Temos conhecido diversos municípios pelo Espírito Santo, desvendado cada um com muito carinho e atenção.


Descobrimos curiosidades, atrativos e um pouco das histórias que a população sempre tem pra contar.


Alias, as pessoas sempre são muito solicitas e se aproximam com curiosidade em querer saber quem são aqueles doidos que estão de um lado para o outro na cidade.

igreja-matriz-de-bom-jesus-do-norte-es
foto-da-rodoviária-de-bom-jesus-do-norte-es
Terminal Rodoviário de Bom Jesus do Norte-ES

O QUE FAZER EM BOM JESUS DO NORTE ES


Em Bom Jesus do Norte que é conhecida como a Cidade Sorriso e podemos comprovar que realmente é assim.

COMO CHEGAR A BOM JESUS DO NORTE ES

Para chegar ao município, basta pegar a BR-101 em direção ao Rio de Janeiro e entrar a sua direita quando chegar ao Posto Trevo, dali você seguira em direção a Ponte Itabapoana (distrito de Mimoso do Sul), passando também por apiacá e em seguida o destino final, Bom Jesus do Norte.

A CHEGADA


Chegamos a cidade em um horário tipico de um sábado onde todo mundo que mora fora do centro vem realizar suas compras, fazer feira e até as compras para o mês.

centro-da-cidade-de-bom-jesus-do-norte-es
Antes da ponte Espírito Santo, depois da ponte Rio de Janeiro.


Com a agitação do centro acabamos nos envolvendo e fazendo amizades por onde paramos, foi daí que conhecemos o Caique e acabamos descobrindo que ele já foi um dos que já trabalharam para contribuir com o turismo e a cultura da cidade.


Caique já foi diretor de cultura e nos contou que a cidade presa muito pela cultura e faz questão de preservar a Folia de Reis e os Bonecos Gigantes que no carnaval são uma grande atração da cidade.


Nos deu dicas também do que conhecer como atrativo natural na região e para completar Marcia que é a florista mais conhecida da cidade também nos ajudou com valiosas dicas e uma delas foi para não deixarmos de visitar a Cachoeira Mangaravite.

cachoeira-de-mangaravite-ou-cachoeira-do-inferno-em-bom-jesus-do-norte
Olhando assim a foto você nem imagina a altura que tem logo a frente.


Ficamos bem curiosos e partimos para desbravar o que o município tinha de melhor.


PARTIU AVENTURA


Depois de prosear com a turma do centro da cidade, partimos em busca da aventura e tratamos logo de fazer nossas compras do final de semana para não precisar voltar ao centro já que íamos para o interior do município procurar a Cachoeira Mangaravite.


Depois das compras feitas resolvemos cair na estrada e lá fomos nos na garra e coragem de sempre.


Pelo caminho fomos surpreendidos por um local chamado Ilha do Vicente, que no momento encontra-se desativado para reformas, já que vai se transformar em um belo local para eventos.


Já de entrada você fica impressionado com a ponte que tem que atravessar para chegar até a ilha.


O rio que passa pela localidade a deixa ainda mais interessante de visita-la e em breve estará recebendo eventos como casamentos, entre outros.


Ficamos alguns minutos por ali e resolvemos seguir em frente em busca de algo que realmente nos surpreendesse.

O HOSPITAL ABANDONADO


Mesmo antes de chegarmos a cidade, recebemos diversos directs pelo Instagram nos informando sobre um local que não deveríamos deixar de ir, o Hospital Abandonado.

hospital-abandonado-de-bom-jesus-do-norte
O velho hospital repousa em paz.


Ficamos intrigados com esse local e resolvemos averiguar sobre, afinal, a curiosidade é nossa companheira nessas visitas aos municípios do Espírito Santo.


Primeiro, fui entender do que se tratava e qual a história que cerca esse tal Hospital Abandonado de Bom Jesus do Norte.


Trata-se de um lugar que já foi anos atras um Hospital Escola, segundo relato dos moradores ele já prestou um bom serviço a população de Bom Jesus do Norte.
Alguns moradores nos disseram que a um tempo atras o hospital foi completamente abandonado e deixou para trás um rastro de destruição e abandono pelo poder público.


Segundo eles o local foi saqueado e até um aparelho de Raio-X foi roubado, deixando todos com medo e em estado de alerta, já que, o aparelho possui material radioativo.


Não ficamos sabendo se ele foi encontrado, mas, deve-se ter muito cuidado, pois o que contem dentro dele pode contaminar o solo e também as pessoas poendo trazer prejuízos a saúde gradativamente.


Com toda essa repercussão que o local possui resolvemos tentar entrar e mostrar pelo menos a parte externa que se encontra atras do muro do hospital.
Através de um buraco no muro resolvemos entrar e vê o que havia por ali.
Não encontramos nada demais, apenas cadeiras e velhas macas se deteriorando com o tempo e salas que pareciam ser a cozinha.


A parte superior encontra-se lacrada com lajotas para impedir a ação de vândalos e pessoas mal intencionadas.
Infelizmente um local que poderia ser reaproveitado para atender a população está a cada ano se deteriorando e sendo esquecido.

E LÁ FOMOS NÓS NOVAMENTE PARA A ESTRADA


Depois de visitar o Hospital Abandonado de Bom Jesus do Norte resolvemos andar por algumas horas a procura de mais coisas que nos surpreendesse.


Percorremos estradas de terra e quando finalmente achávamos que tínhamos chegado ao nosso destino, demos de cara com uma gigante porteira.
Mas pensa que desistimos? Jamais, demos ré e decidimos achar a tal cachoeira que todos nos disseram que é surpreendente e sua usina abandonada.


Anteriormente havíamos passado por uma bifurcação e decidimos então entra na outra estrada e vê no que ia dá.
Finalmente, encontramos a tal cachoeira e pudemos celebrar o achado, mas não pense que foi tão fácil assim.


Mas essa é uma outras história que vamos contar no próximo artigo que será especial da Cachoeira de Mangarative.
Fique atento e descubra um lugar surpreendente em O QUE FAZER EM BOM JESUS DO NORTE ES.