Niterói, as maravilhas do outro lado da ponte.

niteroi-museu-mac

Niterói, por que não visita-la?

Quem disse que só existem maravilhas do outro lado da ponte??

Como já disse em episódios anteriores, nosso projeto veio a existir pra você conhecer lugares diferentes dos roteiros habituais turísticos.

Niterói é uma cidade que deve ser visitada.

Quer vários motivos pra vir conhecer Niterói?

Então se prepara.

Praias

niteroi-vista-de-grande-pedra

Realmente as praias do Rio são maravilhosas, mas as praias de Niterói também tem seus encantos e belezas.

Praia de Itacoatiara

Gente, desde que saímos de São Paulo rumo ao litoral norte eu tenho visto praias.

Mas a de Itacoatiara é muito linda.

Com suas areias branquinhas e fofas ela te encanta só de ver as lagoas que ela forma à beira das ondas.

Que vem e vão deixando lagoas formadas, uma atração à parte pra quem tem crianças.

niteroi-praia-de-itacoatiara

Sem dizer da visão maravilhosa do famoso Costão que faz com que a praia fique ainda mais bela.

Do lado direito da praia você avista uma pedra enorme, onde você pode subir e contemplar o mar aberto.

Enquanto estávamos em cima da grande pedra podemos avistar duas tartarugas que estavam em busca de comida.

Chegando mais próximo você nota várias casas luxuosas construídas nas encostas.

Algumas são tão grandes que cheguei a pensar ser um hotel ou pousada.

niteroi-costa-de-rochas

Praia de Piratininga

Uma praia quase deserta e que te envolve com suas piscinas naturais formadas na areia da praia por suas ondas.

Água morna e cristalina, suas areias brancas e uma vista maravilhosa para o Oceano Atlântico.

niteroi-vista-do-horizonte-da-praia

Eu ficaria horas e horas sentada ali contemplando todo àquele visual.

Tem horas que devemos dar um breque e descansarmos de tudo.

Esse é o local perfeito para se fazer isso.

Se não estou enganada com minhas lembranças essa foi à primeira vez que fui a uma praia que tinha lagoa junto ao mar bem próximo.

niteroi-aguas-de-piscina-natural

A separação do mar e a lagoa que se forma é maravilhosa, parece uma mágica.

Essas são as duas praias que mais recomendo pra você visitar e aproveitar sem se preocupar com nada.

Fomos a mais duas praias, devido à maré está cheia havia muita sujeira da Bahia de Guanabara e por estar próximo ao porto.

Mas existem outras praias que você deve conhecer que também valem muito a pena e que foram muito recomendadas.

niteroi-vista-de-praia-ao-horizonte

Devido ao nosso tempo ser escasso e ter vários outros locais pra se visitar não fomos. Mas deixo aqui os nomes: Camboinhas e Sossego.

Complexo dos Fortes – história pura

Desde que chegamos à casa que fomos convidados a ficar por uma semana, ouvimos falar das Praias Oceânicas e do Complexo dos Fortes.

niteroi-canhao-virado-para-alto-mar

Fiquei muito curiosa em visitar pelo menos dois ou todos, mas a chuva que caiu em Niterói não nos possibilitou irmos ao fim de semana.

Os fortes e museus abrem apenas de terça em diante, geralmente na segunda-feira eles permanecem fechados para manutenção do fim de semana.

Mais fomos assim mesmo e não me arrependi.

Fortaleza de Santa Cruz da Barra

O forte fica bem afastado da cidade e pra se chegar nele você anda um pouquinho mas existe transporte publico que te leva bem próximo.

niteroi-forte-santa-cruz

A visitação é de terça a domingo das 10hs00 às 17hs00 e de trinta em trinta minutos sobem turmas separadas para as visitações.

A estrada que te leva até o forte é bem estreita e por isso o controle por sinal de transito, não estranhe como eu estranhei se o sinal estiver vermelho.

Primeiro eles veem se esta vindo algum veículo para liberação devido à rua ser bem estreita e só passar um carro de cada vez.

niteroi-f-rua-do-forte

Quando chegamos ao pátio do forte à vista era maravilhosa, via-se a pedra do Pão de Açúcar, o aeroporto Santos Dumont com seus aviões decolando bem rente ao Pão de Açúcar.

Observar os navios esperando autorização para entrar no porto os fazem parecer barquinhos de brinquedo.

niteroi-forte-vista

Por ser segunda-feira as visitações com guias estavam fechadas mais se paga 10 reais para se visitar todo o acervo histórico do lugar.

Lá no pátio você conta com restaurante e lojinha de lembrancinhas.

Existem outros fortes na mesma região, mas devido o dia da semana eles também se encontravam fechados.

niteroi-barco-em-alto-mar

O que mais me chamou à atenção nesse dia foi o Forte de Santa Cruz da Barra, mas vou deixar o nome dos outros fortes no fim do artigo pra vocês ficarem por dentro e visita-los também.

MAC – Museu de Arte Contemporânea

Como disse anteriormente na segunda-feira não é dia pra você visitar lugares como museu, por isso não tive o privilégio de entrar no MAC, mas não faltará outra oportunidade.

niteroi-museu-mac

Entrar no pátio e chegar bem pertinho desse lugar lindo e ver uma obra do nosso querido arquiteto Niemeyer já vale demais.

Uma obra futurista e que se tornou um marco da arquitetura moderna mundial e é considerado uma das sete maravilhas do Mundo em museus pela mídia especializada;

Só quem vai a esse lugar e contempla essa maravilha sabe do que se trata.

O museu te faz lembrar de uma flor, ou uma nave espacial, flutuando sobre pedra que avança para o mar.

niteroi-museo-mac

O espelho dágua o seu redor faz com que ele ganhe ainda mais leveza e te faz ficar com uma pulga atrás da orelha

– como uma obra tão grande pode ficar sustentada dessa maneira? – coisas de Niemeyer.

Pouco tempo, mais valeu muito a pena !

Ficamos uma semana em cada local por onde passamos e infelizmente em Niterói a chuva nos atrapalhou um pouco, mais Deus sabe o que faz.

niteroi

Compartilhamos momentos ótimos e fizemos uma amiga maravilhosa que com seu jeito único e alegre nos recebeu de braços abertos como se fossemos amigos há anos.

Nossa estadia

Rosângela e minha querida Tais – que ainda não a conheço pessoalmente, mais pretendo conhecê-la – nosso muito obrigado pela estadia e por fazer parte das nossas vidas.

A Tais como nós viaja o mundo e compartilha suas experiências no Blog dela que se chama Share a trip

• quem puder prestigiar a gente fica muito feliz, e você acha no Instagram dela fotos incríveis dos lugares por onde ela e o namorado passam,

Tem cada lugar maravilhoso, vale a pena visitar – ela nos ofereceu o quarto dela na casa da mãe dela

– não é louco..kkk – a Rosângela que adora receber pessoas nos recebeu com todo o carinho.

Fizemos umas amizades extras com os gatinhos dela e da Taís que nos fizeram companhia nos dias de chuva.

niteroi-gato-deitado

Essa daí toda esparramada no meu colo é a Petit um doce de gatinha, tinha mais dois o Furão e o Lucino todos muito amorosos e simpáticos.

A vocês mais uma vez o nosso obrigado e que Deus dê em dobro tudo que fizeram por nós.

Informações sobre o complexo dos fortes:

Fortaleza de Santa Cruz da Barra – Estrada Gaspar Dutra, SN – Jurujuba. Tel : 2170-7840

Forte da Boa Viagem – Ruínas – Praia da Boa Viagem, Sn – Boa Viagem –

Forte São Luiz – Ruínas – Av. Marechal Pessoa Leal, 265 – Jurujuba – Tel: 2710-7840

OBS: o complexo é formado por vários outros fortes, devido alguns estarem fechados você deve se informar na secretaria de cultura para saber os que estão abertos a visitação. Esses são os que sabemos que estão abertos.

[contact-form][contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Site’ type=’url’/][contact-field label=’Comentário’ type=’textarea’ required=’1’/][/contact-form]