CONHEÇA MANAUS A CIDADE CORAÇÃO DO AMAZONAS.
QUEM DIRIA QUE CHEGARIAMOS ATÉ AQUI.
Quem diria que chegaríamos até aqui, ainda mais dentro de uma Kombi a ar, apenas com o sonho de conhecer os lugares mais lindos e desconhecidos do Brasil.
Talvez, você ache uma loucura sair assim, sem rumo e com apenas um sonho e um objetivo, mas para nós esse foi o grande despertar para conhecermos aquilo que desejávamos para nós mesmos.
MANAUS A CIDADE NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA
Como descrever Manaus?
Além de ser considerado o principal centro econômico, político e demográfico da região norte do Brasil também pode caracteriza-la como um lugar cheio de cores, sabores, dos povos indígenas e lugares que lhe faz ser a cidade mais misteriosa do país.
Manaus é diferente de tudo que já vimos nesses três anos que estamos percorrendo as regiões do nosso Brasil.
A cidade que fica no coração da Floresta Amazônica te recebe com a simplicidade de seu povo, com a culinária única e com as cores que só se tem no amazonas.
Digo isso, por só ver aqui os pássaros com seus cantos diferenciados e cores fortes que só a região de Floresta Amazônica pode apresentar, seus sabores fortes de paladar exigente e que une a sofisticação com o rustico de um passado de seus ancestrais.
O peixe que nunca saboreei igual, carne macia, cor brilhante que o torna único e que não se encontra em outra parte do pais e até do mundo.
Ele que está a qualquer hora na mesa dos mais poderosos e na mesa da simplicidade dos ribeirinhos que o faz ser sua refeição para todas as horas do dia.
E o que dizer do dialeto do manauara? Se você não é esperto é leso, se não gosta de sossego é galeral.
Foram momentos que jamais esqueceremos e que, se você deseja uma experiência diferente de tudo que já vivenciou em qualquer outra região brasileira, deve conhecer esse cantinho do Brasil.
CURIOSIDADES DA CIDADE DE MANAUS
MANAUS A PARIS DOS TRÓPICOS
Com seus 354 anos de idade, Manaus tem muitas histórias, lendas e curiosidades a serem apresentadas á aqueles que se interessa por sua história.
Fundada no anosde 1669 a cidade se encontra no coração do Amazonas e se tornou símbolo do norte do Brasil, desde sua fundação até os dias de hoje, muita coisa aconteceu e com o passar do tempo tomou grandes proporções.
O nome Manaus tem origem indígena e que dizer “Mãe dos Deuses” a cidade surgiu durante o Ciclo da Borracha, época que ficou conhecida como a “Paris dos Trópicos” que até hoje apresenta, através de sua arquitetura as inspirações europeias trazidas pelos estrangeiros que por ali deixaram sua marca e formaram raízes.
Considerado um dos mais imponentes prédios da cidade o TEATRO AMAZONAS que foi inaugurado no ano de 1896 é uma das curiosidades existentes na cidade, pois ele foi construído exclusivamente para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera á altura do poderio da elite da época.
Portanto, se você não pertencia a elite não tinha direito de frequentar o teatro e muito menos de apreciar uma peça teatral ou espetáculo de opera.
Além de quer um local para seus espetáculos luxuosos os poderosos, também queria, uma edificação que pudesse frequentar e que lembrasse o que se vivia na Europa.
Evidente que o Teatro Amazonas receberia critica, chegando a ser dito que era uma edificação desnecessária, um verdadeiro exagero sem precisão, o que chamamos hoje de “elefante branco” um verdadeiro objeto obsoleto.
Porém, o teatro que um dia foi criticado, hoje faz parte da história e beleza arquitetônica que abrilhanta ainda mais o centro histórico da cidade de Manaus.
Pontos Turísticos de Manaus
Ainda na galeria das curiosidades do centro histórico da cidade de Manaus, outro destaque vai para o CALÇADÃO DO LARGO, ele fica localizado em frente ao TEATRO AMAZONAS e merece destaque por ser um piso de pedras portuguesas e que formam ondas pretas e brancas.
Segunda a história de Manaus, ele foi construído na época em que a borracha enriquecia quem investia no látex e teve sua construção terminada no ano de 1901.
Portanto, podemos dizer que o calçadão de Copacabana é uma réplica do calçado do famoso Largo de São Sebastião em Manaus.
Já que, o famoso calçadão de Copacabana, no rio de Janeiro foi inaugurado em 1906.
Não estamos aqui querendo fazer intrigas, a história é quem está dizendo.
Embora que, na verdade, essas pedras portuguesas colocadas nesse formato de ondas, podem ser encontradas em alguns espaços em Portugal.
Eles apenas quiseram reproduzir cenários do país para se sentirem mais familiarizados.
Apesar de Manaus ter sido colonizada pelos Portugueses e com influência lusitana, Manaus e Inglaterra tem suas histórias unidas pelo ciclo da borracha.
Outra curiosidade que a história apresenta é que Manaus foi a terceira cidade do Brasil a inaugurar serviços de bondes elétricos.
Essa agora é uma curiosidade voltada para o mundo dos esportes, pois o primeiro campeonato amazonense de futebol foi realizado pelos ingleses em 1914.
Tendo como vencedor o Manaós Athletic Club e acredite, todo formado por ingleses.
A história nos trazendo surpresas e curiosidades.
MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR MANAUS
Manaus e toda a região amazônica recebem visitantes durante o ano inteiro, porem a chuva por lá, faz parte da experiência que você vai vivenciar.
Porém, se você deseja viver o calor amazônico e pegar algumas praia que aparecem no verão amazônico te recomendamos ir entre os meses de junho e novembro.
Essa época a chuva é escassa e com isso os rios secam formando diversas praias de areias brancas que te fazem viajar na paisagem.
LUGARES PARA CONHECER EM MANAUS
Andar pelo centro histórico de Manaus é ver o quão a influencia europeia fez parte da história da cidade.
Os locais que visitamos, em nossa opinião, foram os que você também não pode deixar de conhecer e que irão ficar marcados em sua memória.
– CENTRO HISTÓRICO:
- TEATRO AMAZONAS
- IGREJA SÃO SEBASTIÃO
- MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA
- PORTO DE MANAUS
- PALÁCIO RIO NEGRO
– ARREDORES DE MANAUS:
- MUSA
- ENCONTRO DAS ÁGUAS
- PARQUE ECOLÓGICO JANAUARI
– ONDE COMER EM MANAUS:
- BANZEIRO
- TAMBAQUI DE BANDA
- TABERNA DO CHEF PROCÓPIO
NÃO DEIXE DE VISITAR PRESIDENTE FIGUEIREDO
Gente, não tem como você ir a Manaus e deixar de visitar PRESIDENTE FIGUEIREDO, município que fica a 127 km de distancia da capital do Amazonas.
O município apresenta diversas cachoeiras e cavernas para você aproveitar o meio da floresta amazônica e ter muitas lembranças para guardar.
Estivemos no município e te recomendamos não deixar de conhecer:
- CACHOEIRA PEDRA FURADA
- CACHOEIRA DO MUTUM
- CACHOEIRA DA MAROCA
- CACHOEIRA URUBEUÍ
- REPRESA DE BALBINA
- CACHEORIA DO NATAL FALLS
- CAVERMA DA JUDÉIA
Todas as cachoeiras variam os valores de entrada, funcionam como restaurante nos fins de semana e abrem de terça a domingo.
CAMPINGS EM PRESIDENTE FIGUEIREDO
Os campings por lá são para quem quer ter um contato maior com a natureza e deseja conhecer mais a fundo sobre a fauna e flora.
Os que recomendamos são:
- CAMPING AMAZÔNIA RAIZ – localizado no km 12 da Rodovia 174, estrada que vai para Presidente Figueiredo. Instagram: @campingamazoniaraiz
- CAMPING NATAL FALLS – localizado no ramal do coado em Presidente Figueiredo. Contato: (92)9.9325-2971
Caso você não seja muito fã de acampar, te damos a opção de um hostel bem descontraído, o HOSTEL DA MILLA.
O Hostel da Milla esta localizado no centrinho de Presidente Figueiredo, fica na rua principal da cidade te proporcionando melhor locomoção para visitar a cidade, aproveitar o centro comercial e poder realizar passeios aos atrativos naturais da cidade, além de ficar a 800 metros do Terminal Rodoviário.
O contato pode ser feito pelo telefone (92)9.8447.5713 ou através do email: hosteldamilla@gmail.com.
Pronto, o roteiro está completo, agora é arrumar as malas e ir conhecer essa cidade que merece sua visita e te promete muita experiência diferente de todas que já possa ter vivido.
Bora viajar!