O que conhecer em Araxá Mg terra de Dona Beja
Chegamos a Araxá, “local onde primeiro se avista o sol”, esse é o significado de seu nome de origem indígena.
A cidade também recebe outros títulos como a cidade de Dona Beja, a cidade das águas medicinais e a cidade dos doces.
Fomos até lá com um objetivo de conhecer a fonte de água onde a mais bela das mulheres mineiras, Dona Beja, costumava se banhar para se refrescar.
Acompanhe o que vimos e encontramos por lá.
Fonte Dona Beja
Segundo a história da cidade, Dona Beja foi uma mulher muito influente na região de Minas Gerais. Segundo sua história, ela chegou por volta de 1805 na região de Araxá juntamente com sua mãe e seu avô.
Beja gostava muito do contato com a natureza e dizia que as águas de Araxá possuíam poderes de rejuvenescimento, daí, ela costumava se banhar nas águas da famosa fonte, que hoje, fica situada nos arredores do glamoroso Tauá Grande Hotel e Termas.
Para realizar a visita aos arredores do hotel, não se paga nada, você deixa seu carro fora do estacionamento do hotel e faz o percurso á pé.
Além da fonte de Dona Beja, você tem a possibilidade de conhecer alguns outros pontos interessantes como:
- Cascata do Amor
- Ducha Cascata
- Ilha do amor
- Fontes de águas sufurosas
- Ruinas do Antigo Hotel Radium
- Monumento arqueológico.
Infelizmente, quando visitamos Araxá estávamos passando pela pandemia e devido a isso, não tivemos acesso ao interior da Fonte de Dona Beja, mas, podemos contempla-la do lado de fora.
Ruínas do Antigo Hotel Radium
As ruinas do antigo Hotel Radium, construído em 1910 também é um dos atrativos que levam os visitantes de Araxá a procurar os arredores do Tauá Grande Hotel e Termas.
A caminhada até as ruinas é tranquila e não se sobe nenhuma ladeira para poder chegar até ele e fazer belos registros fotográficos.
Segundo a história do hotel ele recebeu diversas personalidades importantes como Santos Dumont, entre outros.
Pesquisando sobre a história do que houve para que o hotel tenha caído em decadência existem duas história.
A primeira é que o fechou suas portas por falta de cliente, outra, é que, devido ao suicídio de uma hospede os clientes foram desaparecendo depois do relatos de funcionários que afirmam terem escutado e presenciado fenômenos estranhos que ocorriam dentro do hotel a noite.
Com isso, a fama de “mal assombrado” e “amaldiçoado” ganhou fama, já que a hospede se suicidou, após descobrir a traição do marido com uma das camareiras do hotel.
Até hoje a história meche com a imaginação das pessoas, tanto, que diversas pessoas procuram andar a noite por suas ruinas a procura de algum fenômeno paranormal.
E ai, vai encarar essa aventura de arrepiar os cabelos?
Como chegar em Araxá MG
TRAJETO DE CARRO SAINDO DE BELO HORIZONTE
Araxá fica a 379 km de Belo Horizonte. Saindo da capital de Minas Gerais, a viagem começa pela BR-381, Rodovia Fernão Dias, em seguida, acessando a BR-262 depois do KM-36.
Dali em diante basta prestar atenção nas placas e seguir o trajeto que passa pelas estradas:
- BR-146
- MG-428 (Rodovia Francisco Rodrigues Duarte)
O trajeto não possui pedágios e as estradas são bem conservadas.
TRAJETO DE ÔNIBUS
Se a sua viagem for de ônibus com saída da capital mineira a Viação Gontijo faz a linha, mas também, pode pesquisar a Viação Vera Cruz, se você estiver proximo a Tapira ou Pratinha com destino a Araxá.
Viação Gontijo:
Compra direta no site: www.gontijo.com.br
Viação Vera Cruz:
Compra direta pelo site: www.veracruztransporte.com.br
WhatsApp: (31) 9.8871-0344