Castelo ES – Conheça o Casarão Fazenda do Centro e apaixone-se
Castelo ES
Estivemos visitando um local cheio de história e muita beleza no município de Castelo ES no sul do Estado do Espírito Santo.
Convido você a caminhar com a gente nessa visita ao Casarão Fazenda do Centro.
Nossa chegada
Estava ansiosa para conhecer o Casarão pelas histórias que ouvi as pessoas contarem e por ele ter feito parte da história da escravidão no Brasil – não me orgulho da escravidão, mas por ele ter tido participação em um fato importante – pois bem, o casarão está ali, lindo, cheio de belezas a sua volta, demonstrando que superou os anos em sua estrutura.
Desvendando um pouco da história do lugar.
Segundo fatos que estudei para escrever este artigo e algumas historias que escutei, o casarão participou da historia de trabalho escravo e entrou em desaceleração em 1888 quando o trabalho escravo teve seu termino.
Com o passar dos anos ele passou ao abandono, até a chegada do frade agostiniano Manuel Simóm que junto com um grupo de imigrantes italianos acabou se encantando com o local e se firmaram ali.
Foi através do trabalho dos imigrantes que a fazenda voltou a ser um dos pontos mais importantes da região, produzindo café, milho e cana de açúcar.
Hoje olhando a sua estrutura e o seu tamanho é maravilhoso observa-lo e imaginar toda a história que ele possui sob suas terras.
O casarão hoje.
Como disse, ele já passou por reformas e abrigou também um convento.
Hoje ele é um restaurante que recebe seus visitantes para um almoço totalmente original.
Curiosidade – Você sabe por que o nome “Casarão Fazenda Centro” ?
O Casarão recebeu esse nome por ter sido um ponto de encontro dos grandes fazendeiros para realizar grandes comemorações e festas regionais.
O que tem no Casarão?
O casarão se divide em três partes: Restaurante, Museu e Loja de Artesanato.
A administração do local hoje é de responsabilidade do Instituto Frei Manoel Simón que cuida e preserva sua historia.
Restaurante
Pensa em uma comida cheia de sabor.
É isso que o restaurante oferece a seus visitantes.
Com um espaço bem conservado e amplo o casarão me fez relembrar os tempos da casa da vó.
Momentos que a gente relembra com saudosismo e muito carinho – não sei de vocês, mas quando me ia a casa da minha avó era recebida com muito carinho e coisas gostosas como os bolinhos de chuva recheados com banana e canela, que até hoje lembro de sua maciez e sabor, hummm, delicia – mas voltando aos dias atuais, o casarão logo na entrada impressiona com seu pé direito alto e suas telhas que demonstram seus anos.
Só quem visita sabe a emoção de está ali.
O casarão tem várias salas que se transformam em ambientes agradáveis para se almoçar na companhia de uma bela paisagem – o meu local favorito foi a varanda, por proporcionar uma vista maravilhosa das grandes rochas de Castelo ES, mas a chuva não nos permitiu sentar ali, mas não ira faltar oportunidade de voltarmos.
Fogão a Lenha
Andando até ao loca onde são servidas as refeições, observei um armário lindo onde guarda um pouco da historia vivida ali.
São louças da época expostas para quem quiser admirar ou as vezes passam despercebidas.
Quadros e arte em tela de tapeçaria estão presentes e um grande mural de fotos guarda seus ilustres convidados de tempos atuais.
No centro da cozinha tive a surpresa ao ver um grande fogão a lenha – foi um momento de surpresa, foi como se ele me desse as boas vindas – panelas e travessas distribuídas sobre sua estrutura toda revestida de azulejos – não sei se são dá época ou sua origem, mas deram um charme a mais.
A comida fica sempre quentinha e é reposta a todo o instante.
Em uma outra mesa no mesmo local pasteis, batatas e saladas estão a disposição para se servir.
As opções são inúmeras e confesso que fica até difícil escolher entre tantas – eu fiquei no feijão tropeiro, que amo, batata e carne assada que estava uma delícia.
Sobremesa
Gente, agora a sobremesa é uma covardia comigo, doce de leite, ali, exposto para você comer o quanto quiser – confesso que quando soube disso o meu olho de formiga saltou para foca de tanto que amo doce de leite, portanto queridos, se você é como eu e ama doce de leite, deixe a comida e morra de comer doce..kkk – o doce de leite é macio e marrom, bem doce de leite da roça, duvido você resistir.
Museu da história do Casarão
O Museu conta a historia da fazenda e a entrada é pela lateral do restaurante.
Um lugar com diversos artefatos históricos, moveis e alguns instrumentos como um antigo piano.
Devido horário não conseguimos entrar para visitar e tirar algumas fotos, mais garantimos a você que a viagem no tempo será prazerosa.
Lojinha de arte do Casarão
Viajar ou conhecer um local não é completo se você visitar as lojinhas.
Na entrada da propriedade uma lojinha com diversas lembranças te aproxima mais da historia e dos artesãos do município de Castelo ES que através de sua arte demonstram orgulho da sua terra.
Informações Importantes
Localização: para achar o Casarão é simples, siga em direção a Gruta do Limoeiro e prestar atenção do seu lado direito (vindo de Castelo ES) verá uma placa indicando a entrada.
Casarão Fazendo do Centro
Endereço: Fazenda do Centro, Zona Rural, Castelo-ES
Horário de Funcionamento:
- Restaurante – Somente aos Domingos – 11hs00 as 14hs00
Valor: 25,00 (por pessoa e você fica livre para se servir) – cartões.
Crianças de 6 a 10 anos pagam 15,00
- Museu – De terça a domingo das 09hs00 as 16hs00
(aos domingos abre as 10hs00)
https://www.facebook.com/fazendadocentro/
Instagran: @fazendadocentro