Ibirapuera. Dicas para visitar o parque.

 

Ibirapuera. O parque do Ibirapuera foi criado pelos arquitetos Oscar Niemeyer, Ícaro Mello, Eduardo Knesse Mello, Ulhôa Cavalcanti e Zenon Lotufo. Sua inauguração ocorreu em Agosto de 1954 em meio as festas do Quarto Centenário de São Paulo.

É o parque mais visitado de São Paulo com mais de um milhão de metros quadrados é uma das mais importantes áreas de lazer de São Paulo.

 

imagem-de-pessoas-no-parque

Parque do Ibirapuera- Dia das boas ações

 

O parque abriga diversão e cultura para todos os gostos desde atletas de fim de semana passando por museus, pista de caminhada, área de descanso para piquenique, pista de skate, salão de eventos e muito mais.

 

Em visita ao parque destacamos alguns pontos do Ibirapuera:

 

 

Museu de arte contemporânea

 

imagem-de-museu-de-arte-moderna

 

Possui um enorme acervo de artes com 10 mil obras famosas de Picasso, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante entre outros e recebe varias exposições temporárias de artistas Brasileiros e internacionais. Realiza também cursos, visitas orientadas, biblioteca e lojas. No dia de nossa visita estava acontecendo a SP/arte- 2016 no pavilhão da bienal conhecido também como Pavilhão Ciccílio Matarazzo.

Informações:  WWW.mac.usp.br

 

Museu de arte Moderna

Possui acervo de 5 mil obras de artistas nacionais e internacionais, possui biblioteca, cinema, auditório, restaurante e lojas.

Informações:  WWW.mam.org.br

 

Museu Afro Brasil

O Pavilhão Pe. Manoel da Nóbrega também foi projetado por Oscar Niemeyer e mostra a história social com uma visão do negro e apresenta a cultura afro-brasileira. Possui um acervo de 3 mil obras sobre negros com gravuras, esculturas, fotos e muito mais de artistas brasileiros e estrangeiros.

Informações:  WWW.museuafrobrasil.com.br

 

Planetário Professor Aristóteles Orsini

Polo de educação e cultura e entretenimento em uma cúpula de 18 metros de diâmetro.

Informações e ingressos: (11) 2163-2000

 

Fonte Multimídia

 

imagem-de-chafariz-no-lago-do-ibirapuera

Chafariz no lago do Ibirapuera

Inaugurada em 2004 para comemoração dos 450 anos de São Paulo.

Informações: Show das Águas e espetáculo multimídia (11) 5574-5177

 

Viveiro Manequinho Lopes

Produz anualmente 1 milhão de mudas de raiz e 600 mil mudas envasadas em um total de 140 espécies cultivadas. Atualmente possui 32 quadras para cultivo, dez estufas e 97 estufas para semear e reproduzir.

 

Pistas de passeios e caminhadas

 

imagem-de-ciclofaixa

 

Possui ciclo faixa de 3 mil metros, pista de Cooper de 1550 metros, pista de corrida de 6 mil metros que percorrem toda a extensão do parque proporcionando um passeio impar em um parque de proporções gigantescas. Também é possível alugar bicicletas, porém é aconselhado não alugar bikes nos finais de semana devido ao alto fluxo no parque.

Informações:  www.parqueibirapuera.org/parque-ibirapuera/aluguel-de-bicicletas-no-parque-ibirapuera/

 

Auditório Ibirapuera

Projetado por Oscar Niemeyer é utilizado para atividades culturais com diversidades musicais todas as semanas. Com 800 lugares o auditório tem palco reversível para shows ao ar livre e uma escola de musica com 120 jovens e crianças que formam a Orquestra Brasileira da Escola do Auditório.

Informações:  WWW.auditorioibirapuera.com.br

 

Bosque da Leitura

Para quem quer sossego para ler ou estudar o bosque é super indicado. Possui revistas, quadrinhos e livros de crônicas com cadeiras e bancos ao ar livre.

Informações: (11) 3672-0456

 

Proteção à fauna

A divisão de Fauna silvestre dá assistência aos animais silvestres que as pessoas levam ou que os órgãos competentes apreendem com atendimento veterinário e reabilitação. Realiza projetos especiais ligados à fauna do município.

Informações:  HTTP://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio-ambiente/fauna_flora/fauna/0001

 

 

Histórias

Alexandre

 

imagem-de-bike-do-batman

Bike montada pelo Alexandre- morador de São Paulo

 

 

imagem-de-bicicleta-do-batman-

 

Passeando pelo parque encontramos varias pessoas interessantes e psicodélicas como o Alexandre que criou uma bike baseada no Herói dos quadrinhos, o Batman. Muito criativo ele disse que montou a bike em apenas dois dias com material reciclável. Criativo e com consciência social.

Artistas anônimos

Encontramos também alguns artistas de rua que vão ao Ibirapuera para exporem suas habilidades e ganhar seu dinheirinho honesto. A estatua Humana tem um senso de humor maravilhoso e o Rafael mifano que faz esculturas maravilhosas usando sua motosserra, magnifico.

 

imagem-de-marcio-com-estatua-humana

Estatua Humana- Parque do Ibirapuera

imagem-de-escultura-de-madeira

Escultura de madeira feita por Rafael Mifano- Artista Plastico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia de nossa visita estava acontecendo à feira do DIA DAS BOAS AÇÕES que mostra projetos de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e desenvolvimento social. Havia muitas barracas com ideias geniais e também um palco com apresentação de grupos afrodescendentes apresentados pelo DJ Casé.

Reciclagem Bispo

 

Bispo- Ex morador de rua e hoje realizado com um projeto de coleta de recicláveis.

Bispo- Ex morador de rua e hoje realizado com um projeto de coleta de recicláveis.

 

Conhecemos o Sr. Bispo. Ele criou uma Kombi para recolher reciclável depois de uma vida muito sofrida e de batalhas mais uma história de um nordestino que veio tentar a sorte na vida em uma cidade grande, morou na rua por um tempo e recolhendo material reciclável na rua consegui construir sua vida. Hoje ele é casado e tem filhos que ajudaram nesta empreitada com a ideia da “Kombosa Seletiva” que recolhe material na rua e em grande s eventos festivos em São Paulo. Parabéns Bispo pela sua iniciativa e pela sua consciência social.

 

imagem-de-faixa-com-infirmações-da-kombosa

imagem-de-caixa-para-colocar-o-reciclável

 

 

 

 

 

 

 

Para divulgar o trabalho do Bispo: [email protected] tel. (11) 9 4390-0812

 

A infraestrutura do parque é muito boa, a cada esquina existe uma placa que informa a direção dos pontos turísticos dentro do parque, a manutenção e limpeza também é um ponto forte do parque que possui segurança 24 hrs por dia e a guarda municipal opera diariamente no horário que o parque está aberto. A diversão para criançada é garantida com bosques, playground, área de lazer e brinquedos feitos em troncos de árvores.

 

Placas de referências de direção dentro do Parque do Ibirapuera

Placas de referências de direção dentro do Parque do Ibirapuera

imagem-de-bosque-para-descanso

Bosque para descanso

imagem-de-banco-esculpido-no-tronco

imagem-de-quadras-poliesportivas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma dica importante é quanto ao estacionamento. Agora o Ibirapuera em parceria com a Assembléia Legislativa liberam estacionamento gratuito para frequentadores do parque o que é muito bom e seguro.

 

imagem-de-faixa-informando-estacionamento

 

Depois desta visita voltamos para casa com uma bagagem cultural enorme e felizes por aprender um pouco mais sobre o ser humano que é e sempre será o objetivo do Caminha Gente.

 

 

 

 

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]