Olá, seja bem vindo a mais uma de nossas aventuras e descobertas nos municípios do Estado do Espírito Santo, hoje vamos te apresentar a segunda parte do que encontramos no município de Bom Jesus do Norte ES.
CACHOEIRA DE MANGARAVITE EM BOM JESUS DO NORTE ES
No artigo anterior chegamos a relatar que havíamos encontrado o local onde fica a Cachoeira de Mangaravite em Bom Jesus do Norte ES, um local exótico e de natureza esplendorosa.
Acompanhe e veja o que enfrentamos para chegar até a alta cabeceira.
FINALMENTE ACHAMOS
Saindo do centro da cidade em direção a antiga Usina Mangaravite você irá encontrar a cachoeira que recebe dois nomes, um por seus frequentadores associa-la a antiga usina que fica próximo a ela e outra por moradores que á apelidaram de Cachoeira do Inferno.
Ela recebe o apelido de cachoeira do inferno, pois em tempos mais chuvosos apresentar uma correnteza ferros e que poe medo em muito marmanjo.
A cachoeira não é apropriada para banho por apresentar dificuldades de acesso a suas águas, pois pedras gigantes atropelam o caminho.
Aos mais aventureiros isso não é empecilho e com cuidado e atenção você pode ter acesso a algumas piscinas que se formam entre as pedras.
Nosso objetivo era chegar a parte mais alta da cachoeira, sua cabeceira, onde se tem uma visão privilegiada de um vale surpreendente.
Para esse acesso você terá que atravessar por dentro da velha usina abandonada e na parte de trás subir um pequeno trajeto com escadas.
A CAMINHADA
Dali em diante são mais ou menos 20 minutos de subida, algumas partes mais fáceis outras com graus de dificuldade médio para difícil, tendo que subir nos grandes canos de ferro e fazer uma escalaminhada radical.
A CACHOEIRA
Lá fomos nós, mesmo com o cansaço e o suor escorrendo no rosto, queríamos encontrar esse local e usufruir de sua beleza.
Depois de trinta minutos caminhando, finalmente chegamos a cabeceira da bela Cachoeira de Mangarative ou Cachoeira do Inferno, fica a seu critério o nome a chama-la.
CACHOEIRA DE MANGARAVITE EM BOM JESUS DO NORTE ES
A altura impressiona e ao olhar para baixo não se vê o fim da queda d’água, avistamos um casal que namorava nas pedras mais abaixo.
Na parte da cabeceira da cachoeira também encontra-se algumas piscinais naturais que se formam em meio as gigantes pedras que parecem a qualquer momento querer deslizar.
Resolvemos seguir mais adiante, pois haviam nos informado que havia, ainda, vestigios da velha comporta que fazia parte da usina.
Logo mais acima já avistamos um imenso lago com uma água translucida e muita vegetação á volta, e mais alguns metros avistamos a velha comporta.
A visão é linda e a vontade de dá um belo mergulho agussa quem gosta de se banhar em aguas de rios e cachoeiras.
A velha usina fica localizada a 5km da sede do município, não possui sinalização de indicação, portanto, passando a Ilha do Vitor (que hoje é um cerimonial) fique atento para a mais alguns três quilomêtros entrar a direita.
Caso encontre pessoas a rua, pergunte, pois quem é acostumado frequentar o local sabe lhe indicar perfeitamente.
Para quem não quer se arriscar na trilha, tem a opção de chegar até a cachoeira atraves de uma velha estrada tomada pelo mato do lado de cima da usina.
Siga por ela até o final e a sua esquerda desça o pequeno caminho que te levará certinho a cabeceira e a velha comporta da usina.
GOSTOU?
Esperamos que você vá conhecer esse lugar fantástico do município de Bom Jesus do Norte.
O município aguarda sua visita.