O QUE FAZER NAS FÉRIAS COM OS FILHOS
Olha, não sou uma especialista e nem sou mãe, ainda, para te dá conselhos do que fazer com crianças em férias.
Mas, sou tia e sei como dão trabalho quando o assunto é ficar em casa com elas e ainda mais quando o assunto diz respeito a crianças ociosas.
Por isso, foi pensando no assunto de crianças em casa, no período de férias que resolvi fazer uma seleção de lugares legais para você saber O QUE FAZER NAS FÉRIAS COM OS FILHOS aqui no Espírito Santo.
E poder aproveitar uma tarde ou até mesmo o dia com elas.
Assim, você esquece a bagunça que deixou em casa antes de sair.
PASSEIO NO PARQUE
Existe coisa mais legal para uma criança, que sair com seus pais ou responsáveis para aproveitar um dia em um parque?
Ainda mais se elas vivem em apartamentos e cumprem uma rotina diária de estudo e cursos.
Relaxar é preciso e todos precisam de um pouco de divertimento, não é mesmo?
Então veja a dica de parques e museus que são ideais para você leva as crianças, elas se divertirem e ainda aprenderem um pouco.
PARQUE MUNICIPAL PEDRA DA CEBOLA
O Parque Pedra da Cebola fica localizado em Vitória e é um lugar excelente para passar uma tarde e fazer um piquenique bem divertido com os pequenos.
Por lá você vai encontrar área gramada, diversas árvores, alguns pontos com mesas para alimentação, banheiros e água gelada.
Alem de um pequeno museu que conta a história do parque e em algumas vezes apresenta exposições.
A presença de um pequeno lago e uma grande lagoa também dão o seu ar da graça e os animais da mini fazenda aproxima ainda mais a criançada da natureza.
O parque existe há 20 anos e seu ponto mais alto é o reconhecimento de uma pedra gigante que foi talhada pela natureza e que tem a aparência de uma cebola gigante.
Pedra essa que deu origem ao nome do Parque Municipal Pedra da Cebola.
Além do que já te apresentei o parque também disponibiliza campo para futebol, baseball e quadra para vôlei, tudo disponível para quem visita o parque.
Também são realizados campeonatos de futebol e futebol americano, baseball e vôlei, se há interesse em realizar um campeonato, basta entrar em contato com a administração do parque.
Nos fins de semana diversas oficinas são apresentadas ao público e a população conta com a área de academia a céu aberto com diversos equipamentos.
Em datas comemorativas como Dia das Crianças, costuma ter eventos especiais com diversão e atrações especiais para a criançada.
A entrada do parque é gratuita e a diversão é garantida para você e sua família.
PROJETO TAMAR DE VITÓRIA
Bem a beira do mar da Baia de Vitoria você vai encontrar um cantinho muito especial onde à criançada vai brincar e aprender.
Localizada bem em frente á Praça do Papa na Enseada do Suá fica o núcleo do Projeto Tamar.
Para ter acesso ao interior do local é cobrada uma taxa no valor de R$15,00 (quinze reais) a inteira e R$7,50 (sete reais e cinquenta centavos) a meia.
O local é bem estruturado e oferece além de diversão, uma vista privilegiada da Baia de Vitória e um dia muito agradável, um aprendizado sobre a vida das tartarugas marinhas.
Por lá a criança descobre tudo sobre como vivem as espécies, trajetória sobre a viagem delas no mar, procriação e muito mais que só indo visitar para você se apaixonar.
Diversos tanques com espécies diferentes de tartarugas fazem com que você se encante por cada uma delas.
Alem disso, acompanha desde a desova ao nascimento e o ciclo de toda uma vida das tartarugas.
È impressionante poder conhecer, ver e registrar os momentos passados pelos biólogos que acompanham os visitantes por um tour apresentando todo o local.
Um dos momentos que mais achei interessante e que me cativou, foi ver o esqueleto de uma tartaruga gigante que fica exposta.
É impressionante ver o tamanho do esqueleto, chega a ser quase do tamanho de um fusca, sem brincadeira, algo de você imaginar ela inteira e ser surpreendido por uma em alguma praia.
Eu acho que gritaria e sairia correndo assustada por nunca ter presenciado ou saber que poderia existir uma tartaruga tão grande como aquela.
Além de passear e registrar belas paisagens o Projeto Tamar também conscientiza sobre os cuidados com o meio ambiente e como podemos proteger as tartarugas.
Uma lição bem importante para quem está crescendo e deve saber respeitar o meio onde vive os seres humanos e os animais.
Você também pode realizar piquenique e passar uma tarde bem agradável com a família e aproveitar da estrutura que o local oferece.
Por lá você encontra mesinhas para ajudar na hora da refeição, playground, banheiros e fraudario e uma lanchonete, além de muita sombra num cantinho próximo ao palco de apresentações.
Agora você já tem a opção de poder levar a criançada para se divertir e aprender.
CONHECENDO MUSEUS
Não sei você, mas nós, adoramos conhecer museus, eles te fazem conhecer uma parte da história em tempo real e visualmente incrível.
Alem da história, os museus também proporcionam uma visão mais ampla de coisas que às vezes você nem imaginaria ter.
Eles mexem com nosso interesse, curiosidade e despertam ainda mais a vontade de conhecimento.
Veja alguns locais que separamos para você conhecer com a galerinha mais “adultinha” e que vai dá o que falar.
MUSEU VALE
Se você tem crianças que já estão naquela fase da pré-adolescência, esse é o local certo para fazer algo que eles intitulam “não ser lugar de criancinha”.
O Museu Vale é um lugar interessante de levar a galerinha mais “adultinha” para passear, tirar belas fotos para as redes sociais e tomar um café da tarde bem legal no Café Vagão.
O Museu Vale fica no município de Vila Velha e tem uma vista privilegiada da Baia de Vitória, onde você vê o porto de outro lado que não costumar ver todos os dias.
Além da bela vista que ele apresenta, tem a oportunidade de passar conhecimento e mexer com imaginação deles a respeito da antiga estrada de fero que liga o Estado do Espírito Santo a Minas Gerais.
São equipamentos usados há muitos anos atrás por funcionários que davam manutenção na estrada de fero e que também abriam caminho para o velho trem passar levando passageiros de um estado a outro.
O Museu Vale sempre está promovendo exposições interessantes, para saber a programação basta ficar atento no site do museu ou entrar em contato por telefone.
Passar a tarde curtindo o museu, tirando foto na Maria Fumaça em exposição e na bela vista da Baia de Vitória vai ser um programa bem diferente em família.
CASA DA MEMÓRIA
Essa dica também vai para quem tem pré-adolescentes e que desejam sair de casa para fazer algo diferente.
A dica é ir conhecer a Casa da Memória na prainha de Vila Velha, um lugar com muita curiosidade e história sobre o município.
A casa fica localizada próxima á prainha de Vila Velha aos pés do Convento da Penha.
Por lá encontra muito sobre a história da fundação do município de Vila Velha que ocorreu no ano de 1535, trinta e cindo anos após a descoberta do Brasil.
O local guarda um acervo com roupas que retratam a época e descreve como viviam seus primeiros habitantes e escravos.
A história do donatário português Vasco Fernandes Coutinho é retratada em detalhes e com documentos da época em que tudo era mais difícil e sem muitos recursos.
Também conta um pouco da misteriosa história do convento e sua fundação.
Um programa bem interessante para quem deseja saber mais sobre um pedacinho do Estado do Espírito Santo e um motivo para se ter orgulho de um lugar tão lindo.
Além de tudo isso, você tem o prazer de registrar sua visita a Casa da Memória no primeiro bondinho do Estado, que levou muita gente ao trabalho por volta da década de 20.
A entrada é gratuita e as crianças vão adorar e se surpreender com a história mostrada através do acervo da casa.
MUSEU HOMERO MASSENA
Já que você vai está ao lado, não custa nada dá um pulinho na Casa Museu Homero Massena.
Conhecer o acervo e a história de um dos maiores pintores que o Estado adotou como seu filho, é um privilégio.
Homero Massena, apesar de ser mineiro, nascido na cidade de Barbacena-MG, adorava o Espírito Santo e veio morar nesse cantinho especial da Prainha de Vila Velha.
Assim, adotou o Estado como sua segunda terra natal de coração ao lado de sua esposa Dona Edy Massena e viveu nessa casa até o ano de 1974, infelizmente data de sua morte.
Por lá você tem o prazer de reviver o dia a dia do pintor e sua esposa revendo as obras ainda inacabadas deixadas por ele.
Tem ainda os retoques nas paredes e azulejos pintados por um homem que transpirava inspiração na arte da pintura.
A casa é encantadora e imaginar a vida dos dois ali é retornar a um passado de belas paisagens e de como era a antiga prainha antes de ser como é hoje.
A visitação é gratuita e vale muito a pena conhecer as obras e a história de um dos maiores pintores brasileiros reconhecidos mundialmente.
TOUR PELO CENTRO DE VITÓRIA
Esse passeio é espetacular, realizei e indico pra todos que vem conhecer o Estado. TOUR PELO CENTRO DE VITÓRIA
Para mim, minha opinião, conhecer o Espírito Santo e não vir ao centro da cidade de Vitória é algo que você vai deixar pra trás muito valioso.
O centro da cidade esconde entre seus imensos prédios, histórias que chegam a arrepiar os pelos.
A criançada vai se amarrar em conhecer igrejas históricas que contém cemitérios de escravos, túmulos em paredes e até mesmo, túmulos subterrâneas.
Isso mesmo, tudo isso você encontra em um passeio de mais ou menos duas horas de duração com um guia, super gente fina e que te conta tudo sobre esses mistérios.
O Guia Marcelo Ribeiro, te leva a um passeio incrível pelas antigas igrejas históricas do centro da ilha de Vitoria.
Tudo com muito bate papo e paradas em locais que vão agradar seu paladar.
O passeio é excelente e vale reunir uma galerinha para andar as ruas históricas da antiga Vitória.
Pontos onde passa o Tour do Centro:
- Teatro Carlos Gomes,
- Igreja Nossa Senhora do Rosário,
- Convento de São Francisco,
- Catedral Metropolitana de Vitória,
- Igreja de São Gonçalo
- Palácio Anchieta.
Garanto que você vai se surpreender, assim como eu, fiquei apaixonada pela história de cada local.
CHEGAMOS AO FIM
Bom chegamos ao fim, espero que tenha te ajudado com essas dicas para você saber O QUE FAZER NAS FÉRIAS COM OS FILHOS.
O Espírito Santo tem muitas opções, basta escolher e reunir a galera para curtir as férias.
Vamos sair da rotina?
Continue caminhando com a gente por ai e descobrindo lugares para visitar, experimentar e registrar.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
PARQUE PEDRA DA CEBOLA
CONTATO: (27) 3327-4353
HORÁRIOS E DIAS DE FUNCIONAMENTO: Terça a Domingo – 05hs as 17hs.
Endereço: Rua Ana Vieira Mafra, S\Nº, Mata da Praia, Vitória-ES.
PROJETO TAMAR VITÓRIA
Endereço: Av. Nossa Senhora dos Navegantes, nº 700-A, Enseada do Suá, Vitoria -ES
Ponto de Referencia: próximo ao Horto Mercado, Praça do Papa e em frente ao Palácio do Café.
Contato: (27) 3225-3787
Horários e Dias de Funcionamento: Terça a Domingos – 08hs30 as 17hs.
Ingressos valores: R$15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).
MUSEU VALE
Endereço: Antiga Estação Pedro Nolasco, S\Nº, Argolas, Vila Velha-ES
Contato: (27) 3333-2484
Horários e Dias de Funcionamento:
MÊS DE JANEIRO: Terça a Domingo – 10hs as 18hs
MÊS DE FEVEREIRO A DEZEMBRO: Terça a Sexta – 08hs as 17hs. – Sabádo e Domingo – 10hs as 18hs
COMO CHEGAR:
De Carro: Sentido Vitória para Vila Velha em direção a Ponte Florentino Ávidos (Cinco Pontes)
De Ônibus: Linhas que passam próximo ao Museu: 516, 559, 572, 573, 572 e 597
CASA DA MEMÓRIA
Endereço: Avenida Luciano das Neves, nº17, Prainha, Vila Velha-ES
Contato: (27) 3388-4344
Horários e Dias de Funcionamento: Segunda a Sexta – 08hs as 17hs, Sábado, Domingo e Feriados – 08hs as 14hs.
MUSEU HOMERO MASSENA
Endereço: Avenida Beira Mar, nº 175, Prainha, Vila Velha-ES
Contato: (27) 3388-4311
Horário e Dia de funcionamento: Segunda a sexta – 08hs as 17hs aos Sábados 10hs as 14hs.
TOUR PELO CENTRO
Guia Marcelo Ribeiro
Contato: (27) 9.9506-9764 \ (27) 9.8134-0828