O QUE FAZER EM RIO NOVO DO SUL ES Olá pra você que sempre ta acompanhando nossas aventuras pelas estradas do Espírito Santo.
Hoje, o Caminha Gente e o Viagens do Roger através do Projeto Paulistando no ES vai te apresenta o município de Rio Novo do Sul no sul do Estado.
Ao contrário de alguns destinos anteriores, hoje, não temos um local para hospedagem e nem parcerias para alimentação para indicarmos para vocês.
Porém, não desistimos nunca, vamos assim mesmo atrás da aventura e de novos destinos para você conhecer no Espírito Santo.
Portanto, seja bem vindo a Rio Novo do Sul e descubra O QUE FAZER EM RIO NOVO DO SUL ES um município tão hospitaleiro e cheio de belezas naturais.
O QUE FAZER EM RIO NOVO DO SUL ES
Descobrimos diversos lugares que são desconhecidos por alguns capixabas no município.
Rio Novo do Sul fica as margens da Rodovia BR 101 em direção ao Estado do Rio de Janeiro e às vezes, devido ao vai e vem dos caminhões na BR ela pode acabar passando despercebida.
Porém, ela tem muito a oferecer para quem se dispor á conhece-la.
IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO DE PADUÁ
Das margens da BR-101 lá está ela a Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua.
A igreja construída no ano de 1953 é grandiosa e em sua frente encontram-se três esculturas que a deixa ainda mais chamativa.
Ao visitar a cidade, essa é uma das atrações que com certeza irão chamar a sua atenção.
CASAS HISTÓRICAS
Andando pelas ruas, observa-se diversas casas históricas, inclusive algumas da década de 20 e que se encontram em ótimo estado de conservação.
Ao lado da Igreja Matriz, uma construção nos chama a atenção e nos faz entrar, um estabelecimento que preserva até hoje todo o mobiliário de uma mercearia da década.
Uma das coisas que ainda não havíamos encontrado em nossas andanças pelos municípios capixabas.
Segundo o proprietário, o local encontra-se da mesma forma desde que foi construído e que passou apenas por duas restaurações.
Anexo à loja existe uma casa que em suas paredes demonstra pinturas que parecem contar um pouco da historia dos imigrantes que chegaram à região.
Moradores nos contaram que a região foi colonizada por imigrantes suíços, italianos, e outras nacionalidades, tanto que existe na cidade o encontro das famílias de suíços todos os anos.
O QUE FAZER EM RIO NOVO DO SUL ES
As casas históricas estão por todos os lados e algumas merecem atenção por se encontrarem abandonadas.
Inclusive, encontramos o primeiro açougue da cidade que funciona até hoje e é mantido pela família com algumas características da época.
Existem casas que são, não só da década vinte, mais também da década de cinquenta que ainda predomina algumas características como os quintais com cacos de azulejos e mármores.
Quem não se lembra desses quintais que eram febre na década de cinquenta e que persistiram até os anos 80, pois me lembro bem de casas de amigos que tinham essa característica bem presente em seus quintais nos anos 80.
Quando andar pelas ruas da cidade, não tem como você não notar essas características e não ser levado a voltar no tempo.
IGREJA NOSSA SENHORA DA PENHA
A Igreja de Nossa Senhora da Penha é um dos pontos que tínhamos que visitar por ter uma bela historia e por ter sido a primeira igreja do município, quando ainda era uma imensa fazenda.
A bela Igreja fica em um alto morro onde duas imensas palmeiras servem como um portal de entrada e que podem ser avistadas ao longe chamando á atenção.
Segundo ao que os moradores nos contaram, a igreja, anteriormente, era uma pequena capela que foi construída com o intuito de ser uma capela mortuária onde abrigaria os restos mortais dos donos da fazenda.
Segundo eles, isso não veio á acontecer e com o passar do tempo a pequena capela foi se transformando e dando origem ao que é hoje, uma bela igreja que tem sua história na cidade.
Todos os anos é comemorado juntamente com a festa da padroeira do Estado, a festa da igreja que leva o nome de Nossa Senhora da Penha, onde se dá um almoço para arrecadar fundos para a manutenção do templo.
Participamos do almoço e estava tudo muito bom e gostoso com alimentação saindo por R$10,00 o prato feito com direito a salada de palmito e carnes.
CAMINHADA DE NOSSA SENHORA DA PENHA NA COMUNIDADE DE CACHOEIRINHA
Quando estávamos passando pelas estradas da região um local nos chamou á atenção, uma pequena gruta no quintal de uma casa.
Paramos e como somos curiosos fomos perguntar sobre o que havíamos visto.
Uma simpática senhora chamada Ana veio nos receber e contou sobre á história daquela gruta com a imagem de Nossa Senhora da Penha.
Segundo dona Ana, todos os anos na véspera da comemoração da padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha, é feita uma caminhada.
Caminhada essa que tem saída do município de Vargem Alta em direção á casa do Sr. João Batista na Comunidade de Cachoeirinha, onde está a gruta com a imagem de Nossa Senhora da Penha.
Dona Ana nos relata que a caminhada já está em sua 3ª Edição e que todos os anos mais fiéis são recebidos na casa com uma confraternização onde todos participam com bolo, refrescos, refrigerantes e uma grande celebração de Ação de Graças.
A CEREJA DO BOLO DE RIO NOVO DO SUL
MUNDO NOVO NOS SURPREENDEU
Bom, resolvemos ir para o interior do município e desbravar algum lugar que nos surpreendesse, foi assim que achamos Mundo Novo.
Fomos na busca de algo que nos arrancasse o suspiro e que valesse muito a pena subir aquelas estradas de terra batida com o Wolverine (nosso carrinho mil).
CACHOEIRA DE BAIXO MUNDO NOVO
Pois bem, a primeira surpresa nos apareceu quando estávamos à beira de um cercado que tinha uma placa bem discreta que dizia “VISITE A CACHOEIRA DE BAIXO MUNDO NOVO”.
Foi ai que conhecemos o paraíso do “seu” Diirr um lugar encantador e que ele abre à visitação, desde que, você peça permissão para entrar e aproveitar a cachoeira.
Ele permite que você leve comida, mas pede para que tenha senso e deixe o local como o encontrou, limpo e sem lixo.
Portanto, saiba que você tem uma obrigação ao ir conhecer a Cachoeira de Baixo Mundo Novo.
O local é tranquilo, oferece piscinas naturais rasas, ideal para crianças.
A trilha até a cachoeira dura cerca de 5 minutos e é bem fácil e sem obstáculos, tranquilidade pura.
ATENÇÃO: não deixe de levar repelente, existe muito mosquito á beira da cachoeira.
Aproveite o dia e sua passagem por Rio Novo do Sul conhecendo essa que é uma das atrações naturais do município.
CHEGOU A NOITE HORA DE DORMIR
Bom, a noite chegou e tínhamos que encontrar um local seguro para passar a noite.
Pois bem, ai vai uma dica para quando você estiver na estrada e sem lugar para dormir, procure o pátio de uma igreja e monte acampamento.
Isso mesmo, caso você tenha medo de ficar desabrigado não tenha mais esse receio, as igrejas costumam ceder uma noite para viajantes que estão de passagem.
Principalmente as de cidade do interior, e não pense que os moradores vão te expulsar de lá, pelo contrario, vão lá conversar com você e quem sabe, assim como nós, tenha sorte de ganhar um café da manhã.
Assim foi, montamos nosso acampamento, fizemos um café, tomamos banho, lanchamos e fomos dormir na santa paz e no silêncio que o local oferecia.
Pela manhã fomos surpreendidos por alguns moradores que vieram nos dar as boas vindas e acreditem, ganhamos até café da manhã.
Foi ai, que nas conversas descobrimos o potencial da pequena Mundo Novo.
CACHOEIRA DO MOINHO
O lugar tem cachoeira e muita história através de moinhos antigos a beira da cachoeira que fica as margens da estrada e que é aberta pra quem quiser aproveitar.
Acreditem, existe uma casa completamente preservada com móveis e todo o assoalho original da década de 20.
A casa nos encantou e merece ser tombada como patrimônio histórico e conhecida por todo o Estado.
Conversamos horas com moradores da região e eles demonstraram grande vontade de fazer do distrito um ponto Turistíco para ajudar no desenvolvimento do município.
O distrito de Mundo Novo será, ainda, a cereja do bolo do município com tanta historia cultura e belezas para expor ao Estado.
Até um grupo de dança cultural o distrito possui e se apresenta em festivais pelo Estado e também fora dele.
Sabe o que é necessário para que esse “BUM” aconteça?
Apenas começar, começar pela força de vontade dos moradores que tem orgulho de sua história e cultura, depende EXCLUSIVAMENTE de vocês quererem que esse lugar vire um dos pontos mais conhecidos do município.
Trazendo até vocês mais orgulho e o reconhecimento que os descendentes italianos da região merecem.
Portanto, ergam as mangas e vão á luta, queremos voltar e ver o Circuito Rural de Mundo Novo funcionando.
MIRANTE DO FRADE E A FREIRA
Se você acha que pra ver O Frade e a Freira é só indo a Itapemirim ou Cachoeira, se enganou.
Em Rio Novo do Sul tem um lugarzinho bem especial que fica as margens de um rio que te oferece uma vista incrível de um dos cartões postais do Estado.
Apelidamos de Mirante do Frade e a Freira, pois fica as margens de uma pequena estrada de terra onde se encontra uma grande pedra que ao subir você tem essa visão impressionante.
A vista te permite chegar bem próximo da pedra da Freira e observa-lá de um ângulo que você nunca imaginou.
A visita vale a pena e você vai fazer altos registros fotográficos.
AÇAÍ EM RIO NOVO DO SUL
Você sabia que o município de Rio Novo do Sul é um dos maiores fornecedores de açaí para a Grande Vitoria?
Isso mesmo, a região é uma das grandes produtoras de Açaí Juçara do Estado e abastece grande parte da grande Vitoria.
Tivemos a sorte de encontrar um dos produtores que fornecem às Açaiterias da Grande Vitoria AÇAÍ BONALOTTI.
A produção se distribui em Açaí puro, Açaí Juçara, Açaí com Banana, entre outros.
O Dudu, proprietário nos disse, que a maioria das pessoas desconhecem a existência do Açaí Jusçara e que quando descobrem essa delicia não o deixam mais.
Realmente o Açaí Juçara é muito macio e não se sente os cristais de gelo que existem em alguns açaís.
O Gosto é bem suave e não tem o gosto de terra que o Açaí do Pará tem, particularmente, eu gostei mais desse.
Mas não desmereço o Açaí do Para que já é tradição e é uma das delicias do nosso querido Pará.
Cada um tem um paladar.
AÇAÍ BONALOTTI
Contato: (28) 9.9920-5190
COMO CHEGAR Á RIO NOVO DO SUL ES
Você tem acesso ao município através da Rodovia BR-101 Sul em direção ao Estado do Rio de Janeiro.
São aproximadamente 115 km de distancia, 1hs47 minutos do centro da capital Vitória.
Se for preferir ir de ônibus, basta comprar sua passagem na rodoviária de Vitória e escolher a melhor viação para o seu trajeto.
Telefone Rodoviária de Vitória
Contato: (27)3203-3666
VISÃO GERAL DO MUNICÍPIO
O município é lindo, bem preservado e que promete um potencial muito grande para o turismo capixaba com suas belezas naturais, culturais e arquitetônicas de suas casas.
Para tudo isso, depende mais dos moradores do que o próprio governo. É a população, unida, mostra o potencial deixado por seus imigrantes.
Adoramos conhecer a população que nos recebeu de braços abertos e que contribuiu para que pudéssemos conhecer lugares extraordinários e um pouco de sua história.
Rio Novo do Sul merece sua visita.
Olá,
Farei um correção no que escrevi abaixo da assinatura leia-se: P/ coordenação de cultura.
Olá, estamos reestruturando o turismo em Rio Novo do Sul, refazendo caminhos históricos, também o turismo de aventura e turismo rural. Teremos imenso prazer em recebê-lo na próxima vinda a Rio Novo e com certeza conseguiremos a hospedagem e alimentação. Obrigado por divulgar Rio Novo do Sul, ES para o Brasil. Esperamos nessa nova etapa aprimorar e estruturar o turismo em nossa cidade e contamos com você.
Até breve.
Maria Preciosa Serpa
Coordenadora de Cultura
Acho que você foi infeliz no seu comentário ao comparar o Açaí do Estado do Pará com terra. Primeiro fico surpreso por saber que você já comeu terra pra saber o sabor. Estive no Estado do Pará, mais precisamente na feira do Ver-o-Peso, tomei muito açaí por lá, e sinceramente achei muito gostoso, assim como é gostoso o açaí juçara.
Da próxima vez, use outro termo pra se referir a qualquer outro tipo de alimento que você venha a consumir e comparar com o que já comeu quando adulto ou criança.
Olá Franklin obrigada pelo conselho, criticas construtivas são sempre bem vindas aqui no Caminha Gente, abraços.
Amei a publicação! Referente ao açougue, meu pai trabalhou nele na década de 50 era quem matava o boi e vendia. Hoje ele não mora mas ai em Rio Novo, estamos no Rio de Janeiro. Mais meus tios primos continuam ai.
Glays que bacana e o legal é que o açougue funciona até hoje e bem conservado, muita história envolvida não é mesmo? Parabéns pela cidade, abraços
Amei as informações que vocês colocaram, mas gostaria de fazer um destaque. Meu pi trabalhou nesse
açougue na década de 50. Ele era quem matava o boi e vendia. Hoje ele não mora mas ai em Rio Novo, mas seus irmãos sobrinhos e demais parentes sim. Hoje moramos aqui no Rio de Janeiro.Faltou outros lugares para ser compartilhado.
Olá Glays, sim faltaram vários lugares tão lindos quanto os que mostramos, nosso tempo em cada cidade é curto, dois dias, mas dois dias intensos e feitos com muito carinho, abraços
Vocês estão de parabéns por divulgar nosso município e estado. Infelizmente nosso estado é pouco divulgado. Ainda faltou vocês conhecem a história das Virginias e suas belezas, duas comunidades de Colônia italiana que carregam forte cultura e artigos super antigos. Deus abençoe vocês
Oie Venagino, primeiramente, muito obrigado por ter lido nosso artigo, eu gostaria de saber de você, se essa região que você sitou fica lá em Rio Novo do Sul, infelizmente não tivemos apoio de ninguém da secretaria de turismo para nos apresentar bem a região e nos passar as informações mais relevantes, mais pelo que você está dizendo vai valer a pena retornar uma outra hora para saber sobre essa história. Ficamos muito gratos e continue com a gente, semana que vem sai os vídeos, fica ligado pra não perder heim, basta se inscrever no nosso canal no youtube Caminha Gente saem videos todas as segundas e quintas. Abraço e até mais.
Primeiro que parabenizá-los pela matéria!!! Muito bacana. Até para mim que sou moradora foi surpreendente. Outros olhares. Somente uma retificação: a igreja e datada de de muito antes de 1983. Gostei e compartilhei!!!!
Oie Marcia, muito obrigado por nos acompanhar e por ter lido o artigo, gostado e compartilhado, a respeito da data, foram informações passadas por moradores, mais vou retificar através de sua informação. Continue caminhando com a gente pelos municípios capixabas e descobrindo muita coisa por ai.
Vocês ainda poderiam ter divulgado a Cachoeira Águas de Jesus e as engenhocas construídas pelo proprietário rural nas proximidades, em que ele aproveita a força da água para mover várias máquinas..
Também tem o mirante do morro das torres essa EMBRATEL!!
Oie Rosilucy, queríamos muito ter conhecido mais coisas, mas, infelizmente não tivemos informações da secretaria de turismo da cidade e nem apoio, então acabamos conhecendo o que as pessoas nos informavam e o que achamos na nossa caminhada pelas estradas do município, pretendemos em uma outra ocasião explorar mais o município e com certeza saber sobre tudo ai, fica ligadinha que semana que vem sai os videos, basta se inscrever no nosso canal no YOUTUBE Caminha Gente e você fica sabendo quando sai os videos. Abraços e muito obrigado por nos acompanhar.