Hoje, vamos conhecer um lugar que faz parte da divisa do Espírito Santo com o Rio de Janeiro, o município de Mimoso do Sul.

ACOMPANHE EM TEMPO REAL NO @caminhagente no INSTAGRAM


O município faz divisa com Campo dos Goytacazes no Rio de Janeiro, cerca de 87 km de distancia.


Mimoso do Sul fica aproximadamente 181 km de distância da capital Vitória, são praticamente três horas e meia na estrada pela Rodovia BR 101-Sul.


Fomos movidos a desbravar o município que tem uma das mais lindas cidades históricas do Brasil e que mostra abertamente sua beleza e curiosidades, São Pedro do Itabapoana.

O QUE FAZER EM MIMOSO DO SUL ES


Se você ainda não conhece Mimoso do Sul, vamos te apresentar, venha saber O QUE FAZER EM MIMOSO DO SUL com o Caminha Gente e o Viagens do Roger no Paulistando no ES.

A CHEGADA


Bom, como já é de costume, chegamos na parte da noite e fomos surpreendidos pelas luzes de natal que estavam enfeitando a cidade.


Aparentemente, olhando do ponto de vista de onde estávamos a cidade parecia pequena e bem aconchegante.


Uma praça toda enfeitada parece ser o ponto de encontro dos simpáticos moradores da “pequena” Minoso do Sul.


De repente, algo nos chamou a atenção, acreditem vocês, um imenso classificados de imóveis fica exposto na praça dando dicas de terrenos e casas para a venda no municípo.


Foi a primeira vez que vi algo parecido e achei bem interessante, quem se interessar pode ligar e negociar, coisas do interior do Espírito Santo.


Logo a fome apertou e fomos procurar um lugar pra comer e matar quem estava nos matando.

HOTEL YARA


Descobrimos uma praça que ficava em frente a Hotel Yara, lugar onde íamos passar os três dias na cidade de Mimoso do Sul no Espírito Santo. Um hotel simples e aconchegante ótimo para viajantes que procuram uma hospedagem rápida e com baixo custo.


A Praça possui um pequeno canhão e que tem uma das porções mais generosas que já vi.


Foi ali mesmo que sentamos e matamos nossa fome e conversamos sobre o dia seguinte.

DIA SEGUINTE

Bom começamos o dia seguindo em direção a São Pedro do Itabapoana, a cidade histórica que não conhecíamos e estávamos ansiosos para ver de perto.


Em meio ao percurso, demos carona a um senhor bem simpático, o “seu” Zé, cidadão nascido ali e que tem muita historia pra contar.


Foi ai que acabamos descobrindo da famosa história do homem que fez um pacto com o capiroto.


Capiroto pra quem não sabe, é o Diabo mesmo, diz a lenda contada por “seu” Zé, que, o homem transformava-se em pedra todas as vezes que era perseguido por alguém.


Isso porque, ele era uma espécie de serial killer que matava mulheres e os homens da cidade revoltados com tal crueldade o procuravam para mata-lo.


Mas todas as vezes que estavam próximos de tal captura ele sumia subitamente.


Bom, pra resumo da historia, os homens o capturaram e descobriram que ele fazia uma reza que era muito forte para o capiroto e assim ele se transformava no que queria para fugir.


Diz o “seu” Zé que a historia é verdadeira e que o homem foi enterrado de cabeça para baixo e no local onde ninguém pudesse encontrar.


Essa é mais uma das lendas urbanas que existem em diversos locais do nosso imenso Brasil.


Deixamos o “seu” Zé a beira da estrada da casa dele e seguimos viagem imaginando toda a história contada.


Durante o percurso seguimos em frente procurando cachoeiras a beira da estrada, pois, o barulho de água era constante mais acabamos não encontrando quedas d’água.

SÍTIO HISTÓRICO DE SÃO PEDRO DO ITABAPOANA

Além de ser uma cidade história, ela também é conhecida por seu famoso Festival de Viola e Sanfona que atrai pessoas de todos os cantos do Estado e também de fora dele.


O Festival acontece sempre no mês de Julho e já está em sua 20ª Edição e cada ano atrai mais pessoas que gostam de música sertaneja raiz e ficam apaixonadas pela pequena vila.


E tem como não se apaixonar por isso?


São diversas casas, todas com uma história para contar e suas belezas para serem admiradas.


No sítio histórico de São Pedro do Itabapoana tem aproximadamente 247 moradores, todos cuidam e preservam a importância da história que o lugar tem.


Pelos arredores, estima-se aproximadamente 3000 mil moradores.

A HISTÓRIA DE SÃO PEDRO DE ITABAPUANA


Antes de se torna um sitio histórico a pequena cidade era o centro do município de Mimoso do Sul e 47 mil pessoas habitavam a pequena cidade.


Com a vinda da linha férrea para a região o centro foi transferido para onde se encontra o centro do município hoje.


Com isso, onde era o centro, acabou sendo preservado por quem preferiu permanecer no local até hoje.


Com diversos casarões tombados, São Pedro do Itabapoana é a menina dos olhos do município e recebe pessoas de diversas partes do Brasil e até mesmo do mundo.


Na época, em que a sede do município era ali, Mimoso, era considerada a segunda maior cidade com número populacional do Estado.


Por volta do ano de 1890 a cidade chegou a ter aproximadamente 44 mil habitantes, ficava atrás do município de Alegre que era a primeira no Rank.


Além de ser uma cidade, na época, rica com o plantio do café, o município ganhou habitantes que vieram de Minas Gerais devido a queda do ouro no Estado mineiro.


Recebendo assim personagens ilustres que ajudaram no desenvolvimento local, como o Comendador Leopoldino, que construiu uma das maiores fazendas da região.


Hoje, de tudo que sobrou da pequena e antiga sede do município de Mimoso do Sul, sua história e a preservação tem dado frutos a quem ajudou a mante-la.

FESTIVAL CASA ABERTA


A cidade é conhecida também pelo Festival Casa Aberta, onde os moradores da pequena Vila Histórica se doam para receber visitantes com diversas atrações.


Tudo sem ajuda ou envolvimento do governo ou secretarias, o povo se une e abre as portas de suas casas para mostrar o que tem de melhor como comidas, artesanato, cultura, entre outras atrações.


O evento acontece durante todo o mês de Junho e recebe pessoas interessadas em trocar experiências e conhecer mais sobre a história da cidade.

O ANTIQUÁRIO

Um dos achados que tivemos em São Pedro do Itabapoana foi achar o Antiquário São Miguel, que apresenta peças espetaculares e de tirar a realidade, de tão bonitas.


O Antiquário fica próximo a igreja e mostra diversas peças para venda, onde algumas chegam a ser raridade.


As peças são vendidas para decoração de grandes casarões de fazendas e alguns cenários como novelas e filmes.


Quem quiser adquirir qualquer peça do antiquário fique a vontade para escolher e levar para casa.


Sair de lá de mãos vazias é difícil.

MUSEU

Além de ser uma cidade aconchegante e cheia de simpatia, São Pedro do Itabapoana também possui um museu que conta um pouco de sua trajetória no Estado.


Ao entrar no casarão centenário, você se deslumbra com o acervo deixado por uma das empresas mais conhecidas no Brasil, a Natura.


São mobiliários de décadas de história que serviram para compor o escritória de décadas atras e que hoje fazem parte da história da cidade.


Alias, você deve está se perguntando, porque esses moveis da empresa Natura estão ali, nessa cidade que é tão pequena e fica no interior do Espírito Santo?


Bom, essa resposta eu vou deixar para você descobrir no vídeo no nosso Canal do YouTube, garanto que você vai se surpreender com o que vai descobrir.


Bom, continuando, o museu também possui fotos e registros com muita história de um tempo que os senhores do café regiam as ordens.


Também, diversos objetos do tempo da escravidão, afinal, todas as ruas de São Pedro do Itabapoana receberam calçamento da época dos escravos.

RUAS DE PEDRAS


Cada pedra que você pisar e ver em toda a parte central da cidade teve o suor de um ser humano que viveu em uma época, onde só existia uma lei e um direito, do branco.


Você vai se surpreender em conhecer São Pedro do Itabapoana e duvido você sair de lá sem se emocionar com toda a história e belezas que vai encontrar.


Indo a Mimoso do Sul, conheça a cidade e apaixone-se.

FIM DE TARDE NO CRISTO REDENTOR

Ficamos sabendo de um ponto muito importante da cidade e que merecia nossa visita, o Cristo Redentor de Mimoso.


Assim como o município de Colatina, Mimoso do Sul, possui seu Cristo Redentor de braços abertos para receber seus visitantes.


Para se chegar até ele, basta ter um carro com disposição como nosso querido Wolverine, logico que as vezes ele fica cansado e não chega a alguns lugares.


Mas, sempre que pode, nos dá uma mãozinha.


O começo da subida é de terra e em alguns pontos se torna meio emburacado, quando vai se aproximando da parte mais ingrime ela ganha um calçamento de paralelepípedo.


Fazendo com que a parte mais íngreme se torne mais fácil de subir.


A vista dali é incrível, você tem uma visão completa de toda a cidade e também dos picos que rodeiam o município, inclusive, dá pra avistar os três pontões que seria nossa próxima parada.

OS TRÊS PONTÕES DE MIMOSO DO SUL

Esse cantinho foi nos indicado por muitas pessoas, e lógico, não poderíamos deixar de contempla-lo.


Digo contempla-lo, pois nosso tempo sempre é mais corrido e subir ate ele se torna mais demorado, fazendo com que perdêssemos tempo em apenas um lugar.


Pois o objetivo do Paulistando, é poder mostrar diversos pontos das cidades visitadas em apenas dois dias que permanecemos no município.


Pois bem, lá fomos nós a procura de um ponto que nos permitisse ver mais de perto, possível, a visão esplendorosa que proporciona os Três Pontões.


Para se chegar até ele não é difícil, basta ter tempo e disponibilidade de ir perguntando e prestar atenção nas plaquinhas que estão pelo caminho.


Ao chegar bem próximo, você tem a surpresa de contemplar um gigante e ver que a natureza é grandiosa.


Conseguimos chegar até aos pés da grande formação rochosa e ficar frente a frente com ele.


Realmente, só quem gosta e realmente entende o motivo de caminhar contemplando a natureza sabe o prazer que é está de frente a algo desse tipo.


Quando tiver a oportunidade, venha e conheça o município e tudo que ele tem para te oferecer.

VISÃO GERAL

Num geral, a cidade de Mimoso do Sul tem muito a oferecer para quem a visita.


Descobrimos lugares fantásticos, paisagens incríveis e um povo que recebe de braços abertos seus visitantes.


Ao visitar a cidade procure conhecer esse e outros lugares que você possa está conhecendo.


Viajar faz parte de uma história de descobertas, experiencias e vivencias únicas.