Rios Rochas Cachoeiras desbravando o Espírito Santo.

Rios Rochas Cachoeiras desbravando o Espírito Santo.

 

 

Viagem ao Espírito Santo – Parte 2

 

Região Norte do Espírito Santo

Conhecendo Santa Leopoldina e Mangaraí 

 

imagem-de-montanhas

 

Oie pessoal,

È tanta coisa pra ver e visitar pra mostrar pra vocês que essa viagem vai ter partes como aqueles filmes longos (kkk).. mas vamos lá.

Nossa aventura começa num domingo de sol escaldante e muita poeira. Já se faz 10 anos que estou longe do ES e muita coisa mudou.

Hoje quis reviver minha infância passando pelos lugares que costumava fazer meus fim de semana ou a semana cheia de coisas diferentes para conhecer.

 

Santa Leolpodina

Um dos lugares que costumava ir é Mangaraí e Santa Leopoldina, lugar quente e cheio de cachoeiras e rios fartos (isso quando eu era bemmmm menorzinha.. e olha que isso tem tempo heimm.. kkkk) – mas seguindo em frete –

Comecei a notar que a parte norte do estado ainda sofre com a falta de chuva, aqui é um estado muito seco e as chuvas fazem muita diferença para os rios da região.

 

imagens-de-montanhas

Foto- Caminha Gente

 

Magaraí

 

Andando uns 30 km, saindo de Cariacica, chegamos a Mangaraí, um distrito do município de Santa Leopoldina, cheio de cachoeiras e rios de águas fundas.

É um local habitado pelos índios da região os Botocudos, hoje já civilizados e que vivem em suas casas, com televisão, carro e famílias, fazem artesanato e chegam a trabalhar na lavoura da região.

E a comunidade Quilombola que também moram na mesma região.

 

imagem-de-estrada-e-arvores

Mangaraí- Es
foto Caminha Gente

 

imagem-de-placa-seja-bem-vindo

Foto Caminha Gente

 

 

imagem-de-placa-de-identificação-da-tribo

Foto: Caminha Gente

 

imagem-de-casa-dos-indios

Foto: Caminha Gente

 

Mangaraí

Subindo em Mangaraí vamos vendo a beleza da natureza se apresentando a nós em forma de rio e cachoeiras

Algumas infelizmente secas devido à falta de chuva na região norte do estado- mas não deixam de mostrar o seu poder desbravador na época de cheias.

 

 

imagem-de-rio-com-rochas

Foto: Caminha Gente

 

imagens-de-pedras-dos-rios

Foto: Caminha Gente

 

vagem-es-rio-mangarai5

 

 

imagem-de-rio

Fotos: Caminha Gente

 

 

Fiquei um pouco triste em ver a cena de um rio que um dia num dava pé e que eu sempre quando dava estava ali seco desse jeito, mas se Deus quiser a chuva vai vir e tudo vai melhorar.

 

ROTA IMPERIAL

 

Fui tentar entender a tal “Rota Imperial”, é uma rota feita por D. João VI com recursos da coroa.

Ela foi aberta para a busca de ouro, mais foi fechada para controlar o transito de mercadorias do Brasil.

No trajeto existem vários totens que contam um pouco da história de quem por ali passou.

A cada totem que eu lia ficava imaginando a dificuldade das pessoas ao passarem por ali, como sofriam os animais e a duração de dias na estrada.

Surpresas

É um trajeto muito alto, cheio de surpresas.

Existem rios em despenhadeiros, cachoeiras que estão secas mais que demonstram que quando a chuva chega à região são elas quem mandam.

 

rios-rochas-cachoeiras-rota-imperial-1

Fotos: Caminha Gente

 

imagem-de-montanhas-da-rota-imperial

Foto: Caminha Gente

 

imagem-de-mapa-de-trilha-imperial

Foto: Caminha Gente

 

 

imagem-de-trilha

Fotos: Caminha Gente

 

 

Belezas que enchem os olhos

 

Em algumas filmagens eu já disse que tenho PÂNICO de macacos, pra quem ainda não sabia agora sabe.. kkkkk..e nessa minha caminhada pela Rota Imperial fui surpreendida.

Não só por um macaco, mais uns dez macacos Saguis que estavam procurando comida em cima da placa onde fui tirar uma foto – Imagina o pânico da pessoa aqui né..kkk.

Mais a frente fomos surpreendidos por um Cemitério à beira da estrada .

 

imagem-de-cemiterio-na-rota-imperial

Foto: Caminha Gente

 

imagem-de-cemiterio

Foto: Caminha Gente

 

Fantasma

Fiquei pensando de como seria passar a noite aqui e quantas historias de fantasmas não deve ter esse lugar, toda a cidade de interior tem uma historinha de fantasma pra contar.

Achei interessante de como eles preservam suas raízes, mesmo depois da morte seus familiares desejam preservar seus entes queridos por perto.

O cultivo de café ainda é forte no norte do estado, andando pelas estradinhas observamos muitos pés de café na maioria dos morros. Em algumas casas o café é levado a secar nos próprios quintais.

 

imagem-de-entrada-de-pousada

Foto: Caminha Gente

Subida

Na subida pela serra encontrei muitas flores e paisagens deslumbrantes, muitas pequenas pousadinhas com área de camping e chalés que nos encantam pela beleza das Rodas D’água que é um vestígio da cultura rural Alemã que estão firmes e fortes gerando energia e usadas para a produção de farinha e fubá.

Um dos petiscos que mais gosto de comer desde pequena quando ia a Santa Leopoldina são uns biscoitos enormes feitos de claras de ovos, seus formatos lembram biscoitos de polvilho mais o gosto é bem diferente, não me lembrei de tirar foto para mostrar, mais prometo que assim que eu voltar eu compro e mostro.

 

rios-rochas-cachoeiras-rodagua-1 rios-rochas-cachoeiras-rota-cafe

imagem-de-flores-e-moinho-dentro-da-agua

Foto: Caminha Gente

 

 

imagem-de-flores-na-pousada

A Natureza convida
Foto: Caminha Gente

 

Obrigado por acompanhar agente nesta aventura e esperamos ter mostrado imagens que possam de alguma forma emocionar quem vê e te leve a uma viagem em seus pensamentos, até a próxima.

 

Author: Caminha Gente

Meu nome é Ghaidy, tenho 37 anos e um desejo de conhecer horizontes que jamais imaginei vivenciar. Movida a esse desejo eu e meu esposo Marcio, 43 anos, resolvemos mudar nossas vidas radicalmente e percorrer cidades e conhecer pessoas e com elas aprender coisas novas, vivenciar trocas de experiencias vividas e descobrir um lado do ser humano que por muitos não mais acreditam que exista, o amor ao próximo. Queremos passar para todos que nos seguirem nossas experiencias através de nossos blogs hotelehoteisbaratos.com.br e diário de bordo caminhagente.com.br tudo que sera vivido. Esperamos que junto conosco vocês possam sentir e também caminhar por lugares que pretendemos conhecer. Portanto, Bem vindos e caminhe com a gente .

Share This Post On

Agradecemos a presença volte sempre.

Top
%d blogueiros gostam disto: