CACHOEIRA DE HIDROLÂNDIA IÚNA ES Olá, sejam bem vindos a mais um artigo do Caminha Gente em mais um episódio do Paulistando no ES.
Hoje, vamos te apresentar um dos lugares mais encantadores e mágicos que já vivenciamos, Iúna-ES. Uma região que esbanja natureza e uma beleza incrível de águas completamente translucidas incríveis.
Foi muita emoção e euforia em ir conhecer um dos lugares do Espírito Santo que encanta, impressiona e deixa seus visitantes boquiabertos e emocionados como eu fiquei.
Vamos conhecer Iúna a cidade dos cafés premiados e das belas águas claras.
CACHOEIRA DE HIDROLÂNDIA IÚNA ES
Quem ainda não ouviu falar sobre Hidrolândia em Iúna-ES? A maioria dos capixabas já presenciaram fotos em aplicativos e muitos comentários de como esse lugar é encantador e magico, mas você só tem a certeza absoluta quando vê ao vivo como nós presenciamos.
Iludida eu, achava que Hidrolândia era uma vila, distrito, sei lá, algo que fosse um monte de casas bem pequenas, aconchegantes e com gente paz e amor que ama a natureza. Que nada, Hidrolândia é um lugar particular e que tem dono e que cuida do lugar com muito amor.
COMO CHEGAR A HIDROLÂNDIA?
Uma outra coisa que muita gente não sabe é que para chegar a esse paraíso não precisa ir à sede do município de Iúna, isso mesmo, você pode pegar a BR 262, passar a placa de indicação para a entrada de Iúna e seguir sentido Irupi. Desse ponto até Hidrolândia você percorrerá 39 km.
A região onde fica Hidrolândia é chamada carinhosamente de Região do Príncipe, pois, é formada por três comunidades: São José das Três Pontes, São José dos Príncipe e Rio Claro.
Três comunidades que esbanjam belezas naturais e muita história, pois, por lá, passa a famosa Rota Imperial. Aliás, acabamos descobrindo sem querer que é nessa região que se encontra o primeiro marco de indicação da Rota Imperial na divisa de Minas Gerais e Espírito Santo e vamos mostrar toda ela para você em breve em mais uma aventura muito doida, mas isso é assunto pra uma outra hora.
A SURPRESA AO CHEGAR A HIDROLÂNDIA ES
Bom pessoal, como aqui a gente sempre fala a verdade e mostra nossa verdadeira emoção, tenho que confessar, eu Ghaidy, fiquei um pouco decepcionada (pois, imaginava que Hidrolândia era uma comunidade ou vila). Mas nem assim deixei de me encantar pelo local.
Até chegar a Hidrolândia, você ira percorrer uma estrada de chão batido.
Na entrada você deverá pagar R$15,00 (por pessoa) para ter acesso ao interior da propriedade. Além de ter que pagar uma taxa (que não sei de quanto é) se optar levar alimentação própria (proibido churrasco) as plaquinhas dentro do estabelecimento dizem claramente. Se resolver por almoçar por lá, o valor do quilo saí a R$43,00.
No interior da propriedade encontram-se banheiros, um barzinho que serve bebidas, almoço e salgados. Além de redes espalhadas por diversas árvores disponibilizando muita sombra para aproveitar a natureza e o barulha das aves em volta.
ATENÇÃO: É PROIBIDO PASSAR CREMES, ÓLEOS E PRODUTOS DE CABELO, PARA PRESERVAR A PUREZA DA ÁGUA.
CACHOEIRA DE HIDROLÂNDIA IÚNA ES
Finalmente íamos presenciar as belezas que vimos nas redes sociais e sentir a maior emoção que já vivi em um lugar que visito. Pequenas trilhas de nenhuma dificuldade te levam aos poços e quedas d’água da propriedade, basta seguir o caminho e se encantar com as águas transparentes que são impressionantes.
Nunca havia visto uma água tão cristalina daquele jeito a ponto de te dá a ilusão de que é raso e que você pode entrar que não ira se afogar. As pedras ao fundo se apresentam sem pudor a você e é possível ver alguns peixes nadando de um lado para o outro.
A primeiro poço que visitamos foi o poço e cachoeirinha Hidrolândia, ao chegar no local eu fiquei completamente impressionada com o que estava diante de meus olhos. A água era tão, mais tão cristalina que chegava a refletir a cor da floresta ao seu redor e o céu azul.
Não contive minhas lagrimas, não sei o porquê de chorar, só sei que fui tomada por uma emoção única e que me tomou por completo. Nem os meninos compreendiam o que estava acontecendo comigo e quanto mais eu contemplava tudo aquilo eu desejava chorar e agradecer por aquele momento, poder estar ali, vivenciado as belezas e a perfeição de Deus.
Não tinha e não tenho palavras para expressar, apenas te digo, se você acha que Deus não existe, deve ir conhecer aquele lugar, ali é a prova da existência Dele e o que ele é capaz de formar e transformar.
POÇO DA LAJE
Uma outro cantinho muito visitado por quem vai a Hidrolândia é o Poço da Laje, um lugar lindo e que também esbanja a mesma grandiosidade e beleza do Poço Hidrolândia.
O local recebe esse nome, pois, logo que você chega existe uma gigante pedra que faz parecer uma imensa laje onde, em temporada de verão, o pessoal toma banho de sol para ficar com aquele bronzeado.
Andando um pouquinho mais a frente você já avista de cima o lindo e profundo Poço da Laje com seus mais ou menos 3 metros de profundidade, apesar de não demonstrar tudo isso devido suas águas cristalinas refletirem as pedras ao fundo, dando a ilusão de ótica de que ele é raso e não apresentar perigo de vida.
Você vai se impressionar com o que vai ver diante de seus olhos, o local vale o valor da entrada cobrada.
MOMENTOS DE ANGUSTIA AO PERDERMOS A GOPRO.
Isso eu não poderia deixar de relatar, pois, passamos momentos de angústia no Poço da Laje ao perdermos a nossa queridinha, a GOPRO. Achávamos que não iriamos recupera-la, já que o poço é muito fundo, mas não perdemos a esperança. Depois de muito olhar e analisar acabamos avistando o local exato onde ela se encontrava caída ao fundo do poço.
Foi aí que tivemos a ideia de pegar um enorme bambu e usa-lo como base para mergulhar e conseguir pega-la. Depois de umas seis tentativas o Marcio que é um nadador muito bom, conseguiu recuperar nossa queridinha.
Foi tenso, mais graças a Deus a recuperamos e deixo uma dica pra quem tem GoPro, use-a em água sempre com a boia, assim você não corre o risco de perde-la no fundo, de uma lagoa, poço ou mar.
NOSSA EXPERIÊNCIA
Olha, já disse e digo mais uma vez, foi espetacular estar ali e sentir toda aquela emoção.
E convido, você, a também vive-la. A vida passa rápido, quando vamos ver já passou e nada aproveitamos dela.
Sei que se conselho fosse bom ele era vendido, não é mesmo, mas ai vai um de graça pra você.
Trabalhe, mas não se esqueça de viver e ter um tempo para olhar o mundo com outros olhos e admirar cada pedacinho de tudo que Deus nos deu para aproveitar da melhor forma possível.
A tempo para todas as coisas, a tempo para viver e tempo de morrer, portanto aproveite os momentos enquanto você ainda tem a oportunidade de abrir seus olhos.
Dá para ir de ônibus intermunicipal e de lá pegar alguma condução para ir a esses lugares ou só de carro particular ?