Viajante solitário da Colômbia. Juan Colombiandantes.

 

Juan, o viajante solitário da Colômbia.

 

historia-de-viajante-foto-proximo-churrasqueira

 

Viajante. Em vários lugares que passamos encontramos várias pessoas e uma delas que tivemos o prazer de conhecer foi o Juan; um Colombiano que saiu da Colômbia com destino final a Argentina.

A História

Ele nos contou que antes de chegar ao Rio passou por vários estados como a Amazônia atravessando a tão temida Transamazônica.

 

juan-viajante-solitario

 

 

Contou que para dormir nesse período que esteve atravessando a Amazônia teve que amarrar sua bicicleta que é o seu meio de transporte na base de antenas de telefonia e subir mais ou menos na altura de seis metros para não ser comido por onças.

Passando por várias cidades ele contou com a ajuda dos Bombeiros que sempre o deixaram dormir por uma noite pelos locais que ele não conseguia uma hospedagem voluntária.

 

 

juan-viajante-solitario-bike

 

Essa é uma das dificuldades que os viajantes solitários encontram enquanto viajam.

Juan relatou que em muitas casas que chegava para pedir informação algumas pessoas simplesmente achavam que ele era um andarilho ou que era um pedinte e viravam as costas para ele, mas também encontrou vários que lhe estenderam a mão e o acolheram.

Juan é cozinheiro e sempre pediu hospedagem em troca de trabalho.

Como surgiu a vontade de Viajar?

Em conversa comigo, Juan disse que está em sua alma à vontade de ser livre e viver o mais simples possível.

Na Colômbia ele trabalhava como motorista de ônibus e disse que não estava feliz com a vida de só trabalhar para pagar as contas e somente nas férias poder viajar.

 

bike-juan-3

 

Disse também que olhava os outros e lhes perguntava o porquê de estarem ali e muitos não sabiam qual o sentido certo de somente trabalhar e não aproveitar um pouco a vida.

Muitos de nós somos assim, trabalhamos para apenas consumir mais e mais, nos esquecemos de viver e aproveitar os momentos únicos que podemos ter.

Foi daí que nasceu o “Projeto “Colombiandantes”“. Juan fez um curso de culinária e se tornou cozinheiro, apenas aprimorou o gosto que já tinha pela culinária.

 

Juan e sua Equipe.

Juan e sua Equipe.

 

Hoje já se completam 10 meses na estrada cozinhando em troca de hospedagem.

Sua jornada começou no dia doze de Janeiro, data de seu aniversário.

Tivemos o prazer de provar da culinária de Juan, ele mesmo faz o pão de onde ele está trabalhando no Rio.

 

pao-caseiro-do-juan

 

Receita

Receita do Pão do Juan

2kg de farinha de trigo

2 colheres de (sopa) fermento para pão.

2 colheres de (sopa) de açúcar

2 colheres de (sobremesa) de sal.

1 copo de leite

1 copo de água (se necessário)

250 g de margarina

Preparo:

Junte todos os ingrediente (sendo que a farinha amontoada e faça um buraco ao meio) jogue os ingredientes ao meio e vá ajuntando tudo até formar uma massa bem firme (tem que se desgrudar da mão). Assim que bater bem a massa deixe descansar por 40 minutos.

Dica:

  • quanto mais você bater a massa mais ela ira crescer.

  • a água somente se você achar que a massa está muito seca.

 

A chegada ao Rio de Janeiro

Juan chegou ao Rio um pouco antes das olimpíadas e foi acolhido no Hostel El Misti que oferece moradia para cicloviajantes por cinco dias.

 

colombiandante-juan

 

O hostel adotou Juan como seu cozinheiro e todos os dias tínhamos o privilégio de degustar sua culinária.

Juan disse que o Rio o acolheu mais que os três meses que já estava ali estavam se esgotando e que sua alma já pedia para cair na estrada novamente.

 

 

O dia da partida

partida-de-juanSaímos do hostel antes de Juan, no dia 01 de novembro mais sabendo que em breve ele também partirá, sua saída está prevista para dia 08 de novembro e ele está ansioso para poder seguir sua viagem.

Desejamos a ele uma boa viagem e que Deus o acompanhe e o guarde pelas estradas, pois sabemos que a vida de viajante não é somente flores, também há seus contratempos.

Que você encontre anjos ao seu caminho querido amigo, que possam lhe acolher. Você como nós é Gente que Caminha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abraços e foi um prazer contar sua história e te conhecer.

 

 

Ghaidy e Marcio

 

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]