Caminha Gente

O QUE CONHECER EM JERÔNIMO MONTEIRO ES

Você já ouviu falar do município de Jerônimo Monteiro?

Esse simpático município pertence ao grupo dos menores municípios do Espírito Santo sendo o sexto menor do Estado, mas, não deixa a desejar quando o assunto são suas belezas naturais, cultura e curiosidades sobre ele.

Visitamos o município e surpresas foi o que não faltou, ficamos encantados com o que vimos por lá.

Acompanhe o artigo até o final e veja as dicas que separamos para você ir conhecer mais esse município incrível do Estado da Graça.

O QUE CONHECER EM JERÔNIMO MONTEIRO ES?

UM POUCO SOBRE JERÔNIMO MONTEIRO

Jerônimo Monteiro é conhecido por possuir uma das laranjas mais saborosas do Estado e por isso recebe o título de Terra da Laranja.

Muitos pensam que o titulo é por possuir grande número de plantações de laranja, mas não, seu titulo vem pela qualidade da laranja produzida na região da Pedra Cava Roxa.

pedra-cava-roxa-em-jeronimo-monteiro-es
A pedra mais alta a frente é a Pedra Cava Roxa.

Alias, para os que gostam de aventura e esportes, a Pedra da Cava Roxa faz parte do percurso da Corrida Ecológica do Caparaó que acontece todos os anos na região.

Portanto, uma ótima oportunidade para conhecer o município e também apreciar a bela paisagem em torno dessa pedra encantadora.

A região possui muitas paisagens com belos riachos, rios e cascatas formadas pelo Rio Itapemirim.

O município também apresenta regiões montanhosas e algumas são bem conhecidas como a Pedra Cava Roxa e o conjunto de rochedos que formam a Pedra das Andorinhas.

O conjunto de pedras a frente forma a Pedra das Andorinhas.

As duas formações são bem interessantes de serem observadas e esbanjam beleza. Alguns aventureiros a desafiam e chegam até seu topo e tem o privilégio de observar a cidade e a região do alto.

A população é bem receptiva e disposta a te receber bem e com muito carisma, requisito que achamos muito importante para uma cidade receber constantemente visitantes.

Os moradores sempre dispostos a ensinar os caminhos e protos pra bater um papo.

A cidade faz divisa com os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Mimoso do Sul e Muqui.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora Auxiliadora que ganhou uma igreja moderna e mais espaçosa para receber os fiéis no centro da cidade.

Uma curiosidade da cidade é que as praças não são centrais, e sim laterais, elas se encontram sempre na lateral da rua, são espaçosas e bem preservadas.

O QUE CONHECER EM JERÔNIMO MONTEIRO ES

Se você gosta de lugares que te oferecem contato com a natureza esse é o município para você conhecer e se encantar.

A cidade, além de ter um centro com diversos comércios, também oferece atrações como trilhas, cachoeiras, lazer rural e agroturismo.

Centro de Jerônimo Monteiro ES
A Praça fica na lateral da rua, achamos bem interessante.

Nossa dica é ir conhecer um local que nos deixou encantados e que vai valer a pena conhecer.

SITIO TRÊS MOINHOS

Um cantinho que se encaixa perfeitamente na letra da música da dupla sertaneja Vitor e Léo intitulada DEUS E EU NO SERTÃO.

O lugar é um encanto e fica localizada na Comunidade de Papagaio a uns 4 km da sede do município.

A família Lopes é receptiva e recebe seus visitantes com sorriso no rosto e muita alegria e satisfação em apresentar seu cantinho.

Alias, não é só eles que recebem os visitantes com sorriso, a cachorrinha Morena também dá as boas vindas com muita simpatia e um sorriso cativante.

Fomos recebidos pelo “seu” Jorge o patriarca, dona Neila e o filho Rômulo, eles nos apresentaram a propriedade e o tesouro que ela esconde.

Enquanto caminhávamos pela propriedade o “seu” Jorge nos conta que tem muito amor pela natureza e faz de tudo para reflorestar a propriedade, pois ele respeita o que Deus generosamente cedeu ao homem para que ele cuidasse com todo amor e carinho, a terra.  

Ele também nos relatou que em sua propriedade estão plantadas diversas espécies de árvores nativas e que se encontram apenas na região Amazônia.

Pelo sitio estão diversas arvores nativas espalhadas.

Uma dela é a bela árvore intitulada de Chuva de Ouro ou Lanterneira como também é conhecida e é muito bonita com seus cachos dourados.

A árvore é linda e os cachos dourados são bem cheios.

Além disso, o “seu” Jorge tenta preservar a nascente que brota água cristalina em sua propriedade e que abastece toda a sua casa, portanto, beber água na casa deles é um privilégio, pois a água já recebeu analise e é totalmente aprovada para consumo.

Você bebe uma água de qualidade, sem cloro e totalmente translucida.

A preservação segundo as explicações do “seu” Jorge é muito importante, pois preserva o leito da nascente e faz dela ainda mais pura.

A GRANDE SURPRESA

Mas nem sonhávamos com o que ainda estava por vir.

Fomos surpreendidos com uma bela cachoeira que fica dentro da propriedade e que deixa o local ainda mais surpreendente.

Infelizmente, devido à seca que o município anda sofrendo com a seca e a falta de consciência de outros produtores rurais mais acima da propriedade do Sitio Três Moinhos a cachoeira se encontra com pouca água no momento.

Infelizmente chegamos com o cair da noite e a foto ficou um pouco escura.
O lugar é lindo

Isso ocorre pelo uso excessivo da água para regar as plantações que ficam mais acima da propriedade, muitos produtores acabam construindo barragens para armazenar água e regar as lavouras, assim, acabam prejudicando o escoamento da água nessa época de inverno.

Durante o inverno a cachoeira quase não possui água, a melhor época de visita-a é no verão.

Mas segundo “seu” Jorge e o Rômulo, seu filho, no verão a cachoeira esbanja água e atrai muitos visitantes.

O local também atende como camping e tem estrutura bem preservada com pontos de energia, mesinhas, quiosque onde se pode cozinhas e algumas churrasqueiras para uso dos campistas e visitantes.

Durante o Verão as pedras dessa foto são encobertas pelas águas da cachoeira.

DICA IMPORTANTE

Quando for acampar próximo a rios, nunca monte sua barraca próximo a margem, pois, podem acontecer rompimento de barragens ou chuvas fortes, com isso, alagamentos podem ocorrer e levar sua barraca, ate mesmo, arrasta-la com você dentro. Já presenciamos acontecimentos assim e garantimos que não e bonito de se presenciar. Portanto fica a dica!

Uma das coisas que o sitio oferece e que nos chamou atenção é uma pequena casa na árvore, segundo “seu” Jorge ele construiu a casinha por ser um desejo de infância.

Hoje ela faz a festa das crianças que vem da cidade grande e não tem a oportunidade de brinca no campo e que não conhecem o que é uma casinha na árvore.

Diversas árvores frutíferas e plantações de frutas estão espalhadas pela propriedade para que o visitante tenha a oportunidade de experimentar uma fruta tirada diretamente do pé.

ATENÇÃO! Pegue apenas o que você irá consumir nada de desperdício, pois tudo é plantado e cultivado com trabalho duro.

CONHECE O PASTEL DE ANGU?

O Sitio Três Moinhos recebe esse nome por ter como herança do pai da dona Neila três moinhos de pedras que fazem um fubá de excelente qualidade.

O fubá é super fininho.

Os moinhos vêm sendo passados de geração em geração, desde o ano de 1948 e segundo “seu” Jorge o sogro ficou muito feliz por ter tido o privilégio de ter um neto para poder dá continuidade a história da família com o fubá.

A casa do moinho passou por reformas e está pronta para receber seus visitantes.

Agora, o Rômulo tem o dever de passar para os filhos os ensinamentos que foram dados por seu avô a seu pai e que seu pai esta lhe passando com muito amor, carinho e orgulho.

Agora o Rômulo vai passar para seus filhos a arte do fubá dos moinhos de pedra.

São gerações que vão construindo laços e fazendo com que sua história se fortaleça com o avançar dos anos.

O fubá da família Lopes é muito conhecido e faz sucesso na feira da cidade e região, não ha um que não conheça o fubá fininho e de qualidade que eles produzem.

A HORA DO PASTELZINHO DE ANGU

E foi com a tradição do fubá de qualidade que a dona Neila desenvolveu uma receitinha muito deliciosa que convidamos você a ir conhecer, o pastelzinho de angu.

Você pode pensar, será que isso fica bom?

Te confirmamos e afirmamos, fica maravilhoso, o melhor pastel que já experimentei até hoje e que não lembra nem de longe um angu ou polenta.

O pastelzinho é delicioso e agrada rapidamente e facilmente o paladar de qualquer um.

Isso é uma delicia, não tem como comer um só.

Além disso, o pastelzinho é ideal para quem tem tolerância à farinha branca ou é portador de doença celíaca, já que sua massa não leva farinha de trigo e nem fermente químico.

Os recheios podem ser os mais variados possíveis como de frango, carne seca, carne moída, camarão e por ai vai, depende apenas da sua preferência e criatividade.

A família faz e revende os deliciosos pasteis que tem licença para venda e que move a curiosidade de quem deseja conhecer os pasteis da dona Neila.

Família linda e abençoada por Deus, obrigado por ter nos recebido.

Além dos pasteis, também são fabricados biscoitinhos, broas e pães, tudo a base de fubá.

Sair da casa deles sem experimentar essas delicias é impossível.

A família só recebe visitantes agendados com antecedência, portanto, você deve ligar e reservar a data para conhecer o local que é extraordinário.

Lembrando que a melhor época para a visita e aproveitar a cachoeira é na temporada de verão.

Para reservar a data e o camping basta entrar em contato pelos telefones: (28) 9.8101-0627 ou (28) 9.8114-5633

GOSTOU DA DICA ?

Se você gostou, deixa seu comentário ai no blog e divulgue para seus amigos.

Realizamos esse trabalho com muito carinho e dedicação para levar até você opções de viagens e lugares extraordinários do Espírito Santo.

Portanto, siga as dicas e conheça mais as belezas do Espírito Santo e caminhe com a gente por ai.

Sair da versão mobile