Para um Estado que possui 78 municípios torna-se mais fácil explorar e conhecer com riqueza de detalhes o que cada um tem para apresentar.

Já passamos, até o momento que estou escrevendo esse artigo, por 30 municípios do Estado do ESPÍRITO SANTO e até agora só temos elogios e descobertas incríveis.

Estamos chegando à conclusão que cada um tem o seu particular a ser mostrado, mesmo sendo pequeno, sem muitos reursos ou que tenha apenas uma rua principal como via de passagem.

Hoje, descobrimos uma verdadeira esmeralda a ser lapidada e que queremos que você saiba O QUE FAZER EM ATÍLIO VIVACQUÁ ES

cachoeira-três-quedas-em-atilio-vivacquá-es
Atílio vivacquá nos surpreendeu

Um município encantador com lendas, belezas naturais, história e um povo receptivo e simpático.

Portanto acompanhe o artigo até o final e veja O QUE FAZER EM ATÍLIO VIVACQUÁ ES

O QUE FAZER EM ATÍLIO VIVACQUÁ ES

Nossa visita à cidade teve inicio no sábado pela manhã, já que não conseguimos disponibilidade de parcerias, pois, como muitos sabem, nosso trabalho depende exclusivamente de nós mesmos.

Não contamos com apoio financeiro de instituições e nem mesmo do Governo e Prefeituras, ajuda e nos apoia aquele que quiser.

Afinal, estamos cumprindo um compromisso com nós mesmos e o povo Capixaba que precisa saber o que o seu Estado tem de melhor para oferecer, tanto ao seu morador nativo, quanto ao turista que vem conhecer o Estado.

Pois bem, lá fomos nós rumo ao desconhecido e contando com dicas dos moradores para nos apresentar o que a cidade tem como atrativo.

A resposta foi imediata, todos começaram a interagir e foi um verdadeiro sucesso nossa passagem por Atílio Vivacquá.

CASARÕES HISTÓRICOS

Conhecemos pontos de escaladas, trilhas, casarões históricos e bem coloridos espalhados pelas ruas, praças bem cuidadas e que a noite se transformam em locais de encontro de famílias e jovens.

centro-de-atilio-vivacquá-es
Uma das casas históricas da cidade.
casa-histórica-de-atilio-vivacquá-es

PEDRA DAS CAVEIRAS

Também locais que guardam lendas como a Pedra das Caveiras, que segundo relatos não admite que pessoas ambiciosas tenham acesso, pois, a ganância e o desejo de pensamentos de riquezas perturbam as almas que foram mortas ali devido a essa cobiça.

pedra-das-caveiras-em-atilio-vivacquá-es
Pedra das Caveiras e sua lenda macabra

PEDRA DO CRUZEIRO

Outro local que tentamos chegar e que oferece uma vista privilegiada de toda a região é a Pedra do Cruzeiro que recentemente entrou no calendário da cidade como ponto de peregrinação na Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município.

pedra -do-cruzeiro-em-atilio-vivacquá-es
A Pedra do Cruzeiro vamos colocar na lista dos lugares que não conseguimos chegar, mas, que vamos voltar.

IGREJA MATRIZ SANTO ANTONIO DE PÁDUA

E por falar no padroeiro do município não se pode deixar de mencionar a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua com sua arquitetura encantadora.

igreja-de-atilio-vivacquá
Igreja Santo Antônio e Paduá

A CASA ROSA

Outro ponto que foi uma surpresa para nós é a primeira casa da região e que guarda até hoje alguns moveis da época e que servia como ponto de apoio e era referencia no município por ficar bem em frente à antiga Estação Ferroviária da cidade que na ocasião era o ponto de partida e chegada de muitos. 

primeira-casa-do-município-de-atilio-vivacquá-es
Essa é a Primeira Casa do município de Atílio Vivacquá-ES

PISCINA DO MANOEL

Além, claro, de locais como a Piscina do “seu” Manoel, um local encantador que fica em Moitão do Sul, uma região que impressiona pelas paisagens e abundancia em rios e nascente, só na propriedade do “seu” Manoel são seis.

vista-do-moitão-do-sul-atílio-vivacquá-es
Essa é a vista que se tem quando se está subindo em direção a Moitão do Sul para a Piscina do “Seu” Manoel.
piscina-do-seu-manoel-em-moitão-do-sul-em-atilio-vivacquá-es
Acredite, nessa piscina ai, só tem a mais pura água, nada de cloro.

FAZENDA ORIENTE

Não esquecendo o belo e charmoso Poço das Antas na Fazenda Oriente que é o ponto de encontro para se refrescar e das igrejas que utilizam o local para batismos.

poço-das-antas-município-de-atílio-vivacquá-es
Um cantinho de Atílio Vivacquá que você não pode deixar de conhecer.

Portanto esse é apenas o primeiro da série que vamos apresentar para você sobre Atílio Vivacquá Es a terra que podemos dizer que esbanja belezas, carisma e pontos incríveis para você visitar.

ONDE PASSAMOS A NOITE?

Já estamos acostumados a acampar e conversar com a população por onde chegamos, por isso, sempre teremos uma referencia de onde é mais seguro.

Mas, já sabendo de nossos “perrengues” na estrada, andamos preparados e já sabemos que existem alguns pontos que podemos contar para nos receber.

As igrejas são uma dessas opções, geralmente dão abrigo a viajantes que estão de passagem pela cidade e oferecem suas estruturas.

Foi o que aconteceu conosco, fomos gravar a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua juntamente com o VIAGENS DO ROGER e fomos recepcionados pelo Padre Maroni e seus fiéis que nos convidaram a pernoitar por lá.

Nossa gratidão a vocês que nos recepcionaram e acolheram.

Andamos durante todo o dia  até chegamos a conhecer o projeto que eles estão realizando contando a vida do padroeiro da cidade, Santo Antônio.

O pequeno documentário irá ajudar a abrilhantar ainda mais a homenagem ao padroeiro na festa que a igreja realiza todos os anos com ajuda das paróquias da cidade.

Todos se reúnem para celebrar o dia de Santo Antônio de Pádua com muita fartura, alegria e confraternização, já que, todas as igrejas contribuem e todo o alimento servido na festa é inteiramente gratuito.

Ficamos muito agradecidos a cada um que nos recepcionou naquela tarde onde nem imaginávamos onde iríamos passar a noite, a vocês nossa gratidão.

VOCÊ SABE O QUE QUER DIZER “RASGA PÃO” EM ATÍLIO VIVACGUÁ?

Essa é uma das expressões que os moradores de Atílio Vivacquá recebem quando são moradores nativos.

Segundo a história que nos foi passada pelos moradores que conversamos, a cidade recebe esse “apelido” devido ao costume que os antigos moradores tinham.

Pois, todas as vezes que ia a Cachoeiro de Itapemirim, cidade mais próxima, traziam sacolas cheias de pão, pois na cidade não havia padaria e assim, os pães durariam para a semana.

E todos que ficavam aguardando a condução de volta tinham o costume de “rasgar” pedaços de pão e ficar comendo no ponto de embarque, com isso, quem rasgava pão esperando a volta para casa, com certeza era morador de Atílio Vivacquá.

Daí veio o apelido para quem mora e nasceu na cidade “Rasga Pão”.

SABIA QUE ATÍLIO VIVACQUÁ JÁ FOI MARAPÉ?

Essa é outra curiosidade que os moradores nos contaram e que achei interessante compartilhar com você.

Antes de se chamar Atílio Vivacquá a cidade recebia o nome de Marapé e que por moradores mais antigos ainda é chamada assim.

O nome veio dos antigos índios que habitavam as redondezas e que passavam pelo centro para chegar até o mar da praia de Marobá em Presidente Kennedy para realizarem seus rituais.

Segundo as histórias que nos contaram, os índios costumavam realizar essa caminhada uma vez ao ano e sempre que se dirigiam a praia falavam “vamos ao Mar á Pé”.

Eles queriam dizer que iriam até a beira do mar literalmente á pé, com seus pés descalços e que unindo as silabas forma MARAPÈ.

Daí veio o antigo nome da cidade que hoje se chama Atílio Vivacquá em homenagem ao Senador Atílio Vivacquá que tanto contribuiu para a história do Estado do Espírito Santo.

GOSTOU DO NOSSO RESUMO SOBRE ATÍLIO VIVACQUÁ?

Pois então fica ligado nas dicas que virão mais detalhadas nos próximos artigos sobre nossa visita a esse município que nos encantou.

Essa foi uma forma de agradecermos pelo carinho e atenção a todos que diretamente e indiretamente nos ajudou e nos orientou nessa visita.

Vem Caminhar com a Gente por ai e descobrir seu próximo destino no Estado do Espírito Santo.

HOSPEDAGEM EM ATÍLIO VIVACQUA