O NOSSO TOUR COMEÇA

Hoje a nossa viagem começa por onde paramos.

Isso mesmo, talvez você não esteja entendendo, mas, começamos essa aventura em Caxixi Frio na região de Venda Nova do Imigrante, passando pelo Parque Estadual Forno Grande em Castelo.

foto-apresenta-paisagem-que-encontra-se-ao-realizar-a-trilha-do-parque-estadual-forno-grande
A vista ao chegar ao fim da trilha do Parque Estadual Forno Grande é gratificante.
foto-apresenta-a-vista-que-você-tem-ao-terminar-a-trilha-do-parque-estadual-forno-grande-com-a-bela-pedra-azul-a-frnete-e-uma-enorme-cadeia-de-montanhas-a-frente
Fim da trilha do Parque Estadual Forno Grande.

Realizamos a trilha do parque e fomos em direção a um dos meus lugares favoritos na região.

Pois bem, vamos começar a te apresentar nossa aventura.

Já visitamos Castelo e nos apaixonamos por seus picos, montanhas e cachoeiras incríveis.

A cidade também é palco de um dos feriados mais lindos e coloridos do ano, o Corpus Christ.

Todos os anos nessa época são confeccionados quilômetros de tapetes usando matéria prima da natureza e produtos da região como o café.

A comemoração da data tem início na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha no centro da cidade.

foto-apresenta-grande-igreja-do-centro-da-cidade-de-castelo-espiritp-santo
Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, Castelo-ES

Além disso, ela também é muito procurada por praticantes de montanhismo, rapel, trilheiros e outros esportes de aventura.

CACHOEIRA FURLAN

Esse é um dos meus cantinhos favoritos.

foto-apresenta-a-altura-e-o-grande-volume-de-agua
Cachoeira Furlan depois da chuva
foto-apresenta-o-pequeno-volume-de-agua-antes-da-chuva
Cachoeira Furlan antes das chuvas

Já havia visitado em outra ocasião, mas, não foi como dessa vez e na companhia do Viagens do Roger.

Chegamos ao fim da tarde, exaustos, mas, muito realizados por termos feito a Trilha do Parque Forno Grande que, aliás, recomendo conhecerem.

Fomos recebidos por um dos irmãos da família Furlan.

Logo se juntou a nós para aquela janta típica de camping miojo, sardinha e molho de tomate.

Em conversa, ele nos conta sobre a família e sobre um segredo que guarda em uma enorme caverna, segredo esse que vamos te revelar.

CACHAÇAS ARTESANAIS

Lembra-se do segredo que te falei?

Então, ele foi revelado pra gente.

Visitamos a caverna onde os Furlan escondem um segredo a sete chaves, as cachaças artesanais que fazem parte da família a séculos.

foto-mostra-homem-dentro-de-grande-gruta-de-pedra
A caverna esconde o segredo dos Furlan

As cachaças são uma das atividades realizadas pela família e que passa de geração em geração.

foto-mostra-homem-dentro-de-caverna-acompanhado-de-diversos-toneis-de-cachaça
O tesouro se revelou.

Existem cachaças que estão adormecidas á anos e que estão esperando o momento certo para serem abertas e degustadas.

A CAVERNA

A caverna está passando por algumas modificações para receber visitantes que são apaixonados por essa bebida tão milenar existente em nosso Brasil.

Provavelmente, você deve estar se perguntando se pode visitar a cachoeira e experimentar das cachaças que existem por lá.

Sim, a cachoeira te oferece essa possibilidade e também de levar uma para casa.

Uma das cachaças que nos chamaram a atenção foi a que muda de cor.

Isso mesmo é colocada uma raiz que acredita ser um remédio para ajudar em problemas de saúde.

foto-apresenta-cachaça de cor-avermelhada
A cachaça é vermelha por conter a famosa raiz.

Nos foi apresentada para que pudéssemos acompanhar o processo e é impressionante como o fio de “tinta” se desfaz em contato com o álcool existente na garrafa.

Para quem se interessou, ela é uma das que são vendidas por lá.

ACAMPAR AO LADO DA GIGANTE

Voltamos a Furlan com o intuito de acampamos e passarmos uma noite ao lado da CACHOEIRA FURLAN.

A altura é incrível, segundo a família, a cachoeira apresenta seus 90 metros de altura e deixa quem a visita de boca aberta.

O barulho é tremendo e garante uma temperatura congelante conforme as horas avançam á noite.

DICA: Se for de carro leve cobertores bem quentinhos para não passar frio a noite, garanto que você não vai se arrepender.

Montamos as barracas e logo pegamos no sono, tendo o barulho da CACHOEIRA FURLAN embalando nossos sonhos.

O CAMPING

O camping que existe na Cachoeira Furlan é para aqueles que realmente gostam de acampar e ter o contato com a natureza.

Eles oferecem banheiros com chuveiro, tanque de lava louças e tudo em área coberta.

Também, pontos de luz para maior conforto e uma grande área gramada de frente para a cachoeira.

foto-apresenta-gramado-que-fica-em-frente-a-cachoeira
Gramado de frente para a cachoeira

A estadia no camping inclui café da manhã com direito a leite tirado do próprio rebanho da família e pão caseiro.

Para quem desejar o almoço típico da roça, o local oferece um restaurante que é de deixar qualquer um com água na boca.

foto-apresenta-diversas-comidas-tipicas-caipiras-como-quiabo-com-frango-macarrão-caseiro-entre-outros
Quem não gosta de uma comida da roça ?

Se preferir, eles preparam almoço para grupos (acima de seis pessoas) que participam das festividades ou campeonatos na região.

A ESTRADA

Por ter chovido em dias anteriores, a estrada não apresentava bom estado, mas, nada impossível de se trafegar.

Para os que gostam de aventura e de belas paisagens o caminho apresenta muitas belezas para registros incríveis.

foto-apresenta-estrada-de-chão-com-cascalhos-e-carro-passando
As paisagens são as mais incríveis possíveis.

Portanto, não tenha medo e nem se prive por causa de chuvas ou estradas que, supostamente te digam que está ruim.

A aventura é você quem comanda.

A HISTÓRIA DA FAMÍLIA

Uma das coisas que amo fazer quando estou viajando é conversar com quem nasceu ou tem uma história interessante para me contar.

Afinal, nosso blog é para compartilhar vidas e histórias de quem tem muito á ensinar.

Conhecemos o patriarca da família e ele nos contou como surgiu aquele lugar, que hoje, é um paraíso e apresenta muito respeito e trabalho em família.

foto-apresenta-pessoas-reunidas-para-tirar-self
Parte da família Furlan

A família é bem unida e transmite seu orgulho de terem trabalhado duro para chegarem á onde estão hoje.

DIA A DIA

O dia-a-dia ganhou algumas facilidades, mas, não deixa de ser trabalhoso.

São criações de galinha, carneiros, vacas e diversos animais que garantem o sustento da vida no campo.

O sobrenome Furlan é de origem italiana e a maioria de seus antepassados se encontra no norte do país.

Por aqui, encontramos ao norte do Estado do Espírito Santo.

VOLTANDO PARA CASA

Pela manhã aproveitamos bem nossa estadia por ali e aproveitamos para tirar mais fotos, já que, chegamos ao fim do dia anterior.

Partimos na hora do almoço e nos despedimos da família Furlan.

Seguimos na direção do centro do município de Castelo para apresentar ao VIAGENS DO ROGER um cantinho bem interessante que achamos por lá da outra vez que estivemos no município.

Apresentamos ao Roger o Santuário de Aracuri ou Santuário da Imaculada Noiva do Espírito Santo, um local cheio de simbologias e que já foi visitado pelo rei Roberto Carlos.

foto-de-parte-do-santuario
Santuário da Imaculada Esposa do Espirito Santo

Diz a história do local, que um rapaz que sofria de uma grave doença recebeu uma visão onde lhe dizia que deveria ir para receber sua cura.

O rapaz foi curado e hoje no local se encontra um grande santuário com esculturas feitas em mármore e granito que representam a Via Sacra.

No local também se encontra a árvore onde o rapaz recebeu a visão e a sua cura, muitas pessoas vem até ela com seus pedidos e orações de agradecimento.

No local a entrada é gratuita e a vista da cidade é linda.

GRUTA DO LIMOEIRO E CASARÃO FAZENDA DO CENTRO

Resolvemos fazer um tour pela redondeza e na mesma direção da ida para casa, passamos pela Gruta do Limoeiro e o Casarão Fazenda do Centro.

Fizemos uma visita a Gruta do Limoeiro, mas, infelizmente não a encontramos aberta.

foto-apresenta-placa-com-indicação-do-local
Vamos voltar e vê o que ela tem para apresentar

O horário já estava avançado e por isso não conseguimos realizar a visita, mas, voltaremos com tempo para visitar esse lugar que é cheio de histórias.

CASARÃO FAZENDA DO CENTRO

Um pouco mais acima, fomos apresentar ao Roger o famoso Casarão de Castelo.

Devido ao horário o casarão já se encontrava fechado, mas (você pode conferir tudo sobre o casarão aqui: CASARÃO FAZENDA CENTRO) olhar á frente e fazer belos registros sempre são bem vindos, já que, o casarão tem sempre seu grande terreiro aberto a todos.

foto-apresenta-a-frente-do-grande-casarão-da-fazenda-do-centro
Esse casarão tem muita história

O Roger gostou muito e achou muito interessante a história do casarão que fez parte da história do nosso Brasil.

Já que ele era um dos locais de Castelo que concentrava as grandes festas e reuniões dos coronéis da época.

CHEGAMOS AO FINAL

Infelizmente tudo que é bom acaba, mas, aproveitamos bem os três dias que separamos para nos aventurar.

Saímos na sexta á noite e sem destino certo, mas, sempre encontramos alguém que nos recebe e nos apresente um cantinho.

Esperamos um dia te encontrar pelas nossas aventuras malucas e sem destino certo, daí, lembre-se de nos ceder um cantinho no seu quintal.

INFORMAÇÕES GERAIS

CACHOEIRA FURLAN (Restaurante e Camping)