Com certeza, se você está procurando cidades históricas de Minas Gerais, provavelmente, também é um admirador das obras do Mestre Aleijadinho.
E portanto, não deve deixar de conhecer a cidade de Congonhas MG, que fica a 80 km de Belo Horizonte e 56 km de Ouro Preto. Vamos te apresentar pontos que você não pode deixar de visitar quando passar pela cidade. Confira!
Por que visitar Congonhas MG
Além de ser uma cidade que guarda uma grande parte das obras de Aleijadinho, ela também faz parte da Estrada Real, por isso, está na rota de muitos viajantes que pretendem conhecer a estrada que marcou a história do estado de Minas Gerais nos tempos áureos do ouro.
Congonhas também é uma das cidades religiosas que possuem diversas igrejas famosas e que fazem parte da arquitetura barroca mineira.
Por ser uma cidade pequena, é possível, em apenas um dia conhecer diversas atrações, experimentar da culinária mineira, experimentar as cervejas artesanais que a cidade possui e apreciar um por do sol incrível na companhia das serras que complementam a paisagem.
Congonhas MG o que fazer e conhecer na cidade dos Profetas de Aleijadinho
Por ser uma cidade pequena, as distancias de um lugar para o outro é curta e isso facilita a mobilidade de uma atração para outra. Apesar de ser uma cidade com diversos locais de ladeira é possível chegar de carro, facilitando, assim, a visitação.
Caso você seja daqueles que gosta de caminhar e conhecer as coisas com mais riqueza de detalhes, prepare um bom calçado com solado que não escorregue (pois as ruas da parte históricas são de pedra pé de moleque e são escorregadias), protetor solar, roupa fresca e água.
SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS (PATRIMONIO DA UNESCO)
O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é um dos locais que impressiona ao ser visitado, pois se encontra as famosas estátuas dos Doze Profetas em tamanho real esculpidas em pedra sabão pelo mestre Aleijadinho.
As estátuas impressionam pelos detalhes, o tamanho e sua imponência ao se encontrarem espalhadas pela escadaria do santuário.
Desejando ter mais detalhes e saber sobre a história por trás da construção das estátuas, diversos guias se encontram pelo local e cobram o quanto vale o trabalho de apresentação da história.
Ao lado esquerdo do Santuário, você pode ter o privilégio de contemplar obras e pinturas de outro grande mestre, o Mestre Ataíde.
Tudo localizado dentro do Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinho, a visitação é gratuita.
JARDIM DOS PASSOS (PATRIMONIO DA UNESCO)
Localizado bem a frente ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos e é um ponto bem interessante a ser visitado e que contém diversas curiosidades.
Suas seis capelas representam a Via Sacra e dentro de cada uma existem esculturas esculpidas em cedro por Aleijadinho e seus assistentes que retrataram as diversas passagens bíblicas da Via Sacra.
BECO DOS CANUDOS
O Beco dos Canudos é um dos cantinhos especiais de Congonhas MG, pois é lá, que você vai encontrar diversas lojas com arte de diversos artistas da região.
MUSEU DE CONGONHAS MG
Moderno e cheio de informações sobre a história da cidade o Museu de Congonhas é outro ponto de parada para conhecer mais sobre o município.
Ele é o mais novo espaço dedicado as obras de Aleijadinho e a cultura da região de Congonhas.
Apresentações interativas mostram a influencia portuguesa na arquitetura do Santuário, os detalhes das obras que estão expostas no Jardim dos Passo, a importância da peregrinação do município, o trabalho de preservação dos profetas de Aleijadinho, além claro, de muitas outras curiosidades que as obras apresentam.
O Museu funciona de Terça a Domingo das 09h as 17h o valor da entrada é R$ 10,00.
OBS: no interior do museu você vai encontrar uma lanchonete, os valores são bem acessíveis.
ROMARIA
O local existe desde 1757 e foi fundado pelo português Feliciano Mendes de Guimarães e abrigou a imagem de Bom Jesus de Matosinho muito venerada pelos primeiros portugueses que a trouxeram em seu primeiro culto ao Brasil.
Devido a fama que a imagem ganhou, devido a seu supostos milagres, a cidade começou a atrair diversos peregrinos que vinham até ela para agradecer ou fazer suas preces para alcançar algum milagre.
Tamanha foi a fama que criou-se a Festa de Jubileu; calcula-se que mais de 300 mil pessoas visitaram a cidade durante o evento. Daí, veio a necessidade de abrigar os peregrinos durante o evento oferecendo preços bem acessíveis para que todos pudessem ter um local para se alojar e assim, ajudar também na manutenção da obra do santuário.
Foi assim que surgiu o local chamado Romaria. Atualmente o local não funciona mais como alojamento, e no período de nossa visita ao município passava por reformas.
A ideia é que o local se torne um centro artístico e cultural para a cidade e que seja integrado aos espaços do Parque Ecológico da Romaria.
MUSEU DA IMAGEM E MEMORIA DE CONGONHAS MG
O Museu da Imagem e Memoria da cidade está localizado em um belo casarão na Rua Bom Jesus, praticamente em frente a Igreja São José e a poucos metros do Jardim dos Passos.
O Museu apresenta um acervo contendo fotos, documentos e alguns objetos que retratam a história de Congonhas.
Além dos documentos e objetos, também vai encontrar a história de personagens marcantes da cidade como a história do médico Vitorino dos Santos Ribeiro que trouxe para a cidade a energia elétrica.
O Médium Zé Arigó, famoso não somente no Brasil, mas também internacionalmente, a história da Rádio Congonhas, o primeiro cinema e muitas outras informações que vão complementar ainda mais a sua visita a cidade.
IGREJA SÃO JOSÉ
A Igreja São José fica localizada a 150 metros do Museu da Imagem e Memória de Congonhas.
Construída no ano de 1817 ela se diferencia das outras igrejas da cidade por suas belas torres arredondadas.
É rica em esculturas, possui portais bem detalhados e entalhes no estilo neoclássico. Nem o nosso eterno guerreiro Wolverine resistiu em registrar um de seus últimos momentos ao nosso lado.
IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Uma construção do século dezoito e que impressiona quem a visita. A Igreja possui um altar central, além de quatro altares, além de quatro altares laterais que formam um conjunto harmonioso e angelical.
A igreja também possui algumas obras de Aleijadinho e a entrada é gratuita.
ONDE COMER EM CONGONHAS MG
Tivemos diversas indicações na cidade de onde comer e uma das maios votadas foi o Restaurante Casa da Ladeira. O Restaurante fica localizado em frente ao Complexo do Senhor Bom Jesus de Matosinho e serve comida no fogão a lenha por um preço único de R$25,00 por pessoa (cotação em Outubro/2020)
ATENÇÃO: Os doces são á parte.
Congonhas MG o que fazer e conhecer na cidade