Estivemos no município de Ouro Preto e descobrimos que além de muitas obras barrocas o município guarda um paraíso chamado Lavras Nova MG.
Esse pedacinho especial fica aproximadamente 18 km do centro de Ouro Preto e o que se descobre por lá são cachoeiras, trilhas, história e muita diversão para quem também gosta de gastronomia, barzinhos e muito mais.
Antigamente o pequeno vilarejo recebia o nome de Lavras Novas do Coronel Furtado, hoje, simplesmente Lavras Novas um pedacinho que encanta turistas de diversas partes do Brasil e até do mundo.
O local atrai pessoas de diversos estilos e gostos, pois reune em um só lugar gastronomia de qualidade e diversificada, aventura e muita natureza, sem dizer dos diversos estabelecimentos que oferecem conforto a quem procura momentos especiais e descanso para sair da rotina.
Lavras Novas faz parte dos 13 distritos que fazem parte de Ouro Preto MG.
Possuindo menos de dois mil habitantes o pequeno vilarejo é cercado de belas montanhas e diversas casinhas coloniais coloridas que a transformam ainda mais em um lugar encantador que não dá vontade de voltar a realidade do dia a dia.
Realizar uma trilha, como a que realizamos, de 12 km pelo cerrado que compõe a paisagem e visitar as cachoeiras que fazem parte da região é incrível, o cansaço acaba ficando em terceiro plano.
Lavras Novas, também faz parte do Caminho Novo da Estrada Real.
Além das casas coloridas a pequena vila também possui um outro charme, a Igreja Matriz Nossa Senhora Prazeres que faz parte das igrejas mais antigas da região de Ouro Preto com data de construção do século XVIII.
Para chegar a Lavras Novas é simples, se for de carro, basta pegar a BR 356 em direção a Ouro Preto.
Chegando ao trevo para entrar em Ouro Preto, pegue a sua direita ( MG 129), daí serão aproximadamente 15 km até Lavras Novas.
Maior parte do trajeto até ao pé da serra onde se encontra o vilarejo é tudo asfaltado, dai em diante a estrada se torna de paralelepípedo até ao final.
Para quem optar por ônibus, basta pegar uma Viação de sua preferencia até Ouro Preto.
Chegando na Rodoviária de Ouro Preto, basta se informar sobre os horários dos ônibus até Lavras Novas.
Pois existem ônibus diários, mas os horários, são bem escassos.
A viação que realiza o trajeto é a Viação Transcotta, você pode entrar em contato através do telefone (31) 3551-2385) e se informar sobre os horários.
OBS: Os ônibus não saem da rodoviária e sim da Praça da Estação. Fica a Dica!
Visitar Lavras Novas cai bem em qualquer estação do ano, basta você escolher se que frio ou calor.
Hospedagem em Lavras Novas é o que não falta e tem para todos os estilos, desde pousadas requintadas e luxuosas com serviços de massagem até campings para quem curte o contato com a natureza, liberdade e fazer novas amizades e trocar experiências.
Pontos que você não deve deixar de conhecer em Lavras Novas e que valem a pena você conhecer:
OBS: Visitamos a Cachoeira dos Namorados e as Três Pingos, dá para conhecer sem precisar de contratar um guia, basta pegar em direção ao Mirante da Pedra e seguir a trilha de modalidade fácil, basta ter disposição.
Serão aproximadamente 2,5km de trilha até chegar a primeira cachoeira que é a Três Pingos. Para acha-la, fique atento a placa que indica até a Represa do Custódio, achando-a desça em direção a represa e fique atento ao lado esquerdo, onde verá uma pequena plaquinha, meia apagada, indicando a trilha até a cachoeira.
Se desejar seguir em frente e ir até a Cachoeira dos Namorados, basta voltar a estrada principal e seguir em frente até uma pequena ponte e ao seu lado esquerdo, você verá a entrada da pequena trilha (que não dá nem 5 minutos) para chegar até aos pés da cachoeira.
Todos esses locais são gratuitos e não é necessário pagar o acesso. Porém, se você tem a possibilidade de andar de triciclo, fazer trilha na companhia de guia te contando sobre o local, fique a vontade, terá uma ótima experiência.
As dicas foram dadas agora é só arrumar as malas e correr para aproveitar tudo isso que Lavras Novas tem para oferecer. A pequena vila vai te conquistar e fazer com que você queira voltar mais vezes.
Fica a Dica!