O QUE FAZER EM MUNIZ FREIRE ES -Sejam bem vindos a mais um município visitado por nós e pelo Viagens do Roger, hoje, vamos te apresentar um cidade que se localiza na região sul do Estado do Espírito Santo.
Fomos procurar o que muita gente não sabe, não viu e não conhece desse município que recebe seus visitantes com muito carisma e sorriso largo, uma cidade que nos encantou com seu jeito simples mais hospitaleiro de ser.
Te convidamos a viajar através de nossas experiências no município e saber O QUE FAZER EM MUNIZ FREIRE ES a cidade que também faz parte do Caparaó.
-contribuição de texto: Prfa Ercília de Muniz Freire
VOCÊ SABIA?
O Caparaó do lado Capixaba é formado por onze municípios?
São eles: Alegre, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São Jose do Calçado.
Portanto, conhecer a Região do Caparaó do lado do Espírito Santo vai te render grandes surpresas.
O QUE FAZER EM MUNIZ FREIRE ES
SOBRE MUNIZ FREIRE
Uma cidade pacata, de gente simples, hospitaleira e que sabe receber seu visitante, assim é Muniz Freire.
Cheguei a essa decisão após temos sido recepcionados na praça central por moradores que nos olhavam meio desconfiados, mas, que logo em seguida vieram nos perguntar quem eramos, de onde viemos e o que estávamos fazendo ali.
Depois de todas as perguntas respondidas uma a uma as pessoas se abriram e nos tornamos hospedes especiais na cidade.
O convite de nos apresentar as belezas e a história da cidade partiu de um grupo de pessoas que fazem o bem sem olhar a quem, a Associação Anjos do Bem que visa servir a quem necessita e precisa de ajuda.
ASSOCIAÇÃO ANJOS DO BEM
A Associação é formada por diversas pessoas da cidade e quem nos recepcionou foram a Valquíria que é uma cabeleireira de garra, Diógenes que nos acompanhou em alguns momentos, a Sheila que nos ofereceu um café da tarde caprichado com muitas delicias e a professora Ercília que foi uma peça primordial para termos descoberto mais sobre a origem e os pontos mais importantes da cidade.
Alias, histórias essas que ela fez questão de me apresentar com muito carinho e orgulho do local que ela demonstra amar e deseja que ele receba o reconhecimento que merece.
CASA DA CULTURA DE MUNIZ FREIRE ES
A Casa da Cultura de Muniz Freire é um dos pontos que você não deve deixar de conhecer, por ser uma casa da década de XX e apresentar um acervo incrível, ela merece sua visita.
A Casa da Cultura, foi inaugurada em julho de 1983 e é a guardiã da cultura e de toda a história do município.
Ao entrar você encontra quadros, informações sobre a cultura popular da cidade como o baile de mascaras, algumas peças que marcaram os desfiles de carnaval na cidade e por se vai.
Outro cantinho dentro do grande casarão que chama a atenção é o acervo doado por moradores de muitos anos da cidade que ajudam a contar a história do povo de Muniz Freire.
Nele, você vai poder observar maquinas de costura antigas, diversos instrumentos que foram usados pelos primeiros doutores formados da região e que voltaram para atender e prestar serviços a população e muitas outras relíquias.
A casa é de grande importância para o povo e para o município todos que visitam a cidade devem conhecer a Casa da Cultura de Muniz Freire.
Eu, como uma admiradora e apaixonada pelas histórias do nosso Brasil, acho muito importante o povo conhecer seu passado e saber que é através dele que se escreve um futuro.
A casa infelizmente é aberta ao publico apenas de terça a sexta das 09h00 as 17h00, a entrada é franca e garanto que você vai descobrir muito sobre a história da cidade.
MORRO DO CRUZEIRO
Próximo a Casa da Cultura você também pode visitar o Morro do Cruzeiro de Muniz Freire, um lugar especial para conhecer a cidade em uma outra visão, de cima.
Isso mesmo, o Morro do Cruzeiro fica bem próximo ao centro da cidade e te oferece uma vista panorâmica da cidade além de apresentar durante o percurso da subida, a via sacra percorrida por Jesus através de 14 pequenas capelinhas.
O Morro do Cruzeiro foi inaugura em Outubro de 1940 e toda a Sexta-Feira Santa os fieis católicos se reúnem e sobem em procissão todo o percurso, cada capelinha representa uma estação de parada onde se canta e reza.
Um momento de fé e de gratidão oferecida por cada fiel que realiza o trajeto nessa data tão importante para os cristãos.
O Morro do Cruzeiro fica aberto de terça a sábado para visitação tendo seus portões fechados aos fins de semana para preservação do local, o acesso é gratuito e recebe pessoas durante todo o dia para orações e peregrinações.
MORRO DE SÃO CRISTÓVÃO
O Morro de São Cristóvão ou Morro da Embratel como é conhecido popularmente, também é um dos pontos que se deve conhecer.
Situado mais ao extremo da cidade a visita por lá deve ser realizada de carro, já que fica distante do centro da cidade, cerca de trinta minutos.
No alto do morro se tem uma vista privilegiada de grande parte do município e de alguns pontos que a Ercília nos contou serem muito importantes para a história do município como o Vale do Apolinário.
Um Vale que recebeu esse nome em homenagem a Domingos Apolinário um dos primeiros desbravadores a chegar a região de Muniz Freire.
De lá também é possível observar ao longe o conjunto de montanhas da região, a Pedra Azul em Domingos Martins o Pico da Bandeira e outras montanhas de municípios vizinhos.
É um eseptáculo está lá em cima e contemplar tudo isso, alias, para quem desejar ver o pôr do sol o local é ideal para se sentar e observar a noite chegar.
O acesso é tranquilo por um longo trecho de estrada de terra, mas que se encontrava em bom estado para se chegar até as antenas da Embratel no topo.
Veja a hora do por do Sol e vá contemplar as belezas em torno do município de Muniz Freire.
IGREJA MATRIZ DE MUNIZ FREIRE ES
Quem nos segue, sabe do quanto apreciamos igrejas históricas e sua beleza arquitetônica.
A Igreja Matriz Divino Espírito Santo é uma obra de 1965 e possui elementos do românico e é encantadora com seus vitrais que hipnotizam com os raios do sol e seu colorido é encantador e realça ainda mais o interior da Igreja.
Sua construção demorou cerca de 15 anos para ser concluída e hoje se tornou um os pontos mais visitados e desejados pelas noivas para realização de cerimonias de casamento.
VALE DO APOLINÁRIO
Enquanto estávamos no Morro de São Cristóvão contemplando as belezas naturais que a vista nos presenteou, a Ercília nos mostrou um cantinho muito especial de Muniz Freire, o Vale do Apolinário.
Um vale que apresenta diversas formações e montanhas que são de hipnotizar quem passa por ali.
O belo vale recebeu este nome em homenagem a Domingos Apolinário, um dos primeiros desbravadores do município.
Ao subir a serra a visão do vale é maravilhosa, onde se vê toda a cidade e muitas montanhas.
IGREJA DE SÃO CRISTÓVÃO
Há também uma igrejinha, cujo padroeiro, é São Cristovão onde todo ano no mês de julho é realizada uma carreata da sede até a pequena igrejinha.
Ali é celebrada uma missa em homenagem a São Cristóvão, protetor dos motoristas e onde acontece a benção dos carros de moradores de diversos cantinhos de Muniz Freire.
CACHOEIRA DO MULADEIRO
Mais adiante um local chama a atenção por ter sido cenário de um triste e marcante episódio.
A Cruz do Muladeiro, como é conhecido o local, marca o episódio de um assassinato, segundo conta a história um muleiro (pessoa que comercializa mulas) que era um típico tropeiro chegou a região para vender suas mulas.
Sendo observado por pessoas que não eram de bem ele se deitou para descansar nesse local onde se encontra a cruz e uma linda cachoeira.
Aproveitando do descansar do homem alguns bandidos o renderam roubaram todo o seu bem e para que não descobrissem quem cometeu tal covardia o mataram.
Hoje, o local além da cruz, marca também o ponto exato para quem desejar conhecer a Cachoeira do Muladeiro um lugar espetacular para se conhecer e se banhar.
QUER SABER MAIS SOBRE MUNIZ FREIRE?
Então fica ligado no próximo artigo para você ter mais dicas e saber O QUE FAZER EM MUNIZ FREIRE ES.
Te garanto que vem mais curiosidades, atrativos naturais e muita aventura por ai.
Vem caminhar com a gente por Muniz Freire, a Cidade Sorriso.