O QUE FAZER E CONHECER EM PRADO NO EXTREMO SUL DA BAHIA

Olá viajante seja bem vindos mais uma vez por aqui, acredito que sua visita, hoje, é para conhecer a charmosa Prado.

Portanto, você veio no lugar certo, pois estivemos por lá no finalzinho de Outubro pra começo de Novembro, bem no inicio da alta temporada e podemos visitar lugares incríveis que esse município que te remete a cidadezinha do interior te oferece.

Vamos conferir O QUE FAZER E CONHECER EM PRADO NO SUL DA BAHIA?

O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DE PRADO?

– PRAIAS DE TIRAR O FOLEGO

– FALÉSIAS

– CUMURUXATIBA

– ALDEIAS INDÍGENAS

– CENTRO HISTÓRICO

– BECO DAS GARRAFAS

– CABANA DA ALDA

COMO É O CENTRO DE PRADO?

Chegamos á Prado, após visitarmos Caravelas e já fomos nos apaixonando pela cidade que apresentava um centro histórico muito simpático e aconchegante. A sensação de cidade interiorana é forte e nem parece ser uma cidade que possui quilômetros de praias.

Fomos direto conhecer o centro histórico e demos de frente com o Beco das Garrafas, um pequeno centro gastronômico que reúne diversos restaurantes, hamburguerias, sorveterias e pub’s.

Além do Beco das Garrafas, a avenida principal de Prado reúne diversos outros estabelecimentos para quem não abre mão de uma gastronomia mais popular e com valores mais acessíveis, se é que você me entende.

Afinal, a diversão e o experimentar devem ser para todos os gostos e bolsos, cabe a você escolher aquilo que está ao seu alcance.

Uma praça com diversas lanchonetes e barraquinhas forma a Praça de Gastronomia de Prado e dá a oportunidade dos comerciantes locais oferecerem suas delicias para a galera que é mais da pegada do “podrão” que particularmente, NÓS AMAMOS.

Não abro mão de um “podrão” bem caprichado com tudo que tenho direito. Aliás pra você que não sabe o que é um “podrão”, são aqueles hambúrgueres populares que fogem da linha gourmet, mas não deixam de ser os favoritos da galera que gosta de comer bem.

Outro ponto que é um charme na cidade é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, onde seu primeiro templo surgiu no século dezoito, uma verdadeira obra histórica no centro da cidade.

Você já deve ter percebido que a noite da cidade é bem agitada e as lojinhas locais ficam abertas até altas horas, possibilitando, assim, que o turista fique a vontade para aproveitar tudo que o centrinho tem para oferecer.

As praias do centro da cidade são praias de característica de tombo, porém as cabanas a beira do mar, possibilitam ao turista um dia de diversão, boa comida e muita cerveja gelada.

Nossa estadia foi no estacionamento de apoio da Cabana da Alda que fica na praia Novo Prado bem próximo ao centro e que oferece diversão para famílias com crianças e idosos. A Praia de Novo Prado possui grande parte de pousadas e casas de veraneio da cidade.

Na Cabana da Alda os pais podem aproveitar bem seu dia em frente ao mar e aquela cervejinha, pois ela possui entretenimento como cama elástica, brinquedos e área gramada para que os baixinhos possam ficar bem a vontade.

A cabana possui estrutura para receber os turistas com ducha de água doce, banheiros e aquele prato especial que você só encontra na Bahia, frutos do mar e as deliciosas Moquecas Baianas, sem dizer dos famosos drinks vencedores dos festivais de gastronomia da cidade.

VISITANDO CUMURUXATIBA

Olha, você pode esperar muitas praias, afinal, são cerca de 30 km de praias praticamente desertas até Cumuruxatiba, aliás, podemos constatar isso, pois estivemos fazendo o trajeto pela estrada de terra batida que sai da Praia Novo Prado até Cumuruxatiba (fizemos esse trajeto, pois ficamos no ponto de apoio a Kombeiros e Motorhomeiros da Cabana da Alda).  

São belas paisagens e cada uma com vista diferente da outra de arrancar suspiros e te deixar de queixo caído com tanta beleza. As falésias fazem parte da paisagem e te levam a observar o mar de cima.

A estrada, até certo ponto, está bem conservada, mas ao chegar no trevo da entrada de Cumuru a estrada muda completamente, tornando-se esburacada e cheia de costelinhas formadas pela chuva.

Mas, fora esse “pequeno percalço” as paisagens que você vai contemplar na estrada fazem valer a pena todo esforço, vai por mim.

O centro de Cumuruxatiba é pequeno, uma típica vila com estrutura para receber os banhistas e turistas que visitam esse lugar encantador, já na entrada da cidade, uma represa com água doce e cor de coca-cola te convida a se refrescar, é o jeitinho de dá bom vindas aos visitantes que enfrentaram o calor e os buracos para está ali.

A praia da Igrejinha é onde todo mundo se reúne para aproveitar à sombra das grandes castanheiras a beira do mar, a areia branquinha e firme, as ondas fracas e a extensa faixa de praia que atrai quem curte as longas caminhadas.

Após conhecermos a praia central e passarmos uma noite por lá na nossa Kombi Cidoka, resolvemos seguir á diante e conhecer uma das praias mais famosas de Cumuruxatiba, a Praia do Moreira.

Enfrentamos aproximadamente 15 km de muitos buracos e costelinhas, mas conseguimos chegar a esse paraíso.

A praia é deserta e não possui estrutura para receber turistas, é uma praia para contemplação e aproveitar o mar. As falésias completam ainda mais a paisagem e te levam a desacreditar que existe um lugar tão lindo como aquele. Só estando ali para entender a emoção e o que e vê a sua frente.

Um pouco antes de chegar a Praia do Moreira, a beira da estrada, você tem a possibilidade de conhecer um pouco da arte indígena das aldeias Cahy e Pequi. Basta parar o carro e entrar, os índios te recebem com muita simpatia e apresentam sua arte e história de seu povo.

Querendo esticar mais um pouco a sua visita, deixo a opção de ir conhecer Barra do Cahy que fica a 13 km da Praia do Moreira. A Barra do Cahy , segundo relatos dos moradores locais, é considerada a primeira praia avistada pelos portugueses ao desbravarem o nosso Brasil.

Devido o acesso pela estrada está muito ruim, resolvemos terminar nossa visita a Cumuruxatiba na praia do Moreira.

QUAL MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR PRADO?

No período em que estivemos por lá, concluímos que não há uma época ideal, vai depender exclusivamente de você querer ir em alta ou baixa temporada, pois as chuvas, como em grande parte do sul da Bahia são distribuídas de maneira equilibrada, não fazendo você correr o risco de passar longos dias sem aproveitar o sol e as praias.

Segundo os moradores locais, fora de férias e verão a cidade fica pouco movimentada, mas a cidade funciona normalmente para atender durante todo o ano.

Agora, se você deseja realizar o passeio de observação das baleias, o ideal é visitar Prado entre o mês de Julho a Novembro.

COMO CHEGAR A PRADO?

DE AVIÃO

Para quem pretende vir de ponte aérea a Companhia Azul voltou a realizar vôos via Belo Horizonte para o aeroporto de Teixeira de Freitas que está a 72 km (1h2min de estada) ou optar pelo aeroporto de Porto Seguro que fica a 207 km (3h30min de estrada).

DE CARRO

Como estamos viajando todo o Brasil de carro (Kombihome) a estrada que utilizamos para chegar até prado foi a BR-101 saindo de São Paulo, Prado está a 1.370 km de São Paulo, 960 km do Rio de Janeiro, 430 km de Vitória-ES, 780 km de Belo Horizonte, 1.500 km de Brasília e 660 km de Salvador.

Vindo do Sudeste, saia da BR-101 em Teixeira de Freitas: Serão 77km até Prado.

Vindo do Nordeste ou Centro Oeste, saia da BR-101 em Itamaraju, atravesse a cidade e, 47 km depois do fim do perímetro urbano, você chegara a Prado.  

ONDE SE HOSPEDAR EM PRADO?

POUSADA GUARATIBA – localizada a 500 metros do centro da cidade.

POUSADA NOVO PRADO – localizada na Praia Novo Prado, aproximadamente 600 metros do centro de Prado.

GOSTOU DAS DICAS?

Esperamos que sim, aproveite a temporada de férias e visite esse paraíso. Caso não tenha suas férias na alta temporada, aproveite que a região possui chuvas bem distribuídas para fazer essa viagem que vai valer a pena.