Anchieta ES também é uma cidade histórica com muitos casarões antigos de uma influência muito grande do Padre José Anchieta. O PROJETO PAULISTANDO NO ES não para, nós e o VIAGENS DO ROGER fomos nos aprofundar um pouco mais na história da cidade e conhecer seus atrativos turísticos, confira a seguir o que vimos por lá.

O QUE FAZER EM ANCHIETA ES

Passando pela rodovia do Sol que liga Anchieta a Itapemirim reparamos em um hotel antigo chamado Hotel Anchieta para nossa surpresa hoje ele não é mais um hotel e sim o Centro Cultural de Anchieta e claro vamos visitá-lo.

HOTEL ANCHIETA

Já na portaria encontramos o Sr Marco Antonio que nos apresentou toda a história envolvida no pequeno Museu que contém itens da época do internato como a cama das alunas, bem como algumas exposições que haviam por lá, o lugar é muito charmoso e guarda um estilo rústico e antigo que nós adoramos conhecer.

Ele nos explicou que o Hotel foi construído para abrigar os pais das alunas do colégio internato Maria Matos, em 1951 passa a funcionar como hotel para turistas até 2001. Em 2012 é reformado e transformado em Centro Cultural de Anchieta ES com aulas de violino, violão, teclado, balé, teatro, ioga e capoeira.

A maior surpresa ficou por conta do
Sr Marco Antonio que além de ser o nosso guia dentro do Centro Cultural ele também é poeta e já escreveu três livros.

Conhecemos um pouco da história de Luiz e adoramos ele proclamar algumas poesias para a gente.

SANTUÁRIO NACIONAL DE JOSÉ DE ANCHIETA

Saindo do centro cultural subimos em uma rua Lateral onde chegamos no Santuário Nacional de José de Anchieta, um lugar encantador contando muito da história de Anchieta.

Encontramos uma das responsáveis do Santuário e ela contou toda a história do Santuário e mostrou ele todo para a gente, foi sensacional, lá ficamos sabendo da escola que antigamente era usada pelos padres.

Parede de madeira original, usado no altar.

Ela nos disse que o mural foi construído em 1728 e usado na parede do mural, hoje ele foi retirado para restauração da parede que por sinal estão tendo dificuldades para recriar as tintas, pois Anchieta utilizou técnicas indígenas para pintura.

As construções ao fundo da igreja foram todas feitas com pedras e óleo de baleia. Foram feitas várias escavações em busca de ossadas.

Ela também nos mostrou o quarto onde em 1965 faleceu José de Anchieta (com tuberculose e doença nos ossos que o fez ficar corcunda) assim como um exemplar da ossada dele, que neste dia havia sido retirada devido a restauração.

PRAIA DE IRIRI ES

Saímos na parte Histórica de Anchieta e fomos conhecer algumas praias. Iriri foi o escolhido, um Balneário muito charmoso com ruas bem conservadas placas em português e em inglês em uma região toda arborizada com certeza a prefeitura está cuidando muito de Iriri parabéns.

PRAIA DA AREIA PRETA

Fomos conhecer a praia da Areia Preta, pois lá também existe areia monazítica a praia tem uma boa extensão e ao final dela umas trilhas nas rochas que dá toda uma visão para o alto mar.

Você encontra alguns quiosques na orla e também bares e restaurantes renomados de grandes chefs de cozinha.

Existem até hotéis que servem o turista na beira da praia.

PRAIA COSTA AZUL

A Praia Costa Azul é uma praia sensacional também com vários restaurantes assim como Areia Preta.

Praia da Costa azul- Irri

Andamos um tempo pela orla e podemos perceber que tudo é bem conservado limpo e mantido de uma forma em que o turista fique bem confortável. fica em volta de pedras por isso a água calma e tranquila podendo ser visitada por famílias e crianças tranquilamente.

PRAIA DE UBU ANCHIETA ES

Fomos conhecer a praia que fica perto da pousada Pau Brasil, fantástica a praia com uma extensão bem grande e uma faixa de areira bem legal para os turistas.

A orla de Ubu contém vários estabelecimentos que tornam a visita do turista bem mais tranquila.

Contemplamos um por do sol maravilhoso e inesquecivel, nós adoramos a PRAIA DE UBU ANCHIETA ES

POUSADA PAUL BRASIL EM ANCHIETA ES

Terminamos o dia na POUSADA PAUL BRASIL EM ANCHIETA ES um lugar fabuloso, tem até alguns exemplares da mata atlântica no mini quintal dentro da pousada.

Exemplares da Mata Atlântica dentro da Pousada Pau Brasil- Anchieta ES

Todos os móveis da pousada foram feitos da madeira dando assim um toque rustico e elegante ao local

A Pousada Pau Brasil também conta com estrutura de piscinas e churrasqueira para os hóspedes e com uma vista privilegiada para a PRAIA DE UBU EM ANCHIETA

Fomos conhecer os quartos e ficamos encantados, cada quarto tem nome de plantas e árvores, todos com cama em madeira rústica, frigobar e ar condicionado.

O café da manhã foi maravilhoso, uma fartura de comida kkk, o cardápio foi bem variado em uma mesa linda com um capricho de quem ama o que faz.

Estes foram alguns pontos turísticos que visitamos em O QUE FAZER EM ANCHIETA ES você pode também conferir o artigo anterior das RUÍNAS DE SALINAS e aguarde que no próximo artigo falaremos sobre o CIRCUÍTO DOS IMIGRANTES EM ANCHIETA ES