Uma cidade que possui historia por todos os lados e que esbanja beleza em suas casas da década de 20 e 50, assim é Muqui.
O Paulistando no ES chega a seu 26º município e descobre um lugar que traz a sua tradicionalidade e um comportamento e pensamento jovem completamente á frente de muitas cidades.
Uma cidade onde o jovem sabe definir seus desejos, objetivos e sabe o que quer e o que fazer para seu futuro.
Uma população que recebe seu visitante com sorriso e simpatia, onde se torna impossível querer ir embora.
Suas tradicionais festas culturais como o famoso Boi Pintadinho que ganha às ruas em época de carnaval e os festivais de cinema que tem ganhado força a cada ano.
Muqui ES é surpreendente, une o tradicional do passado com o presente de quem sabe escolher, decidir e inovar.
O QUE FAZER EM MUQUI ES
Pronto (a) para conhecer essa Muqui de diversas faces? Então venho com a Gente e o Viagens do Roger que vamos te mostrar O QUE FAZER EM MUQUI ES.
PORQUE O NOME MUQUI?
A cidade fica localizada em uma região que é cercada de grandes morros e por isso recebeu esse nome Muqui, que é de origem indígena e que significa “entre morros”.
CURIOSIDADE QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MUQUI
Bom, nós gostamos de saber sobre a cidade que vamos visitar e todas as vezes que partimos em busca de um novo município capixaba, estudamos antes suas curiosidades e o que ela tem de melhor.
Foi pensando nisso que começamos a enumerar o que você precisa saber ao ir visitar um dos municípios capixabas que apresentamos para vocês.
Portanto, veja o que o que você precisa saber sobre o município de Muqui e se preparar.
Caso, você vá de ônibus para o município existe uma linha da viação Planeta que sai direto da Rodoviária de Vitória para Muqui.
SOBRE MUQUI ES
- Se você está acostumado a pegar carro de aplicativo, saiba que por lá não tem essa opção, existem na cidade motoristas que cobram um valor para te levar de um lado para o outro e que existe táxi.
- Atenção mulherada que gosta de um salto, as ruas de Muqui são todas de paralelepípedo, portanto, salto fino e alto por lá não combinam, prefira uma rasteirinha, tênis ou bota.
- A cidade durante o dia costuma ser muito quente, porém à noite, costuma ser de temperatura bem agradável chegando, dependendo da estação, sentir frio à noite, portanto, leve um casaquinho por prevenção.
- Caso você é daqueles que não abre mão de um hotel de luxo ou uma pousada mais requintada e cheia de “poupas” essa opção você não tem na região central. São poucas as opções e a maioria trabalha com o sistema Cama e Café e são em sua maioria em antigos casarões.
- Na cidade o sinal de operadora que impera é da VIVO, caso você tenha outra, lamentamos, você irá ficar sem internet durante sua permanência na cidade.
- Não existe transporte urbano na cidade, ônibus de uma localidade para outra não existe.
CURIOSIDADES
- O município é um dos maiores sítios históricos do Estado e apresenta construções que geralmente você não verá mais em muitas localidades, como casas das décadas de 20 e 50.
- Existe uma “gíria” na cidade que você só vai ouvir por aqui, não ache estranho quando alguém te elogiar e disser “Hoje o tempo tá muito raça quente.”
- A palavra “raça” se encaixa como complemento de tanto para muito tanto para pouco.
- Você conhece biju? Nós, conhecemos essa delicia como um típico prato nordestino, mas em Muqui, BIJU é um pãozinho no estilo Árabe. Uma tradição italiana que você só irá encontrar no município.
- A cidade teve uma lavanderia popular, isso mesmo, durante a década de 20 e 50 o município não possuía água encanada e foram abertos diversos poços para atender a população. Foram construídas diversas lavanderias públicas, que hoje, só resta uma e que não está mais em funcionamento e que leva o nome de Parque das Lavadeiras Dona Minervina.
- Onde poderíamos imaginar que existisse um parque municipal de lavagem de roupas.
- Quem é capixaba já ouviu falar do famoso Boi Pintadinho que ganha às ruas de Muqui todos os anos no carnaval.
- Essa atração já se tornou a marca registrada da cidade e reúne pessoas, não só do estado, mais também de fora.
- O Boi Pintadinho foi ganhando força e desbancou até os grandes bailes de carnaval que ocorriam na cidade na década de 50.
- Hoje, se não tem boi pintadinho no carnaval de Muqui é a mesma coisa de não ter tido carnaval na cidade.
- Outra curiosidade é sobre o senhor que morava em uma caverna, o Sr. Brilhantino, um homem que viveu a mais de 20 anos sem nenhum luxo.
- Segundo os moradores mais antigos, Brilhantino sofreu um “retalhamento” por desejarem suas terras e com isso foi expulso de sua casa.
- Mas, não deixou se abater e durante anos morou em suas próprias terras dentro de cavernas, pois, ele dizia que poderiam tira-lo de dentro de casa, mais jamais de dentro de suas terras.”Seu” Brilhantino sobrevivia de trocas de algumas coisas que plantava para sobreviver e também da ajuda de alguns moradores, que sensibilizados com sua situação o ajudavam de alguma forma.
- Infelizmente, ele veio a falece á algum tempo atrás, mais sua historia se tornou um documentário e mostra que o homem não depende de muito para viver, apenas para sobreviver.
ONDE SE HOSPEDAR?
Como já dissemos anteriormente, a cidade possui diversos estabelecimentos que atendem como Cama e Café, uma modalidade de hospedagem que vem ganhando adeptos a cada dia.
Por se tratar de um tipo de hospedagem mais em conta e por te oferecer a experiência de fazer novas amizades e conhecer novas culturas, já que, recebe diversas pessoas de locais mais distantes, até, de outros países.
Ficamos hospedados em um Cama e Café bem charmoso e que conta a história de uma década que deve ter sido mágica, a década de 20.
O Casarão que hoje é o Solar do Lagarto, que leva esse nome devido a um costume que existia há muito tempo atrás na cidade, onde, os moradores saiam para tomar sol sobre as pedras.
Quem passava de trem pela região olhava e comparava aquela cena como lagartos em cima das pedras pegando sol para fugir do frio da manhã.
A casa pertence ao professor e apaixonado por cinema, Eriton que ama a história da cidade e do Brasil, ele adquiriu a casa a mais ou menos dois anos e cuida dela com muito carinho.
HISTÓRIA PRESERVADA
Tudo foi preservado e é incrível entrar e observar cada detalhe e os moveis que permaneceram dentro dela, a riqueza de detalhes é de impressionar.
Nas paredes, as pinturas decorativas estão por diversos cômodos e lembram os papeis de parede de hoje, tudo com flores, pássaros e frutos, lindo de se admirar.
A casa pertencia a um médico muito conhecido na região e oferecia parte de seu trabalho aos mais necessitados da cidade, vinha gente de diversas partes de Muqui.
Como era de costume da época, as casas sempre tinham algo que representava a profissão do patriarca.
O SOLAR DO LAGARTO
Pois bem, o Solar do Lagarto possui em suas grandes janelas as molduras que lembram alguns dos órgãos mais importantes do corpo humano, o coração, pulmões, e costelas.
Tudo isso, para informar que ali morava um profissional da saúde e que sua especialidade era clinica geral.
Alguns móveis são da casa, outros, foram comprados em antiquários pelo atual proprietário que é um amante da arte e historia.
O local oferece um ambiente aconchegante e uma viagem no tempo através dos moveis e até de um toca discos que toca uma musica de qualidade com discos antigos.
São discos que se tornaram raridade como Elis Regina, Tom Jobim, entre outros interpretes da MPB.
O belo casarão irá passar por restauração e provavelmente irá volta ainda mais belo e pomposo.
Está previsto para voltar ao atendimento com um ambiente para quem curte ler um livro, ouvir uma ótima musica e tomar um café nos fins de tarde.
A hospedagem inclui roupas de cama, banho e café da manhã no valor R$ 60,00 (por pessoa), duvido você não se apaixonar pelo lugar o contato é pelo telefone (27)9.9911-7868.
ONDE COMER?
Temos duas opções para sua alimentação na cidade.
Uma é o Restaurante Faitos, que fica em um charmoso prédio histórico á beira da linha de trem desativada.
O local é bem aconchegante e oferece uma grande variedade gastronômica que inclui churrasco e também comida vegana.
Experimentamos umas saladas espetaculares e super aprovamos o tempero.
O local atende no modo Self-Service e com ambiente bem agradável e fresco.
Outra dica de alimentação é o Restaurante Viela, isso mesmo, Viela, um lugarzinho gracinha e que oferece uma comida com pegada mais caseira e que oferece jantar.
Portanto, se você vier a Muqui e a noite não quer comer lanche e não abre mão de jantar num lugar bem familiar esse é o lugar.
O restaurante trabalha no estilo Self-service e tem uma grande variedade de pratos que vão desde uma costelinha a aos que preferem um ovo fritinho com gema molinha, hum, deu até água na boca.
Independente de onde você escolha almoçar ou jantar, vai ter dois locais excelentes para se deliciar.
O QUE FAZER EM MUQUI ES
A cidade é pequena, mais existem locais a sua volta que você não deve deixar de conhecer.
FAZENDA SANTA RITA
A fazenda guarda uma história de décadas onde passou por diversas transformações e proprietários.
O imenso casarão da fazenda é discreto e não demonstra logo de cara a sua imensidão e preciosidade.
Pertencente hoje a família Monteiro Lobato ele foi preservado e guarda relíquias desde a época da escravidão.
Passando por diversas gerações ele é impressionante de ver e conhecer seu interior é mais inusitado ainda.
Ele possui diversos quartos com camas e guarda roupas da época, totalmente preservados e que estão disponíveis para quem deseja uma experiência com Cama e Café.
Os quartos estão para alugar e também para receber quem deseja apenas visitar ou realizar grandes festividades como casamentos.
Além do Cama e Café, realiza almoço para seus hospedes e jantar, basta comunicar com antecedência na hora da reserva dos quartos.
O casarão ainda possui a antiga senzala, que hoje, foi transformada em uma sala de convivência e jogos para seus hospedes.
Alem de tudo isso, o local oferece uma pequena cachoeira com piscina natural dentro da propriedade para você aproveitar com a família e amigos e fazer aquele churrasco.
O contato para reserva é (28)9.9942-1148 e falar com Alexandre.
PAROQUIA SÃO JOÃO BATISTA NO CENTRO
Uma igreja esplendorosa e que esbanja beleza, assim é a Paróquia São João Batista, no centro de Muqui-ES.
A Igreja possui uma historia bem interessante, os moradores nos contaram que ela foi sendo construída de dentro para fora, você deve se perguntar, COMO ASSIM??
Ela era uma pequena capelinha e com o tempo foi se erguendo e para não ficar sem missas e receber os fieis a outra estrutura era construída em volta da menor.
Assim, se tornava uma espécie de “boneca russa” à medida que a construção de fora ficava pronta a de dentro era desmanchada dando lugar a maior.
Um jeito encontrado pelos fieis de não ficarem sem suas missas.
Hoje a igreja possui uma arquitetura riquíssima em detalhes e seu altar em Mármore Carrara é impressionante.
Alem, de no seu interior abrigar os restos mortais do Frei Pedro Domingo Izcara, primeiro padre responsável pela formação da comunidade católica Muquiense.
A visita vale a pena e a beleza da paróquia impressiona.
VIDA NOTURNA EM MUQUI ES
À noite em Muqui é bem descontraída e oferece diversão, vários bares e restaurantes, entre outros estabelecimentos.
Além disso, a cidade possui uma população jovem bem ativa na cidade e que se reúnem para discussões sobre política, noticias da atualidade e debatem sobre o homossexualismo.
Conversamos com diversos jovens que estudaram fora, mas, retornaram para a cidade por gostarem de suas origens e por encorajarem outros jovens a enfrentar as dificuldades.
A praça é uma espécie de local de encontrinho de diversas tribos e eles se reúnem para ouvir musica, conversarem e até rola uma paquera.
A cidade é muito movimentada a noite e locais para comer é o que não falta, vai de um restaurante de comida mais requentada ao tiozinho do hambúrguer podrão.
Pelo que vimos à noite você não irá ficar sem fazer algo.
OBRIGADO MUQUI
Agradecemos aqui aos nossos parceiros que nos abriram as portas e confiaram em nosso trabalho e ao povo em geral que nos recebeu com muita simpatia e um sorriso estampando no rosto.
Vindo a Muqui, saiba que você será recebido por uma gente de modo simples, mais de uma riqueza inestimável de carisma. A todos você o nosso muito obrigado.