Caminha Gente

DORES DO RIO PRETO ESPÍRITO SANTO

Olá pessoal sejam bem-vindos mais uma vez ao caminha gente hoje vamos mostrar para vocês o município de Dores do Rio Preto na região do Caparaó Capixaba.                                                                                                                                                

Nosso caminho a gente sempre tivemos a vontade de conhecer o Caparaó Capixaba e agora chegou à vez de conhecermos esta região através do Paulistano no ES, juntamente com o canal Viagens do Roger.

DORES DO RIO PRETO ESPÍRITO SANTO

Conhecendo os diversos locais em Dores do Rio Preto um dos locais que não chamou a atenção foi Pedra Menina.

Mais conhecida como o portal de entrada para o Parque Nacional do Caparaó, o pequeno vilarejo nos surpreendeu com suas belas paisagens das montanhas capixabas e das divisas com o Espírito Santo.

Se você pensou que Pedra Menina era apenas um portal de entrada para conhecer o Parque nacional do Caparaó se enganou, vamos te apresentar um lugar extraordinário cercado de natureza, montanhas, belas pousadas, gastronomia é muita simpatia de um povo o que podemos dizer ser metade capixaba metade mineira.

Seja bem-vindo a Dores do Rio Preto e surpreenda-se com o que vamos te apresentar, vem Caminhar com a Gente e viajar com Viagens do Roger no Caparaó Capixaba.

VOCÊ JÁ CONHECE O CAPARAÓ CAPIXABA?

Se você como nós ainda não conhece o Caparaó Capixaba essa é uma boa oportunidade para saber o que tem por lá.

Para começo de conversa, você sabia que o Caparaó Capixaba é formado por diversas pequena cidades?

E a primeira que vamos apresentar é Dores do Rio Preto, uma cidade pacata com características bem cidade do interior.



DORES DO RIO PRETO ESPÍRITO SANTO

VEJA NO VÍDEO A NOSSA VISITA Á DORES DO RIO PRETO-ES

APROVEITE PARA SE INSCREVER NO CANAL E ACIONAR O SININHO PARA RECEBER NOSSOS VIDEOS QUE SAI TODA SEGUNDA E QUINTA ÁS 19HS

CENTRO DE DORES DO RIO PRETO

Em Dores, como é carinhosamente chamado por seus habitantes, o tempo parece parar, pois, a hora se perde.

Com uma praça charmosa e que reúne às famílias locais a noite, a impressão é que você está em um cenário de novela das seis, daquelas em que o autor parece ser Monteiro Lobato.

As crianças brincando livremente pela praça enquanto os seus pais saborear um lanche ou colocam a conversa em dia.

O antigo Casarão faz com que a praça se torna ainda mais charmosa trazendo à memória de como seriam os anos que ali se passaram.

Ao redor da praça, encontram-se diversos estabelecimentos onde o turista e os próprios moradores podem provar da gastronomia local.

Uma das coisas que me chamou atenção na Praça de Dores do Rio Preto é que sua igreja matriz não se encontra em frente à praça como é de costume em outros municípios por onde passamos.

A igreja encontra-se no alto de um morro com uma visão privilegiada de grande parte da cidade e as badaladas do seu sino faz com que todos na cidade lembrem-se de que ela está por ali.

Alguns casarões históricos ajudam a relembrar antiga Dores do Rio Preto, que um dia, em sua história, recebeu uma estação de trem.

ANTIGA LINHA FERROVIÁRIA

Segundo moradores mais antigos da Cidade a linha férrea que ligava Espírito Santo a Minas Gerais recebia todos os dias centenas de pessoas que usavam a linha férrea para ir e vir de um estado para o outro.

Hoje, a linha férrea já não existe mais, ficaram apenas as lembranças na memória de antigos moradores que lembram com carinho e saudade dos tempos em que se ouvia a buzina e o barulho do velho trem.

Dores do Rio Preto tem aproximadamente 7000 habitantes e é uma típica cidade do interior com sua beleza, tranquilidade e uma gente que sabe receber bem ao turista.

O QUE VOU ACHAR EM DORES DO RIO PRETO?

Dores, como é chamado carinhosamente por seus habitantes, tem um grande potencial turístico, pois, atende ao turismo de aventura e também as famílias que desejam passar um fim de semana ou um feriado prolongado em meio à natureza e a tranquilidade.

Por lá você irá encontrar cachoeiras, Rios, mata, turismo rural e o famoso Parque nacional do Caparaó o que é o portal de entrada para o pico da bandeira do lado Capixaba.

As pousadas estão preparadas para receber famílias, amigos e grandes grupos que estejam interessados em conhecer mais sobre a cidade e aproveitar a natureza abundante do local.

DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES

Engana-se quem acha que uma cidade do interior não possui vida noturna, pois bem, em Dores do Rio Preto a diversão é garantida para todas as idades.

Encontramos por lá restaurantes, pizzaria, hamburgueria e restaurantes requintados que atendem ao mais exigente paladar.

Para aqueles que procuram mais agito, Dores também conta com uma casa de shows.

Viu como as cidades do interior do Espírito Santo também podem te surpreender?

HOSPEDAGENS EM DORES DO RIO PRETO

Como não poderia ser diferente da vida noturna de Dores do Rio Preto, a hospedagem também surpreendi.

Encontramos pousadas de diversos estilos e valores.

Se você gosta de algo mais requintado Pedra Menina te oferece diversas pousadas como também uma pousada formada por Containers.

Para aqueles que desejam algo mais clássico chalés com vista panorâmica e teto que mostra o céu durante a noite surpreendem seus visitantes.

Também encontramos pousadas com quedas de cachoeiras surpreendentes, inclusive, uma com mais de 8 quedas.

Sem dizer do primeiro Cama Café do Estado que é uma típica casa italiana rústica e que há décadas recebe visitantes de diversos locais do Estado e do Brasil.

Realmente Dores do Rio Preto está se preparando cada vez mais para receber melhor seus visitantes.

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

O acesso ao Parque nacional do Caparaó é feito pela comunidade de Pedra Menina no município de Dores do Rio Preto.

Do portal de entrada de Pedra Menina até a entrada principal do Parque nacional do Caparaó você irá percorrer 22 km Serra acima percorrendo por diversos caminhos com belas paisagens.

Queremos compartilhar com vocês algumas das dicas que recebemos na entrada do Parque Nacional do Caparaó.

Infelizmente devido à chuva não foi possível a nossa entrada no parque, pois, quando chove muito a entrada no parque fica proibida.

Segundo o guarda que nos recepcionou, as chuvas prejudicam o acesso de carro até o acampamento.

São 9 km de distância da portaria até ao acampamento base.

Se você não se importar em caminhar 9 km até ao acampamento base com todo o seu equipamento, fique à vontade, mas ele nos garantiu que a subida não é nada fácil.

VAMOS ÀS DICAS

DICA 1:

se o seu objetivo de visitar o Parque Nacional do Caparaó é a subida até o Pico da Bandeira saiba que o parque não permite a entrada para o acampamento base sem o agendamento antecipado.

Fomos informados que o agendamento deve ser realizado através do site do próprio Parque Nacional do Caparaó ou pelo telefone.

Site: www.icmbio.gov.br

Contato: (32) 3747-2086 ou 3747-2943

OBS: por enquanto as taxas estão suspensas, mas, o agendamento é necessário para controle do parque e as reservas devem ser confirmadas com até 5 dias de antecedência da visitação, caso não seja confirmada dentro deste período elas são canceladas.

DICA 2:

os melhores meses para se conhecer o Parque Nacional do Caparaó e subir o Pico da Bandeira são nos meses de maio, junho e julho. Fora esses meses você corre o risco de ser barrado na portaria devido aos inúmeros raios e desmoronamentos que podem ocorrer na região do Parque.

Fomos informados que o parque acaba se tornando perigoso em épocas como verão devido ao grande número de raios que caem na região, portanto, se você não quer se tornar um para-raios evite ir aos meses de verão.

DICA 3:

O parque está aberto durante todo ano para visitação de segunda a domingo das 7 horas da manhã às 18 horas, sendo que a permanência dentro do parque é até às 17hs.

A visitação ao parque Vale muito a pena, pois, no interior do Parque existem cachoeiras, Rios, Alagoas onde você pode tomar banho e apreciar toda beleza ao seu redor.

Desta vez não tivemos a oportunidade de conhecer todas essas belezas que o parque oferece, mas, não faltará oportunidades.

Ainda existe muitas cidades e Vilas em torno do Caparaó para que possamos conhecê-las.

GOSTOU DAS DICAS SOBRE DORES DO RIO PRETO?

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre Dores do Rio Preto este é o primeiro artigo de outros que virão.

Em breve teremos um artigo com o roteiro completo de todos os lugares que visitamos em Dores do Rio Preto, região do Caparaó Capixaba.

Fique atento para não perder nenhum detalhe.

QUER NOS AJUDAR A DESCOBRIR MAIS DESTINOS POR AI?

É simples, basta fazer sua reserva através dos nossos afiliados aqui no blog como o BOOKING.

Fazendo sua reserva através dele, você nos ajuda continuar descobrindo destinos incríveis por diversos lugares, pois é através dele que nos mantemos na estrada. A cada indicação realizada pelo nosso blog, ganhamos uma pequena porcentagem. Portanto lembre-se, vai viajar procure os serviços oferecidos pelo Caminha Gente.

VAI VIAJAR? CLIQUE AQUI E VEJA NOSSOS SERVIÇOS

Sair da versão mobile