Tour no Morro Jesus de Nazareth, venha descobrir Vitória por outro ângulo.
Morro Jesus de Nazareth.
Vitória uma cidade de história e modificações
A história da cidade começa a 34 anos depois da descoberta do Brasil em 1500.
Em busca de um local que pudesse oferecer segurança contra os ataques de índios e outros, portugueses descobriram Santo Antônio.
Ali nasceu o que na época chamaram de Vila Nova do Espírito Santo.
A Ilha foi decretada capital em 8 de Setembro de 1551 e veio receber o nome Vitória em homenagem a vitoria de Vasco Fernandes Coutinho contra os Goiatacás.
Curiosidade da Capital
Você sabia que a capital é composta por 33 ilhas e algumas na parte continental dando um total de 93 quilômetros quadrados.
A cidade oferece paisagens encantadoras aos seus moradores e visitantes, algumas escondidas e que muitos não conhecem.
São essas paisagens que poucos têm acesso que fomos buscar no Morro Jesus de Nazareth.
História do Morro
O morro Jesus de Nazareth teve inicio na década de 50, através de famílias que em busca de fugir do aluguel ocuparam o morro para fugir da carência.
Devido a abundancia na pesca no local ele era uma garantia de fugir da fome.
Bem vindo ao Morro Jesus de Nazareth.
O que a Comunidade Oferece?
Roda de Samba
A comunidade recebeu uma quadra onde serve aos moradores na hora do lazer e para as famosas rodas de samba que acontecem no bairro em alguns fins de semana.
No dia em que visitei a quadra, acontecia um animado jogo de vôlei entre a terceira idade – todo mundo com muita animação e vontade de vencer.
A quadra fica localizada na rua principal do bairro, bem no final próximo ao acesso do Pier.
Ela recebeu a arte do grafite e esbanja cores que transmitem a alegria e desenhos que demonstram a rotina do morro.
Para saber das rodas de samba é só acessar o Facebook da Associação de moradores ou do Tour no Morro Jesus de Nazareth – está no fim do post.
Pier de acesso á Prainha
Um dos pontos mais bonitos do passeio é andar pelo pier construído á beira mar.
São paisagens de encantar e deixar qualquer um de “boca aberta”.
O pier te dá á visão do canal de acesso ao porto de Vitória e Vila Velha – tendo sorte você pode ficar bem á frente de um navio, fato que é bem comum aqui em Vitória – bem de frente você tem a visão dos morros Inhoá e Jaburuna e da construção abandonada da antiga Fabrica de Sabão em Vila Velha.
Uma das vantagens do Espírito Santo é que tudo é muito perto, em questão de minutos você pode está em Vila Velha, Cariacica ou Serra – os municípios bem próximos do centro de Vitoria – basta atravessar as pontes que ligam um município ao outro.
Ilha das cobras
Olhando para o lado direito do pier você ainda pode contemplar a Ilha das Cobras – que não tem cobras, fique calmo, apenas uma das ações usadas na época para manter os curiosos longe da ilha, não se sabe bem ao certo a historia mais alguns dizem por ela ter sido um centro de observação contra ataques, outros dizem por ter sido pertencente a um comerciante e ele ter construído uma residência na ilha, não sei qual é verdadeira, mas existe uma construção abandonada na ilha, agora deixo á você descobrir a verdade.
Privilégios
Ao lado esquerdo do pier você vê a Prainha de Vila Velha onde fica o 38º Batalhão de Infrantaria, a Escola de Aprendizes Marinheiros, o Forte Piratininga, entre outros pontos turísticos que ela proporciona.
Também podê-se ter o privilégio de contemplar um dos ângulos que o Convento da Penha apresenta e a famosa Ponte Darcy Castello de Mendonça – mais conhecida como 3ª ponte.
A vista é linda e o colorido dos barcos da um ar bucólico ao local, deixando-o mais charmoso.
Bar do Bigode
Andando mais um pouco ao fim do pier você encontra o Bar do Bigode, famoso por sua vista oferecida aos que visitam o local e a prainha que possui uma linda Castanheira que com sua corda pendurada se torna o ponto de encontro das crianças da comunidade para brincar e nadar.
Mirante das Antenas de Energia
Depois de conhecer a parte baixa da comunidade, começamos a subida até o topo do morro para uma visão mais ampla da ilha de Vitória.
Começamos uma subida pelas escadarias da comunidade – nada muito íngreme, mas cansativo para quem está despreparado – pude constatar alguns mosaicos nos muros e que retratam a beleza que se pode observar do alto do Morro Jesus de Nazareth.
As escadarias possuem desenhos que dão um colorido e mais descontração ajudando a distrair quem faz a subida ao mirante.
O comercio também é presente na comunidade, padaria e minimercado ajuda quem não quer descer para comprar algo emergencial e enfrentar a subida na volta para casa.
Pude observar que diversas igrejas fazem parte do dia-a-dia dos moradores.
Subindo o Morro Jesus de Nazareth
Vamos subindo e o Fernando nos conta detalhes de como os moradores interagem e como algumas organizações como a AMAGES – Associação de Magistrados do Espírito Santo – contribui na vida dos jovens e moradores.
Finalmente ao topo do Morro Jesus de Nazareth pude contemplar a vista que muitos capixabas não conhecem.
A vista é de tirar o fôlego e encher de orgulho quem nasceu nessa terra maravilhosa e tão rica de belezas.
De cima você tem diversos pontos da cidade como o Porto de Vitoria, Avenida Beira Mar, Praia de Camburi, Monte Mestre Álvaro na Serra.
Toda a subida vale a pena quando se chega ao topo e pode-se contemplar cada pedacinho que os olhos alcançam.
Projeto “TOUR NO MORRO JESUS DE NAZARETH”
Por amor onde nasceu e vive até hoje o Fernando Martins, deu inicio ao “Tour no Morro Jesus de Nazareth” onde o objetivo é demonstrar o potencial que a comunidade tem e pode agregar ao mundo do turismo capixaba.
Fernando deu inicio ao projeto no ano de 2012 onde resolveu apresentar o morro para alguns jovens de uma escola do município – ele me conta que na época ainda não era guia licenciado e que nem imaginava ser um, foi ai que apareceu á sua frente uma oportunidade de mudar a historia do local a onde nasceu e vive até hoje.
Atualmente Fernando é guia licenciado e em conjunto com moradores e alguns empreendedores da comunidade apresenta o Morro Jesus de Nazareth aos visitantes.
O que faz o projeto
São apresentados os pontos fortes do local e também produtos feitos pelos próprios moradores como pães caseiros e artesanatos, restaurantes e bares como o Bar do Pedro, Bar da Galera na Castanheira e o Bar do Bigode oferecem seus serviços aos turistas e a quem visita a comunidade.
O projeto está em constante atividade e passando por ajustes pois tem um grande potencial para o turismo.
Fernando acredita que com a ajuda de alguns empreendedores locais e de quem acredita no projeto pode trazer o verdadeiro prestígio que a comunidade merece.
Contatos
O Tour no Morro pode ser realizado através do telefone (27) 9.9758 50915 falando diretamente com o Fernando Martins ouse preferir pela pagina do Facebook do projeto @tournomorrojesusdenazareth.
No passeio pode ser incluído um café da manhã com produtos feitos pelos moradores, também pode ser incluso a moqueca e o famoso samba na laje, entre outros.
Basta conversar com o Fernando e acertar toda a programação.
Duração do Passeio
O Passeio dura por volta de umas duas horas e meia (depende do tempo de parada, pode ser de menos duração ou mais).
Como ter acesso ao Morro:
O acesso é através da Av. Beira Mar, logo após o Clube Álvares Cabral a rua de entrada do bairro fica a direita entre o DNIT e o Instituto Braille.
Próximo a Creche da Comunidade é um dos pontos de encontro bacana.
Agora que você já sabe como visitar e registrar fotos belíssimas desse local encantador entre em contato com o Tour no Morro de Jesus Nazareth e aproveite.
Com a equipe você conhecerá Vitória por outro ângulo.