PRAINHA EM VILA VELHA ES – Vila Velha é um dos municípios mais queridos pelos capixabas e recebe milhares de visitantes todos os anos interessados em suas belas praias, monumentos históricos, gastronomia, entre outros atrativos.
Hoje, queremos te apresentar um pedacinho desse município que iniciou a história do Espírito Santo com a visita de desbravadores portugueses que chegaram em terras Espírito-santenses interessados em realizar grandes descobertas.
Bem vindo a
PRAINHA EM VILA VELHA ES ONDE O ESPÍRITO SANTO COMEÇOU
HISTÓRIA DA PRAINHA
A Prainha, é um bairro do município de Vila Velha e foi ali, que desembarcou no dia 23 de maio de 1535 Vasco Fernandes Coutinho a bordo de sua caravela e fundou o primeiro povoado do Estado do Espírito Santo.
Interessado em colonizar, Vasco Fernandes Coutinho, não perdeu tempo, logo tratou de dividir a capitania em seismarias, isto é, terras que se diziam abandonadas deveriam ser cultivadas, fomentando, assim, a agricultura e a produtividade e para tudo isso acontecer ele dividiu as terras entre os 60 colonizadores que chegaram em sua companhia.
Pensa que tudo era flores, desbravar e tudo estava ganho? Não, por diversas vezes os portugueses sofreram ataques dos índios que já habitavam o solo Espírito-santense.
Daí, Vasco Coutinho resolveu ir de mudança para a ilha montanhosa que lhe oferecia mais segurança e formar estratégias para enfrentar os raivosos índios Tupis que habitavam, a hoje, Vila Velha.
Alias, ilha montanhosa essa que ele deu o nome de Vila Nova do Espírito Santo, que mais tarde, devido a uma grande vitória obtida sob os índios, em 1551, passou a se chamar Vila da Vitória, hoje conhecida como a capital, Vitória.
Em seus vinte e cinco anos como donatário Vasco Coutinho realizou obras importantes como:
- A construção da IGREJA DO ROSÁRIO fundada no ano de 1551,
- A IGREJA SÃO JOÃO, os primeiros engenhos de açúcar (principal produto da economia por três séculos) entre outras obras relatadas em documentos que se encontram na Casa da Memória que se localiza na própria PRAINHA EM VILA VELHA ES.
Foi a partir da Prainha que tudo teve início, onde os desbravadores saíram em busca de melhores terras, riquezas naturais e os melhores locais que lhes oferecessem oportunidade de fundar uma nova história e refazer suas vidas e fincar raízes.
O QUE CONHECER NA PRAINHA
Por se tratar de um local de encontro de moradores da cidade, também de toda a Grande Vitoria, o bairro da Prainha é um local saudosista que guarda história, não só da fundação do Estado, mas também de moradores ilustres que passaram por ali.
LOCAIS QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE VISTAR NA PRAINHA DE VILA VELHA
– CASA DA MEMORIA
– IGREJA DO ROSÁRIO
– PRAÇA DA BANDEIRA
– MUSEU CASA HOMERO MASSENA
– 38º BATALHÃO DA ENFRANTARIA
– CONVENTO DA PENHA
CASA DA MEMÓRIA
O Museu Etnografico, mais conhecido como Casa da Memória, possui diversos documentos e um acervo que conta a história do desenvolvimento e desbravamento do Estado.
Também possui um acervo que conta a trajetória de diversos povos que ajudaram a escrever a história do Espírito Santo.
Além disso, o local, também expõem a riqueza da cultura capixaba como o Congo que tem grande destaque por possui um ritmo contagiante, alegre e que já ganhou o mundo através de bandas Capixabas como Casaca e Manimal.
A visita a casa do século XIX vai despertar a sua imaginação, assim como ativou a minha, e te levar a uma viagem no tempo, em que índios e homens brancos, lutavam por seus espaços.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A Casa da Memória fica aberta para visitações de Terça a Sexta das 08h as 17h, e aos Sábados, Domingos e Feriados das 08h as 14h com Entrada Gratuita.
Porém, devido a pandemia ela se encontra fechada e em reforma, por isso, para informações sobre horários e dias de atendimento, acionar o telefone (27) 3388-4344
Endereço: Rua Luciano das Neves (ao lado do Museu Homero Massena), Prainha, Vila Velha-ES
IGREJA DO ROSÁRIO
Ela é a Igreja mais antiga do Estado, também conhecida como a mais antiga do Brasil em funcionamento, além disso, a Igreja do Rosário, foi construída no ano de 1535 e é considerada uma das obras idealizadas pelo donatário Vasco Coutinho.
Devido a sua avançada idade, o templo passou por diversas reformas, tendo a última, ocorrido em 2015 onde foram realizados reparos na estrutura, adaptações de acessibilidade e o fato mais importante, o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira e a reforma completa do telhado da igreja.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A visitação a Igreja do Rosário é gratuita e para quem deseja participar de uma das missas, elas ocorrem aos domingos as 08h e as 19h e terças as 19h30.
Endereço: Rua Cabo Aylson Simões, 762, Prainha, Vila Velha-ES.
Contato: (27) 3329-1266
E-mail: [email protected]
Site: www.paroquiadorosario.com
PRAÇA DA BANDEIRA
A Praça da Bandeira é onde se reúnem todos os locais que contam a história de fundação de Vila Velha, além disso, pode-se observar monumentos como o Obelisco em homenagem a Vasco Coutinho, construído todo em granito e em peça inteiriça.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A Praça da Bandeira se localiza a Rua Pedro Palácios, 110, Prainha, Vila Velha-ES
MUSEU CASA HOMERO MASSENA
Apesar de ser mineiro, o pintor Homero Massena escolheu a região da Prainha em Vila Velha para formar sua residência, juntamente com sua esposa, a senhora Edy Massena.
Segundo a história de sua trajetória pela Prainha, Homero e Edy Massena, viveram na casa até o ano de 1974, ocasião da morte do pintor.
O objetivo maior da preservação da casa é buscar reconstruir o ambiente que viveu e trabalhou o artista. No interior da casa é possível encontrar obras do artista como quadros e objetos pessoais.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
O Museu Homero Massena se localiza a Rua Beira Mar, 175, Prainha, Vila Velha-ES o local funciona de Segunda a Sexta, das 08h as 17h, e aos Sábados, das 10h as 14h.
Devido a pandemia e reformas que estavam em andamento, indicamos ligar para confirmação sobre horários e dias de funcionamento.
38º BATALHÃO DA INFANTARIA
Quem já visitou o Convento da Penha, já avistou aos seus pés o 38º Batalhão da Enfrantaria bem próximo ao mar e a entrada da baia de Vitória.
Mas você sabia, que é possível visitar o Espaço Cultura Forte São Francisco Xavier da Barra que se encontra dentro do batalhão?
O Forte São Francisco Xavier da Barra foi construído no ano de 1700 e faz parte dos monumentos importantes da história do Espírito Santo. Foi construído por ordem de Dom Rodrigo da Costa, que na ocasião, era o Governador Geral do Estado do Brasil.
Construído em formato circular e possuindo 15 peças de artilharia, tinha a finalidade de proteger a baia de Vitória.
Atualmente ele é um importante Espaço Cultural, aberto a visitação, difusor da cultura, educação, história, civismo e patriotismo.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Para está agendando visitação, basta enviar um E-amail para [email protected] constando data e horário que deseja realizar sua visita, nome completo e o numero de documento de identificação de todos os visitantes.
Dias e horários de funcionamento:
De Terça a Quinta das 09h30 as 11h30 e 13h30 as 15h30
Sextas as 09h30 as 11h30
Maiores informações, basta acessar o site www.38bi.eb.mil.br lá, você encontra mais detalhes sobre a visitação ao forte.
CONVENTO DA PENHA
Além de ser um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do estado, o Convento da Penha, também é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.
Situado a 154 metros de altitude o Convento da Penha atrai pessoas de diversas partes do Estado, também fora dele.
A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Penha é uma das festas religiosas brasileiras, que reúne grande número de fiéis, ficando atrás, apenas da festa da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.
O Convento da Penha oferece uma bela vista de boa parte da Grande Vitória, podendo avistar alguns pontos marcantes como o Mestre Álvaro, Mochuara, Baia de Vitória, Terceira Ponte, Orla de Vila Velha e algumas ilhas como a Ilha do Frade.
Há ainda nos arredores do Convento da Penha as Ruinas e Escravos (no patamar em frente a Secretaria Conventual), a Sala dos Milagres, Museu, Gruta do Frei Pedro Palácios, Ladeira da Penitência ou Ladeira das Sete Voltas ou ainda “Sete Alegrias de Nossa Senhora” e o Portão Antigo de 1774 (em frente ao 38º Batalhão da Enfrentaria).
Além de aproveitar a vista, também tem a oportunidade de tomar um café e aproveitar para levar uma lembrancinha desse pedacinho encantador do Espirito Santo, pois no “Campinho” do Convento da Penha, possui uma lanchonete e uma lojinha com diversos artefatos religiosos como tercinhos, santinhos e cartões postais.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Endereço: Rua Vasco Coutinho, Prainha, Vila Velha-ES
Contato: (27) 3329-0420
ATENÇÃO: Para quem não deseja subir a pé a ladeira até o ponto mais alto do Convento da Penha, existe o serviço em Traslados de Vans que leva os visitantes até ao Campinho.
Contato das Vans: (27) 3329-1213 / (27) 9.9922-5500
HOPEDAGEM NA PRAINHA EM VILA VELHA ES
Hostel Canela Verde
Tel: 27 9 8170-555
COMO CHEGAR A PRAINHA VILA VELHA ES
Para se chegar a Prainha é bem simples, tendo a capital Vitória como base, gastará cerca de doze minutos para atravessar a 3ª Ponte, passar em frente ao Shopping Praia da Costa e pegar a sua direita a Rua Antônio Ataíde, até o final dela.
Dali, começaram a aparecer as placas marrons de indicação turística que te levarão até a Prainha, onde você terá acesso a todos esses pontos por nós indicados.
COMO IR A PRAINHA EM VILA VELHA DE ÔNIBUS
O acesso por ônibus é através do Terminal de Vila Velha, com a linha do Ônibus-0635 (horário do ônibus) que passa pelas seguintes ruas:
– Rua Amarildes B Silveira
– Rua Cabo Ailson Simões
– Rua Antônio Ataíde
– Rua Vasco Coutinho (Rua da entrada principal do Convento da Penha)
– Av. Luciano das Neves
– Rua Eurora
Se estiver no centro de Vitória, basta pegar um ônibus que esteja se dirigindo ao Terminal de Vila Velha (Via Terceira Ponte).
CURIOSIDADE: Você sabia, que quem nasce em Vila Velha é denominado “Canela Verde”? Segundo os historiadores, os primeiros portugueses que aqui chegaram, tiveram seus meiões brancos manchados pelas algas que se encontravam a beira do mar, dai, veio a origem de chamar todos que nascem no município de Vila Velha de “Os Canelas Verde”.
Essas foram nossas dicas para você ir conhecer a história onde se originou o Espírito Santo e a transformou nesse estado lindo, cheio de belezas naturais e riquíssimo em cultura.
Te esperamos por aqui!