Caminha Gente

CIRCUÍTO DOS IMIGRANTES ANCHIETA ES

O Caminha Gente e o Viagens do Roger visitaram a cidade de ANCHIETA ES dentro do PROJETO PAULISTANDO NO ES e fomos direto para as montanhas de Anchieta, isso mesmo, Anchieta não é só praia encontramos o CIRCUÍTO DOS IMIGRANTES ANCHIETA ES

O CIRCUÍTO DOS IMIGRANTES ANCHIETA ES foi criado em vilarejos por onde os colono Italianos se estabeleceram no passado vindos em sua maioria da província de Trento na Italia.

IGREJA DE PEDRA DE SANTA BÁRBARA E SÃO PEDRO

A nossa primeira parada foi na IGREJA DE PEDRA DE SANTA BÁRBARA E SÃO PEDRO
A igreja é sensacional, sua construção é todas em pedra e óleo de baleia e foi construída em 1927 em estilo Jesuítico.

Uma curiosidade que ela possui são seus dois padroeiros Santa Barbara e São Pedro, pois, devido os imigrantes serem divididos nessa questão entrou-se no acordo, de que, a igreja ter os dois padroeiros.

Afinal, é melhor entrar numa paz santa do que viver uma discórdia.

CACHAÇA PRATINHA

Conhecemos a Cachaça Pratinha da família RIGONI ficamos encantados em saber que ela foi fundada em 1957 pelo avô da família e que até hoje eles mantêm as tradições.

A cachaça é feita totalmente artesanal fizemos um tour por todo o alambique da família RIGONI e conhecemos todo o processo de fabricação foi muito bacana e a receptividade da família foi maravilhosa uma visita incrível que jamais vamos esquecer.

MIRANTE DO CRUZEIRO

Subindo um pouco mais no Circuito dos Imigrantes Anchieta ES, chegamos ao Cruzeiro onde fica a capela Nossa Senhora do Carmo, um lindo Mirante com vista para toda a região.

O lugar é sensacional e há uma religiosidade envolvida, o acesso é bem tranquilo e pode ser visitado frequentemente.

RESTAURANTE DOM BERNARDO

Hora do almoço né, pois ninguém é de ferro dentro do circuito dos Imigrantes conhecemos um restaurante que mistura culinária portuguesa e italiano.

O Restaurante Dom Bernardo é um casa especializada em massas e comidas típicas.

Fomos recebidos pela equipe do Dom Bernardo que por sinal, também trabalham todos em família, nós do CAMINHA GENTE adoramos conhecer empreendimentos em que a família trabalha unida.

Alias, o restaurante te remete a um fim de semana na casa da vó, onde se reúnem primos, tias e tios para aquele grande banquete em família.

MASSAS POPINHA

Conhecemos também as MASSAS POPINHA que são usadas na culinária do restaurante.

São vários tipos de massas como: capeletti, nhoque, macarrão, lasanha todas feitas com muito carinho e relembrando, claro, da saudosa vovó Popinha que deixou essa herança culinária para toda a sua família.

GRUTA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES

Subindo um pouco mais chegamos até a gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Lugar esse, que recebe devotos de diversas partes da região para agradecer as graças alcançadas e até mesmo fazer pedidos aos pés da santa.

Além da gruta, um rio de águas cristalinas passa bem em frente e o barulho te remete a um ambiente de paz e tranquilidade, estar ali é realmente em um mundo de silencio e encontro com Deus.

DELÍCIAS DE JOEBA

Chegamos em Alto joeba onde conhecemos a ADEJO- Associação das Agricultoras Rurais de Alto Joeba composta por mulheres do Alto Joeba.

Fomos conhecer as DELÍCIAS DE JOEBA um local com as delicias produzidas por essas mulheres guerreiras.

São bolos, doces e biscoitos incríveis todos feitos com muito amor, carinho e dedicação por essas mulheres que se orgulham do trabalho que realizam.

IGREJA CENTENÁRIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Mais adiante, fomos conhecer a igreja Centenária de Nossa Senhora do Carmo e uma curiosidade nos chamou atenção acreditem ela é a primeira igreja vimos escrito o nome Ave Maria.

Dali do alto da igreja você consegue contemplar toda a paisagem do Alto Joeba que é linda e sensacional.

SORVETES ANJOS

Ao final do nosso passeio pelo Circuito dos Imigrantes Anchieta ES fomos nos refrescar e experimentar do sorvete que é sensação na região.

A Sorveteria Anjos foi criada no ano de 1994 e segue até os dias atuais conquistando mais e mais clientes através de sua qualidade no atendimento e dos deliciosos e cremosos sorvetes que ela oferece.

Devido a sua tradição ela se tornou um dos pontos que o Circuito oferece para quem decide conhecer as montanhas do município de Anchieta, seus deliciosos sorvetes artesanais.

Isso mesmo, os sorvetes são feitos artesanalmente e são mais de 70 sabores entre picolés e massas.

Alias, experimentamos alguns e saímos de lá felizes e satisfeitos, um lugar excelente para visitar com a família e curtir a paisagem.

Foi mais um circuito que visitamos e adoramos conhecer aqui pelas estradas do Espírito Santo.

O CIRCUÍTO DOS IMIGRANTES ANCHIETA ES tem mais propriedades para você conhecer, venha visitar.

Eles estarão de braços abertos e com muita simpatia para te receber.