Dicas para cuidar do seu lixo em viagem

 

imagem-de-lixeira-com-muito-lixo

Jogue o lixo no lixo, sempre

 

 

Lixo em viagem

Um dos principais problemas do mundo hoje diz respeito à quantidade de lixo produzida pelos humanos. Usamos embalagens e plástico em praticamente tudo que compramos e consumimos, e pouco disso é reaproveitado – seja porque as pessoas não tem o hábito de separar lixo, seja porque os pacotes são feitos de material não reciclável.

 

Por mais curioso que isso possa parecer, as pessoas que gostam de viajar devem ter atenção redobrada quando se trata deste assunto. Afinal, se você já fez viagens de carro, de ônibus, ou já foi acampar você certamente já se deparou com a questão de como lidar com todo o lixo produzido nesse tipo de viagem.

 

Com um pouco de planejamento, no entanto, você vai ver que é possível produzir pouquíssimo lixo, e fazer uma viagem mais limpa e consciente – hábitos que devem ser incorporados ao dia-a-dia sempre que possível, pois se cada um de nós fizer a sua parte, todos terão uma melhor qualidade de vida.

 

 

Compre coisas orgânicas

Leve muitas frutas. Além de saudáveis, elas produzem pouco lixo. São boas para serem comidas entre as refeições, tem uma durabilidade considerável, e frequentemente não precisam de resfriamento.

 

 

imagem-de-frutas-legumes-e-saladas

Comida orgânica

 

Use potes

Leve toda comida que você acha que vai consumir em potes de vidro e de metal. Tire as coisas das embalagens ainda em casa e guarde-as nestes recipientes. Uma boa ideia é levar cereais, granola e outras coisas que podem ser misturadas as frutas. Se for acampar, leve macarrão, temperos, e grãos de fácil preparo que são uma ótima opção de refeição.

 

imagem-de-comida-em-potes

 

Use containers

Containers de plástico é uma ótima opção para guardar todas as coisas que você precisa levar, como os potes com comida, pratos, e demais objetos. Você pode inclusive levar uma destas caixas apenas para armazenar o lixo até que possa se livrar dele, o que nos leva a próxima dica.

 

 

imagem-de-container-para-acondicionar-comidas-embaladas

 

Livre-se do lixo sempre que tiver oportunidade               

Aproveite qualquer parada na estrada – em postos de gasolina ou restaurantes – para se desfizer do lixo que guardou. Idealmente, isso deve ser feito pelo menos uma vez ao dia. Dependendo do local do acampamento, também é possível encontrar lixeiras nas proximidades.

 

imagem-de-turista-jogando-lixo-em-contêiner-de-lixo

 

Leve canecas e pratos

 

Evite a todo custo o uso de descartáveis. Leve seus próprios objetos como canecas, copos e pratos e um recipiente que feche bem para poder guardá-los até que possam ser lavados. Água corrente de riachos, lagos e até mesmo banheiros podem ser usados para fazer isso.

Além disso, se você está viajando é muito possível que vá comer em restaurantes e lanchonetes algumas vezes. Não hesite em pedir para que o atendente coloque sua bebida em sua caneca ao invés de um copo plástico descartável.

 

imagem-de-canecas

 

 

 

Leve panelas

Uma panela e uma frigideira à mão fazem toda diferença na hora de acampar. Dependendo do tipo de viagem de carro, elas também podem ser bem úteis. Se puder, já leve uma refeição pronta para ser consumida no primeiro dia de viagem.

 

imagem-de-turistas-limpando-panelas

 

Por mais trabalhosas que estas dicas pareçam, elas valem a pena. Sua viagem vai ganhar muito em qualidade, e você estará direta e indiretamente praticando hábitos mais saudáveis.

Não se acanhe na hora de ser consciente.

 

Dicas para cuidar do seu lixo em viagem

 

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]