Hola Viajantes,

Navegar é preciso…Desde pequeno ouço esta frase vinda do meu pai. Não sei se ele leu ou escutou este trecho do general romano Pompeu ou do poeta italiano Petrarca, ou até mesmo da adaptação de Fernando Pessoa, mas sempre me fez refletir muito.

BUENOS AIRES por FABIO AMARAL

Sobre a viagem: Partimos de Florianópolis com destino a Buenos Aires. Foram cinco dias (22 a 26 de março de 2019), dois hotéis, 7 bairros e diversos pontos turísticos.

Chegamos no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, mais conhecido como Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE) na sexta-feira por volta de 13 horas.

O translado do aeroporto até o Hotel foi realizado de uber, gastamos 540 pesos + 105 pesos de pedágio (são dois pedágios até o centro de BA). OBS: A distancia do aeroporto Ezeiza até o centro de BA são de aproximadamente 40 km e esse mesmo trajeto de táxi daria 1.300 pesos.


“Buenos Aires com 48 bairros é dividida em três regiões: norte onde estão os principais bairros Recoleta e Palermo, região sul onde esta o Centro, Obelisco, Caminito, La boca e leste onde esta Puerto Madero e Rio de La Plata.”

HOSPEDAGEM

Nos hospedamos no Globales Republica Hotel, localizado na Avenida 9 de julho, em frente ao obelisco.

Uma curiosidade sobre a Avenida 9 de Julho: uma das principais avenidas de Buenos Aires possui aproximadamente 34 km de comprimento e 140m de largura é considerada uma das Avenidas mais largas do mundo, perdendo apenas para Avenida da Praça dos Três Poderes localizada em Brasília que possui 250 metros de largura.

1º DIA

No primeiro dia, como chegamos tarde, almoçamos perto do hotel e fomos conhecer os pontos turísticos que ficam próximos.

Fomos até a praça de maio onde estão localizados alguns pontos turísticos da cidade: Catedral metropolitana, casa rosada e Banco da Argentina.

CATEDRAL METROPOLITANA de BUENOS AIRES

Foi o primeiro ponto turístico que conhecemos, é linda, muito grande, dentro dela esta enterrado o corpo de San Martim responsável pela independência da Argentina.

O corpo dele fica vigiado sob a Guarda real e existem momentos que ocorre a cerimonia de troca da guarda, muito legal. (entrada gratuita)

A casa rosada, em razão do horário, próximo às 18h, apenas batemos algumas fotos na frente, porém é possível fazer um tuor pelo prédio que hoje é sede do Governo Argentino.

Após conhecer a praça de maio, avançamos em direção a praça onde esta o monumento de Juana Azurduy em frente ao Centro Cultural Kirchner, é uma enorme escultura de um guerreiro.

PONTOS DE COMPRA EM BUENOS AIRES

Com o horário avançado, decidimos voltar para o hotel e descansar o voo, no retorno ao hotel optamos por conhecer a Calle Florida e o Shopping Galerias do Pacifico (pontos de compras mais famosos de BA).

Durante o passeio pela Calle Florida compramos um citytuor para o dia seguinte, pagamos 1.100 pesos para duas pessoas.

No dia seguinte, Sábado, 9h o pessoal do citytuor nos buscou no Hotel Republica e iniciou o passeio:

2º DIA

CITYTUOR: Passamos por diversos hotéis para pegar os outros turistas passageiros, antes de iniciar realmente o citytuor.

Aqui cabe uma observação: Buenos Aires com 48 bairros é dividida em três regiões: norte onde estão os principais bairros Recoleta e Palermo, região sul onde esta o Centro, Obelisco, Caminito, La boca e leste onde esta Puerto Madero e Rio de La Plata.


“As casinhas coloridas eram pequenos cortiços que abrigavam centenas de imigrantes italianos, as casas receberam essas cores, pois foram construídas com restos de materiais vindos do porto e pintadas com sobras de tintas de navios. Primeiro eram pintadas as portas e janelas e quando recebia uma nova doação de tintas pintavam as paredes.”

RECOLETA BUENOS AIRES

Iniciamos por Recoleta, onde conhecemos a linda e enorme Faculdade de derecho (Faculdade de Direito) e ao lado a flor metálica, esta escultura possui painéis solares em suas pétalas que durante o dia se abre sozinha e pela noite se fecham.

PALERMO BUENOS AIRES

Seguimos pelo bairro de Palermo onde conhecemos o museu da Eva Perón, primeira dama argentina, falecida quando tinha apenas 33 anos e se destacou por conquistar o direito ao voto pelas mulheres, grande personalidade argentina, esta enterrada no cemitério de Recoleta, onde recebe inúmeras visitas de turistas.

PRAÇA MAIO BUENOS AIRES

Da região norte, fomos para região sul, onde paramos na praça de maio, novamente visitamos as atrações, porém com pouco tempo, apenas 15 minutos para fotos e depois retornar para o ônibus.

Todos de volta ao ônibus, seguimos para La boca, onde conhecemos o estádio do Boca Juniors, principal time da Argentina.

Após o estádio, fomos para Caminito, um local onde possui varias casinhas coloridas.

Outra observação: As casinhas coloridas eram pequenos cortiços que abrigavam centenas de imigrantes italianos, as casas receberam essas cores, pois foram construídas com restos de materiais vindos do porto e pintadas com sobras de tintas de navios. Primeiro eram pintadas as portas e janelas e quando recebia uma nova doação de tintas pintavam as paredes.

PUERTO MADERO BUENOS AIRES

Continuando com o tour, passamos por Puerto Madero um lindo e moderno bairro de BA, nas margens do rio de La Plata.

O passeio terminou na Calle Florida, como já conhecíamos, voltamos para Puerto Madero onde almoçamos.

Neste mesmo dia, voltamos para o hotel e às 20h30min o transfer nos buscou para o show de tango no Madero Tango, também em Puerto Madero.

O show acompanha jantar e bebida, muito bonito o ambiente, já o show deixa a desejar.

3º DIA

No dia seguinte domingo, trocamos de hotel, fomos para o Recoleta Luxury Hotel, localizado no bairro Recoleta, um cenário diferente de onde estávamos um local mais residencial, porém próximo de outra principal Avenida de Buenos Aires, Av. Santa Fé.

O bairro Recoleta nitidamente é um bairro mais luxuoso, com grandes hotéis e lojas caras.

Chegamos no hotel próximo das 12h, deixamos as malas e fomos conhecer Livraria El Ateneo, considerada pelo National Geographic como a livraria mais bonita do mundo, logo após almoçamos na av. Santa Fé.

Retornamos para o hotel às 15h, após tomar um sorvete de doche de leche na Freddo (sorveteria).

PRAÇA DA RECOLETA BUENOS AIRES

Fizemos o check in, conhecemos o quarto, em seguida fomos para Praça da Recoleta, ao lado do cemitério.

lá estivemos em um museu de arte moderna, conhecemos a feirinha de recoleta (Funciona apenas aos Domingos) com diversos artesanatos e entramos em um centro cultural bem movimentado, onde esta localizado o Hard Rock (que nos decepcionou um pouco, pelo espaço pequeno e sem criatividade, comparado aos outros).

4º DIA

JARDIM JAPONÊS BUENOS AIRES

Retornamos ao hotel, no dia seguinte acordamos e fomos ao jardim japonês, lá pagamos 150 pesos (por pessoa) para entrar, porém vale cada centavo, ou melhor, pesos haha, muito lindo.

Com lagos, arvores muito calmo e bem cuidado, passamos a manhã lá, logo após fomos conhecer o Congresso Nacional da Argentina, por enorme coincidência chegamos bem no horário de uma visita guiada (12h30min), são duas por dia (12h30min e 17h30min).

Finalizada a visita, fomos para Puerto Madero onde almoçamos no restaurante Siga La Vaca, muito bom. Buffet livre com bebida, churrasco e sobremesa inclusos, pagamos 740 pesos cada um.

Após o almoço, fizemos compras de alfajor na Havanna, existem dezenas de lojas dessas por BA.

Retornamos ao hotel e apagamos. As 3h da manha, pedimos uma pizza, pagamos 350 pesos, (eu particularmente duvidava que essa pizza chegaria, porém chegou, acho que seria melhor não chegar haha), a pizza veio dentro de uma caixa de papelão, sem escritos e enrolada em um cordão, MUITO RUIM, parecia pizza de supermercado e detalhe: estava gelada. Mas tudo bem.

5º DIA

Na terça-feira, nosso ultimo dia em BA, fomos na casa de cambio pela manha, pois só tínhamos 300 pesos e precisávamos pegar o uber até o aeroporto, trocamos 100 reais por 1.020 pesos. 12h00minh estávamos no aeroporto prontos para retornar ao Brasil.

Curiosidades:

10 pesos para 1 real, não dão sacolas nos supermercados, uber mais barato que taxi, cidade segura, sem violência, bastante policiamento.

Gastamos 1100,00 reais e 11.000,00 pesos para 5 dias, almoçando e jantando na rua. Café da manha estava incluso no hotel. Café da manha do hotel com croissant e salmão, além de doche de leche.

Gracias BA.

Texto: Fabio Amaral

PS.: (este foi um relato na íntegra)

Você também pode ter sua história de viagem contada aqui é só enviar um email para nós, teremos o maior prazer em mostrar sua história aqui. Confira algumas histórias que já publicamos AQUI