O QUE CONHECER NA BARRA DO JUCU – Um dos bairros mais queridos do município de Vila Velha e que guarda história, cultura e musica, pois a Barra do Jucu é berço de uma das bandas mais queridas do ES, a Banda Casaca que mistura Congo, Rock, Reggae e Pop.
Além disso, a Barra, como também é chamada carinhosamente pelos barrenses, é um daqueles locais que quando a gente visita o desejo é de ficar por ali e aproveitar ao máximo tudo que ela oferece como sua gastronomia, belezas naturais e cultura.
O QUE CONHECER NA BARRA DO JUCU
A Barra do Jucu é repleta de atrações culturais, uma delas e que ganha destaque, são as obras de diversos artistas plásticos que se pode encontrar em diversas partes da Barra, principalmente pelas ruas, pois, por onde quer que se ande a manifestação artística se faz presente.
Além de tudo isso, outro destaque que ela ganha é na época do carnaval, onde blocos saem às ruas contagiando o povo com sua alegria e atraindo todos os anos pessoas de diversas partes do Estado e também de fora dele.
Outro destaque que chama atenção por quem passa pela Barra do Jucu é o grandioso Castelo da Barra do Jucu.
Castelo da Barra do Jucu.
Construído pelo “seu” Mauro Lima, o majestoso castelo medieval que possui grande torres, gigantes cavaleiros templários que guardam a entrada do castelo e até musica ambiente medieval que te remete à época do Rei Arthur é um atrativo que já se tornou um ponto para registro de fotos.
O “seu” Mauro explica que o Castelo do Jucu ainda não está recebendo visitas, devido a pandemia e também por ele está se organizando para receber os visitantes que morrem de curiosidade em conhecer o interior do castelo.
Andando ainda pelas ruas da Barra, encontramos uma simpática e bela igrejinha em frente à Praça Valadares que chama atenção por sua beleza e conservação, pois se trata de uma igrejinha que foi erguida entre os anos de 1900 e 1913.
Além disso, a igreja possui uma curiosa história, que diz, que a imagem de Nossa Senhora da Gloria chegou a Barra do Jucu por uma senhorinha chamada Joaninha.
Segundo moradores mais antigos nos contaram, orações eram feitas na casa dela e diante a um oratório, devido a muitas pessoas procurarem a casa dela para realizarem suas orações e agradecimentos, a casa acabou se tornando a primeira Capela dedicada a Nossa Senhora da Glória.
Com a chegada do Padre Bermudes a comunidade, a pequena casinha passou por sua primeira reforma trocando o piso e recebendo um altar em alto relevo pintado com pó de ouro.
A igrejinha é muito charmosa e merece destaque na sua visita ao bairro da Barra do Jucu.
PRAIAS DA BARRA
Não podemos deixar de citar as praias que compõe o bairro e que é uma atração para quem pratica surf, pois, devido suas ondas serem bem agitadas e grandes, ela atrai surfistas de diversas partes do Estado e até de fora dele.
Ganham destaque as praias:
– Praia do Barrão
– Praia da Concha
– Praia da Barrinha
– Praia dos Recifes
Para saber mais sobre as praias da Barra do Jucu basta CLICAR AQUI e você verá o artigo completo sobre as praias desse bairro querido.