Você tem algo que ame ou gosta muito desde criança?

Desde criança gosto de miniaturas e sempre tive vontade de colecioná-las, seja qualquer tipo de miniatura, e algo que me chama a atenção e que me satisfaz.

Quem, entre os meninos, nunca colecionou revistinhas de super heróis, ou até mesmo, depois de adulto as tais revistas de conteúdo adulto?

Sabia que ter um hobby é algo que, além de distrair é saudável, também é algo que pode lhe trazer realizações?

Alias, segundo o dicionário a palavra inglesa hobby quer dizer passatempo, algo que te proporcione prazer em realiza-la.

Foi isso que encontramos no 1° ENCONTRO DE BUSÓLOGOS NO ESPÍRITO SANTO que aconteceu no ultimo dia 27 de Julho.

1° ENCONTRO DE BUSÓLOGOS NO ESPÍRITO SANTO

Fomos surpreendidos por um convite que não esperávamos e nem mesmo sabíamos que poderíamos participar um dia.

Tivemos o prazer de juntamente com o Viagens do Roger acompanhar uma galera super alto astral e apaixonado por algo que nunca havíamos ouvido falar, a Busologia. Amor por ônibus.

busologos-no-onibus-da-viação-coopertraserrana
Pensa em uma galera animada.

Vimos que busologia é mais que apenas estudar sobre uma marca, motor, estrutura ou viação pela qual você tem grande admiração.

Acabamos descobrindo com essa galera que a busologia é uma paixão por algo que, desde pequeno, foi semeada, cultivada e que hoje se tornou um fruto de muito amor pelos gigantes do asfalto.

NOSSO PASSEIO

Acordamos cedo e fomos ao encontro dessa turma que veio de diversas partes do Brasil para conhecer o Estado e visitar as instalações da Viação Águia Branca.

Grande parte deles é apaixonado pelos ônibus da viação e fazem dela sua inspiração para fotografar os ônibus pelas estradas por onde passam.

Pois bem, fomos recepcionados por dois grandes patrocinadores que contribuíram para que o encontro acontecesse, a Pedra Azul Turismo e a Coopertranserrana, duas empresas que oferecem serviços como de fretamento de transportes para empresas, transporte de passageiros, city tour, entre outros serviços.

ônibus-viação-coopetraserrana-espirito-santo
O ônibus e muito confortável e os motoristas muito atenciosos.
ônibus-pedra-azul-turismo-espirito-santo
Ônibus Pedra Azul Turismo que também é muito confortável e esbanja simpatia de seus colaboradores.

Já de cara ficamos impressionados com os dois gigantes que nos receberam com muito conforto, beleza, dedicação e atenção prestada pelos motoristas, a vocês, o nosso muito obrigado, afinal sem eles o show não aconteceria.

PRIMEIRA PARADA VIAÇÃO ÁGUIA BRANCA

Por alguns Busólogos presentes serem grandes admiradores do Grupo Águia Branca, esse foi um dos momentos mais esperados.

Conhecemos o primeiro ônibus adquirido pela empresa quando ainda era a Auto Viação 13.

primeiro-ônibus-da-viação-aguia-branca
A beleza e as cores, formam uma junção perfeita.

Os Busólogos sabem tudo sobre a empresa, comentam, fazem registros e se impressionam com a beleza do ônibus ali exposto, claro que também não resistimos e caímos de cabeça na ideia de também contemplar e registrar o belo ônibus.

Vai dizer que você também não se apaixonou?

Porém, ainda não havia chegado o momento que surpreenderia a todos, conhecer o museu com a história e replicas em miniaturas dos ônibus mais antigos da viação.

instalações-d-viação-aguia-branca-em-cariacica-es
As replicas são muito lindas, nada foge dos detalhes.
replicas-dos-onibus-da-viação-aguia-branca
instalações-da-viação-agui-branca-em-cariacica-es
Não tem como se apaixonar por elas.

Foi realmente surpreendente ver, não só os pequenos ônibus, mas também, a evolução de uma história que teve inicio com dois irmãos que tiveram uma iniciativa e hoje ser o que é essa empresa gigante que atua em seis estados brasileiros: Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

Fomos recebidos com uma palestra e ficamos sabendo como funciona desde o operacional até como são realizadas as viagens feitas pelos motoristas.

instalações-da-viação-aguia-branca-em-cariacica-es
Fomos Recebidos pela Daniela que nos contou um pouco do funcionamento da viação.

Alias, fomos surpreendidos com uma noticias que ainda não tínhamos conhecimento, hoje, mulheres estão fazendo parte do time dos motoristas da Água Branca e tivemos o prazer de conhecer pessoalmente uma delas, a Valdete chamada carinhosamente de Val por todos os colegas de trabalho e também por nós.

valdete-e-uma-das-muitas-mulheres-que-trabalham-como-motorista-na-viação-aguia-branca
A Valdete é uma das motoristas que compõem o quadro dos colaboradores da Viação Aguia Branca.

A Val nos relatou que já está na casa há alguns anos e que se orgulha de trabalhar em uma empresa que presta um serviço de qualidade e que visa principalmente à segurança, tanto dos passageiros como também de seus motoristas.

A PALESTRA

Durante a palestra que nos foi apresentada, foi mostrado como são feitos os testes, acompanhamento e o cuidado com os motoristas.

Alias, não tem aquela paradinha que é realizada nos pontos de parada? Pois é, agora descobrimos o que os motoristas fazem quando vamos ao banheiro ou fazer aquele lanchinho rápido no meio da noite ou durante o dia.

Em cada ponto desse existe uma sala, onde eles recebem atenção e estímulos para acertar o relógio biológico e se manter atentos na hora de pegar a estrada a qualquer hora do dia ou da noite.

Quem dirige sabe como é difícil seguir por longas horas a frente de um volante e com várias vidas sob sua responsabilidade.

OS ÔNIBUS DA ÁGUIA BRANCA

Também nos foram apresentados alguns ônibus que fazem parte da frota, inclusive, uma novidade que particularmente amamos, agora a acessibilidade também faz parte do mundo Águia Branca.

viação-aguia-branca
Esse é um dos ônibus Marcopolo que oferecem acessibilidade.

Alguns ônibus já possuem um assento para cadeirantes, agora, só fica em casa quem quer, heim!?

A acessibilidade, agora, também faz parte do dia a dia da Águia Branca.
viação-aguia-branca
Um dos ônibus que a Viação Aguia Branca vem oferecendo acessibilidade a seus passageiros.
Apelidada de Penélope o ônibus rosa faz com que lembremos do mês de conscientização sobre o Câncer de mama. Cuidar e preciso.

Os Busólogos tiveram o prazer de receber um pequeno kit com alguns mimos e lembrança de sua visita tão esperada a viação que eles tem no coração.

E seguimos em frente.

PARTIU ALMOÇO NAS MONTANHAS CAPIXABAS

Nosso almoço foi em um local tradicional das montanhas capixabas e que faz parte do município de Marechal Floriano as margens da BR 262, a Casa da Bica.

casa-da-bica-em-marechal-floriano-es
O almoço foi sensacional.

Quando se vai em direção a Pedra Azul no município de Domingos Martins, não tem como não passar por ali e se impressionar com a bela cachoeira a beira da estrada que compõe a paisagem da tradicional parada.

Alias, esse lugar oferece sempre os melhores lanches com linguiça, pasteis, almoço e o delicioso café colonial ao fim de tarde, tomar um café e se deliciar com as delicias que são servidas ali como bolos, doces, pães, entre outras maravilhas.

casa-da-bica-em-marechal-floriano-espirito-santo
A Casa da Bica passou por reformas e está a todo vapor esperando a sua visita.

Bom, após todos estarem satisfeitos partimos em direção a um dos pontos turísticos mais conhecidos no Estado, a Pedra Azul na região de Domingos Martins.

BUSÓLOGOS INVADEM PEDRA AZUL

Enquanto estivemos dentro do ônibus, ficamos na companhia do casal Beatriz e Félix da Agencia de Viagens e Turismo SS Tour que realizaram diversos sorteios de brindes e que não deixava ninguém ficar cansado.

Alias, o Félix é um Busólogo apaixonado que gosta muito da Viação Rio Doce; diz ser um admirador desde criança e que foi incentivado pelo pai que já fez parte do quadro de funcionários da empresa.

Fomos descobrindo diversas curiosidades e histórias sobre a busologia e ser um Busólogo, já que durante nossa viagem até Pedra Azul, foram dadas oportunidades de conhecer mais a história e a trajetória de alguns que estavam ali com a gente.

Finalmente chegamos ao destino que nos prometia grandes registros e que encantou a muitos que pela primeira vez visitavam o Espírito Santo.

A Pedra Azul é sem dúvida um dos pontos turísticos do Espírito Santo que impressiona e deixa todo mundo que a vê pela primeira vez encantado.

pedra-azul-no-municipio-de-domingos-martins-espirito-santo
A beleza da obra das mãos de Deus e das maquinas.

A Pedra foi generosa e nos deu um presente e tanto para realizarmos lindos registros que nos surpreenderam.

Foram inúmeras fotos e muita emoção em ter aquela visão que reunia a obra feita pelas mãos de Deus e a outra idealizada pela sabedoria que Ele deu aos homens que é a maquina, o ônibus.

pedra-azul-turismo
Pedra Azul Turismo
coopertranserrana-em-pedra-azul-espirito-santo
Coopertranserrana

A empresa Pedra Azul Turismo e a Coopertraserrana foram as nossas modelos e nos renderam muitas fotos.

A PARTIDA

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e todos temos nossas vidas, portanto, chegou o fim do encontro.

Passamos rapidamente por Domingos Martins para todos conhecerem a cidade e sentir o clima friozinho da região e logo partimos para destinos diferentes.

Alguns, aqui mesmo do Estado e outros mais distantes, mas com o mesmo interesse em comum, amar aquilo que te faz feliz e completo.

Nesse sábado que passamos juntos com essas pessoas, compartilhamos o mesmo pensamento, eles são idealizadores de seus sonhos de infância, amam aquilo que lhes foi apresentado com orgulho e amor.

pedra-azul-em-domingos-martins-espirito-santo
Obrigado a todos que nos apresentaram esse mundo maravilhoso dos ônibus.

Fazer aquilo que se ama, te preenche e te faz feliz é o que importa, se te acham “diferentão” ou até mesmo louco, não importa, faça o que te completa e seja a diferença nesse mundo onde todos querem ser iguais e cheios de padrões.

Parabéns a todos os Busólogos e a você que corre atrás daquilo que ama e acredita, seja como todos nós, seja a diferença e prove, não para os outros, mas sim, para você mesmo que seus sonhos são possíveis e te fazem muito bem.

1° ENCONTRO DE BUSÓLOGOS NO ESPÍRITO SANTO

AGRADECIMENTOS

Agradecemos ao Busólogo idealizador do 1° ENCONTRO DE BUSÓLOGOS NO ESPÍRITO SANTO Jhonata Diego Cardoso Ribeiro Vieira que gentilmente nos convidou para conhecermos mais sobre essa paixão.

encontro-de-busologos-do-brasil-no-espirito-santo
Obrigado pelo Convite Jhonata

Também as empresas Pedra Azul Turismo, Coopertranserrana, SS Viagens e Turismo, Viação Águia Branca e aos Sorvetes Snob que nos presenteou com um festival de sorvetes deliciosos.

A todos vocês a nossa gratidão!