Rio Benevente em Anchieta-ES

 

Um lugar de belezas e historias misteriosas

Nossa história de amor com o Rio Benevente teve inicio com o evento que participamos aqui no estado.

O Pocando no ES 2 – foram três dias de muita coisa para conhecer, relembrar e registrar com diversos blogueiros aqui do estado e de fora.

Realizamos o passeio e conheci um dos lugares mais lindos do litoral sul do estado, Anchieta, com suas praias bucólicas e cheias de beleza.

 

foto-de-diversas-pessoas-em-baixo-de-uma-castanheira

Foto realizada no evento Pocando no ES 2ª Edição

 

O município tem atrativos turísticos de deixar qualquer um que o visite de “boca aberta” – falo isso, porque foi assim que fiquei – e apaixonado com vontade de voltar.

 

Anchieta-ES

Anchieta fica no sul do estado e possui muita beleza e história, conhecida como a cidade do Padre Anchieta que catequizou diversos índios.

Ela é muito procurada por seu turismo religioso e conhecida até mundialmente pelo evento que reúne muitas pessoas dispostas a percorrerem “Os Passos de Anchieta”.

Uma caminhada que refaz o trajeto que o padre jesuíta fazia em suas viagens até a capital Vitória.

São diversos quilômetros de praias bucólicas – algumas desertas – poços jesuíta e muita beleza da fauna e flora do litoral sul.

A caminhada é uma mistura de fé, devoção e autoconhecimento para muitos que á realizam – quase realizei esse ano, mas, infelizmente os compromissos não deixaram quem sabe o próximo ano.

 

O Centro

O centro da cidade é bem gostoso e aconchegante – um ar de cidadezinha do interior, me lembra em alguns momentos a novela “Mulheres de Areia” …kkk.. só falta o Tonho da Lua.

Um local de gente simples, bem receptiva e que se ajunta a você para curtir um bom papo de pescador ou contador de história.

 

Praia

A praia do Centro com suas águas escuras – pelo Rio Benevente desembocar no mar ela tem essa cor, não tem nada a ver com sujeira, a praia é muito bem cuidada.

Com diversas conchas ela se torna uma ótima opção para um passeio no fim da tarde para ver o lindo por do sol que a cidade oferece.

 

vista -panoramica-do-mirante

Vista do mirante logo na entrada da cidade. digno de uma parada.

 

Pier

Na entrada da cidade você tem a opção de ficar observando a cidade em um geral através do Píer.

Ele te dá uma vista linda de toda Anchieta, Monte Agha e algumas praias ao longe no horizonte, sem dizer do pôr do sol que é maravilhoso.

A cidade tem uma ótima infraestrutura para receber visitantes com uma grande opção de estabelecimentos como:

Farmácias, supermercados, restaurantes, bares, lanchonetes e um posto de saúde – espero que não precise, mas tendo uma emergência, saiba que tem atendimento hospitalar.

 

A Igreja Matriz

No alto de um morro bem ao centro em frente á praia central você encontra a Igreja Matriz que te oferece uma vista privilegiada do mar e do Rio Benevente.

Para chegar até ela, sobe-se uma pequena “ladeirinha” que mostra o passar dos anos em seu calçamento, possuindo algumas pedras, mostrando que o tempo passou por ali.

Chegando ao topo você se depara com uma grande castanheira que dá um charme a mais ao pátio da igrejinha que é um charme.

 

Museu

Uma estrutura que só de olhar te faz voltar no tempo e que esconde um museu.

Uma espécie de hospedaria e uma fé que o povo faz questão de demonstrar ao Santo Padre José de Anchieta que escolheu servir e dedicar-se aos menos favorecidos.

 

foto-do-santuario-de-anchieta

Santuário de Anchieta

O turismo religioso é um dos pontos fortes do município e traz muita história de fé, amor e devoção.

 

Passeio pelo Rio Benevente em Anchieta-ES

O acesso ao pequeno porto é bem rápido e fácil – vou descrever o caminho que fizemos com o grupo do Pocando no ES, se há outro caminho até lá eu não fiquei sabendo –

Atrás da igreja que visitávamos tem uma escadaria que te proporciona uma linda vista do rio e sua imensidão.

 

vista-do-rio-benevente-de-cima-da-escadaria

A vista que se tem quando desce a escadaria é deslumbrante.

 

Descendo por ela, você logo avista o pequeno deck e seus diversos barcos coloridos que oferecem o passeio – no final do artigo você vai encontrar o telefone para agendar e saber os valores.

Os Barcos

Os barcos são bem equipados, conservados e possuem coletes salva vidas.

Alguns oferecem um “sonzinho” para que você possa curtir até chegar ao ponto auge do passeio que são as Ruínas de Salinas – no nosso barco a viagem foi tranquila sem som.

Preferimos ir ouvindo o som do motor e o barulho dos pássaros que passavam sob nossa cabeça, eu adorei, pois amo observar a natureza.

 

barcos-a-beira-do-rio-colorindo-as-aguas

Os barcos enfeitam e encantam quem os visita a beira do rio.

 

Enquanto o barco avança as águas do rio você vai sendo acompanhado pela vegetação de manguezal.

Aves e algumas capivaras que habitam o local – uma surpresa atrás da outra, espero que se vá realizar o passeio consiga avistar algum desses moradores.

O silêncio impera e o balanço calmo do barco com o barulho do motor – que acaba se tornando um acalanto – parecem embalar um sonho que não dá vontade de acordar.

 

visão-de-dentro-do-barco-do-rio

O passeio pelas águas é uma especie de tranquilizante. A alma agradece.

 

Ruínas de Salinas

Para ter acesso às ruínas vocês passar por uma longa passarela sobre o mangue.

Você pode ter a feliz oportunidade de ver os caranguejos que habitam esse misterioso lugar e te leva a um lugar histórico e misterioso.

-foto-das-ruinas-e-suas-grandes-colunas

As Ruínas são um show, sua história intriga que as visita.

 

Não se sabe ao certo o que são as ruínas, mas, sua beleza faz com que a imaginação voe.

 

barcos-atracados-para-descida-dos-passageiros

Local de desembarque para acesso as Ruínas de Salinas.

 

Algumas pessoas, nativos da região, afirmam ser ruínas de uma antiga igreja jesuíta, outros dizem serem ruínas de uma antiga salina clandestina.

Deixo o mistério a vocês, o poder de decisão..kkk..e convido a visitarem o local e ver de perto as grandes pilastras construídas de conchas, pedras e óleo de baleia.

foto-da-coluna-vista-de-bem-proximo

Uma das colunas vista bem de pertinho, realmente é de se impressionar.

 

Hoje o local é tombado como monumento de valor histórico e cultural a visita vale a pena e a beleza é única.

 

Nossa experiência

O passeio vale muito apena pela beleza que o passeio proporciona e o conhecimento que você ganha sobre o estado que você nasceu.

Eu penso que, quando se conhece melhor a região que faz parte do lugar onde você nasceu, foi criado, viver ou viveu por anos é muito bom.

Agrega uma admiração e orgulho de ter esse local na sua bagagem de histórias que fazem parte da sua vida.

 

cais-de-atracação-dos-barcos-de-pescadores-que-realizamós´passeios

Cais onde saem os barcos para a realização do passeio.

 

Duração do Passeio

O passeio demora de quarenta minutos à uma hora e todo o percurso pode ser narrado pelos pescadores que fazem o trabalho de guia através do rio.

Ninguém melhor que eles para explicarem sobre a região, como vivem e como é o rio e quem o habita.

Dica

Escolha um horário onde você não tenha pressa e que possa observar com calma o percurso.

Fomos num horário que não foi muito corrido, mas também não muito confortável – eram quase 16hs00 e com o sol se pondo tivemos que apressar o passo com o cair da noite.

Se for alérgico a mosquitos, leve um repelente, pois o local por ser mangue possui muitos mosquitos e evite desconforto.

Quanto mais pessoas para realizar o passeio o valor abaixa.

Espero que você vá realizar o passeio e curta bastante a vista e o momento.

 

Informações Importantes:

 

Telefone para agendamento:

(28) 9.9881-1252 (o pagamento deve ser feito em dinheiro)