamente como os nossos queridos Beth e Bruno do Blog Eu Preciso Disso.
Trindade nos proporcionou um contato com a natureza incrível.
Ao mesmo tempo em que você está realizando uma trilha na mata fechada, observando rios, curtindo os animais que ali se apresentam até você e as belíssimas cachoeiras como a “Pedra que engole”, você pode em questões de minutos conhecer diversas praias, mangues e piscinas naturais formadas em grandes rochedos.
A mais famosa “Cachadaço” com seus quase sete metros de profundidade – que parecem não existirem por suas águas serem tão translucidas que te dá a impressão que não é tão funda.
A famosa frase “as aparências enganam” se encaixa nesse lugar. Infelizmente não conseguimos realizar a trilha até o Cachadaço devido ao tempo que estava chuvoso – mas, voltarei para contemplar tudo e mais um pouco.
Trilha Praia Brava.
Uma trilha de nível fácil para médio e em alguns pontos bem escorregadia – mas, usando calçados adequados você consegue finaliza-la de boa.
A trilha oferece ao longo da caminhada outras diversas pequenas aberturas para outros caminhos, onde você pode contemplar e curtir rios e cachoeiras encantadoras.
Rio de Janeiro
Sempre que passei pelo Rio de Janeiro foram somente em ponte aérea, nunca havia parado para conhecer a fundo suas atrações tão faladas.
Nossa hospedagem foi através de um hostel, para termos a experiência de como é dividir o quarto com mais pessoas.
Confesso a vocês que não sou muito de dividir quarto, gosto mesmo é da minha privacidade e de ter minha liberdade, por isso, gosto mesmo é de acampar, minha liberdade é muito importante para mim e poder fazer o que você quer, na hora que desejar não tem preço.
Ficamos duas semanas em Botafogo, bem em frente ao mar e com o privilégio de está bem no meio de todos os pontos turísticos que eu desejava conhecer.
Realizamos todos os trajetos traçados na “canela” atravessamos túneis para chegar a Copacabana, Leblon e Arpoador. Realizamos também o trajeto até a Comunidade do Vidigal “á pé” – por não conhecermos o local achamos melhor chegar á casa de uma amiga, a Julia – uma colombiana, que trabalhava no Hostel, super gente fina e que nos falamos até hoje – de Van, o transporte que os moradores usam para ter acesso ao ponto mais alto da comunidade.
Lá de cima tive a maior e melhor visão do Rio de Janeiro, hoje pode-se dizer que só se conhece o Rio quem sobe o Vidigal e contempla até onde a visão alcança.
Também realizamos até um certo ponto a trilha “Dois Irmãos” – digo “até certo ponto” porque o dia estava muito quente e eu passei mal, tivemos que voltar.
Outros pontos que conhecemos no Rio:
Parque Lage
Trilha do morro da Urca (que te leva até o Pão de Açúcar)
Pão de Açúcar
Praia Vermelha
Museu Militar
Passamos em frente á Rede Globo
Praia de Botafogo
Igrejas Históricas
De “gruja” tivemos a oportunidade de assistir a gravação do programa “Treme Treme” da Multihow em plena rua.
Não visitamos o Cristo Redentor por dois motivos: o primeiro é que o Marcio estava muito gripado e teve febre enquanto caminhávamos, o segundo era o valor para chegar até o Cristo, para quem viaja como nós até um real é muito dindin.
Da próxima o Cristo Redentor não escapa, vamos chegar até lá pela trilha que você pode fazer através do Parque Lage – mas, se você se animou, lembre-se, tenha preparo, fôlego e muita força de vontade, pois segundo os guardas do parque ela é bem puxadinha e tem trechos de escalada em escada de ferro, mas, nada impossível.
Niterói
Fomos conhecer o que nos aguardava do outro lado da ponte Rio x Niterói.
Todo mundo fala muito do Rio de Janeiro e nós, decidimos conferir se Niterói tinha belas paisagens e praias.
Nossa experiência foi através do Couchsurfing onde você se hospeda na casa de alguém que participa dessa plataforma – uma ótima dica para quem gosta de fazer mochilões trocando experiências e fazendo amizades.
Ficamos duas semanas na companhia da Rosangela, uma figura super alto astral, que ama viajar, dona de três gatos fofos e carinhosos e que ama a vida – ela é o exemplo de pessoa que levarei para a vida toda.
Através dela conhecemos diversas praias que fazem de Niterói um lugar com destaque por suas belas praias, gente descontraída e muitas trilhas para realizar.
Praias em Niterói:
Praia de Itacoatiara (incluindo o Costão de Itacoatiara)
Praia de Piratininga
Lugares mais centralizados que conhecemos e indicamos para você tirar fotos incríveis e nunca se esquecer de Niterói:
Complexo dos fortes: Fortaleza de Santa Cruz da Barra, Forte de Boa Viagem, Forte são Luiz – existem outros fortes que fazem parte do complexo, estamos indicando o que visitamos.
MAC – Museu de Arte Contemporânea
Um lugar lindo e que oferece muita beleza e arte.
A contemplação através de seu pátio é muito prazerosa. O museu na segunda não abre, mas, você pode ter acesso ao pátio onde pode tirar lindas fotos.
Nova Friburgo, Lumiar
Lumiar é um distrito de Nova Friburgo região serrana do Rio de Janeiro, para se chegar até esse paraíso você passa por lugares de tirar o fôlego.
São paisagens da natureza que parecem ser de outro país, daqueles que a gente vê nos filmes ou comerciais de automóveis.
São estradas com curvas que revelam vales, grandes árvores, cores e pássaros que fazem abrilhantar mais ainda o local.
O clima de montanha é espetacular, quando saímos do Rio o clima estava tipo “clima de micro-ondas” era insuportável e ao começar a subida você sente o clima ir mudando gradativamente.
Ao chegarmos a Lumiar fomos recebidos por um belo lago bem no centro da cidade que é rodeado de barzinhos, restaurantes, lanchonetes, padarias tradicionais, e lojas de artesanato local.
Fiquei encantada com o lugar, tudo me lembrava de Domingos Martins.
Ficamos em um camping que indico a todos o Cantinho Doce da nossa querida Renata Benevenuti, um lugar encantador com um belo rio que passa dentro do camping e que proporciona um banho espetacular ou uma pescaria.
A pouco tempo ela me informou que o Camping agora conta também com suíte – quando estivemos por lá ela ainda estava construindo.
Ali fizemos grandes amigos que temos contatos e que fazem parte da nossa história.
Isso é uma das heranças que viajar te dá poder ter amigos na bagagem.
Hoje
Hoje ao completarmos um ano, nos encontramos no Espírito Santo, estado que nasci, vive e que desejamos mostrar a você que ainda não conhece ou você que vive aqui, mas ainda, não teve a oportunidade de explorá-lo profundamente.
Pretendemos catalogar os municípios com seus atrativos turísticos, gastronomia, cultura, costumes e particularidades que cada município tem.
O Espírito Santo tem atrativos perfeitos para quem deseja conhecer diversos locais em pouco tempo.
Uma das vantagens de conhecê-lo é a pequena distancia para se locomover de um município para o outro, por exemplo, estando em Vila Velha e querendo ir a capital Vitória, basta atravessar a famosa 3ª Ponte e em 15 minutos já estará no centro da capital.
Caso queira conhecer as montanhas em uma hora e meia você chega a Domingos Martins.
Nossa estadia por aqui irá se estender e sem tempo determina para ter um fim. Gostamos de explora-lo e trazer suas belezas que são inúmeras.
Locais que já visitamos no estado:
Região Sul:
Anchieta
Marataizes
Guarapari
Região Central:
Vitória
Vila Velha
Região de Montanhas
Domingos Martins
Castelo
Próximos locais que pretendemos visitar:
Cariacica
Santa Leopoldina
Santa Teresa
Santa Maria de Jeribá
Ibiraçu
Uma das regiões que não posso deixar de conhecer e que me encanta através de fotos que já vi é a região do Caparaó.
Não sairei do estado enquanto não conhecer essa beleza de lugar.
Agradecimentos
Meu agradecimento maior é a Deus, por ter nos dado essa oportunidade de contemplar tudo que Ele fez para que sua criação mais completa possa contemplar sua perfeição.
Hoje, vejo as coisas e as pessoas de forma diferente, sinto que algo em mim mudou e esse é o objetivo de se viajar, abrir seu velho armário, ir eliminando velhos costumes, preconceitos e razões pelas quais você acha as mais corretas e acaba vendo que não é bem como você acha que devia ser.
Vai adquirindo conhecimento, sensibilidade em pequenas coisas, começa a ver o seu semelhante com outro olhar e vê que pequenas coisas que muitas vezes te faziam explodir hoje passam despercebidas e não tem mais a mesma importância agora.
Por isso meu agradecimento vai todo e exclusivamente para o único que é digno de toda a minha gratidão DEUS.
Talvez você esteja achando ao ler minhas palavras umas baboseiras ou uma melação, mais digo a você, viaje e conheça um mundo fora da sua casinha, conheça a realidade do outro e se conheça, assim, você verá quem realmente você é.
Seja grato todos os dias, mesmo que para você não faça nenhum sentido.