Itanhaém, cenário de beleza de Mulheres de Areia.

 

 

imagem-do-por-do-sol

 

 

Itanhaém

 

Alem de muita beleza que encantou o mundo através da novela “Mulheres de Areia” nos anos de 1970 na TV Tupi, décadas depois e o município continua atraindo visitantes por suas belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego.

Itanhaém é a segunda cidade mais antiga do país, repleta de história e revelando segredos em suas igrejas e construções mais que antigas centenárias.

Itanhaém é uma cidade bem diversificada quando se fala sobre turismo, a cidade oferece uma variação para vários gostos e estilos como turismo religioso, ecológico, fluvial, náutico e histórico.

 

 

Praias de Itanhaém

 

 

imagem-de-praia

 

 

Praia do Cibratel

Um balneário bastante procurado por turistas e frequentadores de Itanhaém em alta temporada, por ter uma boa infraestrutura de hotéis, restaurantes e bares.

Também é conhecida por Praia da Enseada.

Você também encontra o Poçinho de Anchieta, uma piscina natural aos pés do Morro do Paranambuco, localizado na ponta norte da Praia Cibratel.

Praia de águas claras, limpas e de água tranquilas ideal para crianças e idosos.

 

Morro do Paranambuco

Quer ter uma vista privilegiada de Itanhaém? Visite o Paranambuco, você só tem a ganhar.

Do alto do morro é possível ter uma das melhores vistas de Itanhaém com direito a orla das Praias do Sonho e do Cibratel, além das ilhas da Queimada Grande e Queimada Pequena.

Para ter acesso ao morro é só chegar à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes que a entrada é próxima.

Praia do Sonho

Conhecida como uma praia de badalação a Praia do Sonho é repleta de turistas que procuram diversão e muita gente descontraída,

São mais de 800 metros de extensão para os que gostam da vida noturna que a praia do Sonho tem pra oferecer, bares, restaurantes e quiosques transformam sua noite em muita descontração.

Localizada entre os morros Piraguyra e Pranambuco.

Quando a visibilidade permite, é possível ver as ilhas Queimadas Grandes e Queimada Pequena em alto mar, é uma visão deslumbrante e que vai ficar registrado em suas lembranças.

 

Praia dos Pescadores

 

Essa praia é a mais famosa por ter ficado conhecida na década de 70 por ser cenário da primeira edição da novela Mulheres de Areia da TV Tupi. Apesar de atrair inúmeros visitantes o local mantém sua tradição como reduto de pescadores.

Na praia existe o monumento mulheres de areia, escultura de Serafim Gonzalez sobre as pedras, uma preservação da memória da novela e um agradecimento ao povo que os recebeu ali.

A praia tem cerca de 600 metros de extensão, ideal para lazer, pesca e surfe.

É através da Praia dos Pescadores o acesso a Ilha das Cabras, durante a maré baixa.

 

 

Igrejas 

 

Por ser uma cidade com grande poder histórico ela também disponibiliza um acervo religioso contado através de suas igrejas e convento.

 

imagem-de-rochas

Fonte: Viagem uol

 

 

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Um local de orações de agradecimentos e peregrinação a Gruta Nossa Senhora de Lourdes reúne muitos devotos e peregrinos que ali passam e deixam suas preces de agradecimento ou uma vela, aos pés da imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

A gruta fica localizada atrás do morro do Pranambuco próximo a passarela que leva à cama de Anchieta.

Na gruta você também ira encontrar a imagem da Freira Bernadete de Soubirous, nascida em Lourdes, na França e canonizada em 1933.

Cama de Anchieta

Uma formação rochosa que atraí a curiosidade de muitas pessoas que visitam a Baixada Santista, com 220 metros de comprimento sobre o costão do Morro do Pranambuco.

Poucos metros acima do nível do mar desperta a lenda de que foi frequentado pelo santo Anchieta em momentos de descanso, meditação e oração no século XVI.

Convento Nossa Senhora da Conceição

Construído a partir de 1532, no Aldo do Morro do Itaguaçu, no centro da cidade sobre a ermida dedicada á Santa padroeira de Itanhaém, o convento é considerado uma das obras religiosas mais antigas de todo o país.

Conta à história que o local foi frequentado por importantes Jesuítas como José de Anchieta e Manoel da Nóbrega no século XVI.

 

Conhecer a beleza e a história de uma cidade é abrir horizontes para o conhecimento e janelas para uma visão mais ampla do país em que vivemos.

A história é de todos nós e cabe a nós poder passa-la à frente para as futuras gerações.

 

 

Informações Adicionais:

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Cama de Anchieta

Rua Bahia, S/Nº

www.itanhaem.sp.gov

 

Convento Nossa Senhora da Conceição

Morro Itaguaçu, s/nº – Centro.

Tel.: (13) 3427 7891

Horários para visitação: Terça a Domingo, das 09hs às 14hs e das 14hs às 17hs.