Caminha Gente

O QUE FAZER EM ÁGUIA BRANCA ES

DCIM100GOPROGOPR2799.JPG

Olá, seja bem vindo ao nosso 54ª município através do projeto Paulistando no ES.

Hoje, vamos te apresentar uma cidade cheia de formações rochosas, excelente para quem é apaixonado por escalada e gosta de tirar belas fotos em meio a natureza.

Vamos te apresentar O QUE FAZER EM ÁGUIA BRANCA um dos municípios do norte do Estado do Espírito Santo que merece sua visita.

Nesse artigo você vai conhecer:

POR QUE O NOME ÁGUIA BRANCA

Existem varias curiosidades sobre o nome da cidade ser Águia Branca, porém, muitas não fazem sentido e até mesmo não são verdade.

O município, para quem ainda não sabe, foi colonizado por Poloneses que deixaram suas raízes e cultura por ali.

O nome da cidade nasceu para homenagear a bandeira da Polônia, pois nela, existe uma águia na cor branca bem ao centro, dai, o nome da cidade.

Águia Branca nasceu devido a homenagem a essa águia que está na bandeiro do país de origem de seus colonizadores.

CASA DA CULTURA POLONESA

Para contar a origem e a história de crescimento do município foi inaugurada a Casa da Cultura Polonesa de Águia Branca ES, bem ao centro da cidade.

casa-da-colonia-polonesa-de-águia-branca-es
CASA DA COLONIA POLONESA

A casa de cor amarela lembra uma casa de bonecas bem conservada e que chama a atenção em uma bela praça.

Não tem como você chegar na cidade e não nota-la.

Não tem como não nota-la.

A entrada é gratuita e logo na chegada você observa diversos quadros e banners que contam e mostram alguns pontos marcantes da história e beleza natural existente no município.

Um dos quadros que me chamou a atenção foi o quadro em tapeçaria da Santa padroeira da Polônia, Nossa Senhora de Częstochowa .

Outra peça que é uma marca muito conhecida da Polônia e que faz parte do acervo, são as bonecas Matrioskas, aquelas que se encaixam uma dentro da outra.

São diversos objetos, peças de roupas, vestidos que ajudam a contar a história da cidade e de seus fundadores.

Roupas Tipicamente Polonesas que fazem parte do acervo da Casa da Cultura Polonesa.

Todo o acervo é doado pelos próprios moradores que ainda tentam preservar alguns costumes e cultura.

A visita vai valer a pena e você vai gostar de saber um pouco sobre a Polonia e sobre a história de Aguia Branca.

A casa abre de terça a sexta das 09h00 as 18h00 e fica situada a rua principal da cidade.

PARQUE MUNICIPAL RECANTO DO JACARÉ

Essa dica é para quem não abre mão de um passeio ao ar livre e na companhia da natureza.

A dica é o Parque Municipal Recanto do Jacaré que fica logo na entrada da cidade ao lado da Casa da Cultura Polonesa e de fácil acesso para todos.

DCIM100GOPROGOPR2811.JPG

O parque possui uma grande área verde e uma pequena trilha para quem gosta de caminhadas um pouco mais longas, nada de dificuldades, crianças podem realizar tranquilamente na companhia dos pais, também conta com um lago, lanchonete, banheiros e bebedouros com água geladinha.

Parque Recanto do Jacaré
Local de lazer e descontração em familia
Sombra e muita natureza para passear e passar o fim de semana.

Tudo muito bem conservado, limpo e bem arborizado que possibilita um piquenique com a criançada.

Outra dica é ir bem protegido do sol, já que no município o calor é bem intenso, portanto, faça uso de óculos, protetor solar, boné e não se esqueça da hidratação através de muita água.

A entrada é gratuita e você vai passar ótimos momentos por ali.

ATRATIVOS NATURAIS DO MUNICÍPIO DE ÁGUIA BRANCA ES

Não sei vocês, mas nós adoramos chegar em um município e saber sobre as belezas naturais que ele tem para oferecer.

São atrativos como cachoeiras, parques ou até mesmo um ponto marcante que se pode parar e ficar observando por alguns minutos ou até quem sabe horas.

Águia Branca tem muitos desses atrativos e acredite, são pedras ou melhor dizendo formações rochosas impressionantes.

Assim como sua vizinha Pancas, ela esbanja pontões, pedras com formatos enigmatísticos e muita beleza.

Foi dentro da Casa da Cultura Polonesa que nossa curiosidade começou a querer ficar mais aguçada pelo município, já que ali mesmo se encontravam banners informado das formações rochosas impressionantes que o município oferece.

Saímos em busca dessas formações e achamos, sozinhos algumas delas em outras tivemos a companhia de nossos novos amigos Julianny e Bruno, um casal de jovens seguidores que nos receberam em sua casa e decidiram ir se aventurar com a gente pelo município.

DCIM100GOPROGOPR2963.JPG

Juntos fomos em busca dos Três Pontões que particularmente desconhecíamos até o momento.

Quem disse que em Águia Branca ES não tem pontões?

Andamos pela zona rural até que conseguíssemos uma vista privilegiada para tirar uma foto especial dessa formação rochosa de tirar o folego.

Rodamos por horas até chegarmos aos pés da grande rocha e ai sim, aprecia-la como ela merece.

Juntamente com a Jully e o Bruno tiramos diversas fotos e aproveitamos bem o momento para ficar marcado na memoria e também nos registros fotográficos.

NO DIA SEGUINTE…

No domingo saímos cedo e nos despedimos de nossos novos amigos e partimos em direção a zona rural da cidade dispostos a encontrar e identificar as rochas misteriosas.

Afinal, não é tão fácil assim, conseguir identificar uma formação rochosa como a Pedra do Elefante que acabamos encontrando por acaso em movimento dentro do carro.

Outra formação bem interessante e que eu, Ghaidy, não consegui identificar a figura que era descrita por muitas pessoas, como sendo a Pedra da Boneca, me deixou “encucada”, pois só enxergava a silhueta de um macaco.

Pedra da Boneca – Até agora, eu só consigo visualizar um Gorila.

PEDRA DO OLHO

Andamos mais um pouco e fomos surpreendidos por uma pedra que não havíamos conhecimento a “pedra do olho“, uma gigante pedra a beira do asfalta que se localizada próximo a Pedra Torta que é outra famosa rocha que faz parte do cartão de atrativos naturais da cidade.

A Pedra do Olho é incrível, foi a que mais nos chamou atenção por ter realmente o desenho de um olho ao alto.

É como se a gigante rocha estivesse observando tudo que acontece aos seus pés e mostrasse que nada passa impune ao seu grande olho.

Foram descobertas incríveis e convidamos vocês a embarcarem nessa caça as pedras misteriosas do município e Águia Branca.

GOSTOU DAS DICAS?

Esperamos que você tenha se interessado e despertado o interesse em conhecer esse município que como os demais que visitamos tem sua história, atrativos e cultura.

Para se chegar ao município basta seguir em direção a Colatina, como quem vai para o Shopping Moda Brasil Premium e entrar no trevo que indica para Pancas, siga em frente por alguns quilômetros e você logo avista a placa para Águia Branca.

Se preferir ir de ônibus basta pegar o ônibus que vai até Colatina ou para Barra de São Francisco.

As opções, nós te apresentamos, agora depende exclusivamente de você querer ir conhecer cada cantinho desse Espírito Santo lindo!!

O QUE FAZER EM ÁGUIA BRANCA ES

HOSPEDAGEM EM ÁGUIA BRANCA ES

Sair da versão mobile